terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O fim do mundo e a volta de Jesus.

Segundo a mensagem bíblica podemos aguardar o fim desse sistema de mundo que ora presenciamos, a bíblia também nos descreve que esse fim será revelado na volta de Jesus, isso de uma forma literal e tangível. Apesar do mundo contemporâneo não dar crédito, temos além da visão espiritual revelada pela bíblia, podemos observar os acontecimentos que quer acreditem quer não, culminará com o fim do mundo. Quando digo fim do mundo não me refiro ao extermínio do planeta terra, mas sim do atual sistema.

Pergunto então: a volta de Jesus trará o fim do mundo, ou o fim do mundo, trará a volta de Jesus? Ap. 11. 18 Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.”

Podemos dizer que ambas as situações, mas por outro lado é necessário salientar que tudo tem o seu tempo determinado, o próprio verso acima nos diz sobre isso, assim sendo tanto a desorganização em todas as suas esferas, tanto a volta de Jesus, já é um acontecimento programado. Dentro da esfera física e aparente, temos a convicção de que o homem e ele só é o responsável pelo meio em que vive, e por isso cabe a ele somente, preservar, repartir e se unir de boa vontade, a fm de vivermos um paraíso aqui e agora.

A pergunta que não quer calar é: por quê tal acontecimento não ocorre? Gn. 3. 17 “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.” Acredito piamente que este é o real motivo pelo qual todas as pretensões de paz de igualdade de fraternidade e por fim de unidade não são alcançados, por causa da transgressão do homem a terra foi amaldiçoada.

Ao perder a sintonia com Deus naturalmente todos nós perdemos, Rm. 5. 12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” É uma conclusão lógica, quer queiram quer não; todos os seres humanos morrem? Sim, todos. então não podemos negar o fato que todos também pecam.

E é aí que se encontra o grande problema, desde a queda, o homem têm contribuído não só para a para a destruição da terra, mas como também para perpetuar a inimizade entre a espécie, Gn. 4. 8 Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.” Baseado nos relatos bíblicos podemos entender e afirmar que desde a queda de Adão deflagrou-se o início do fim do mundo.

E com aquele ato de desobediência, passamos a herdar os mesmo atributos que lhes pertenciam o egoísmo, o homicídio e o suicídio. E se não fosse a misericórdia de Deus em Cristo que têm por objetivo nos regenerar, certamente todos nós pereceríamos. 1ª Pe. 1. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”

Nos dias do profeta Isaías ele fez uma declaração para a nação de Israel que podemos muito bem fazer um paralelo para os nossos dias Is. 24. 6 Por isso, a maldição consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados; por isso, serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão.” Naturalmente o verso está dentro do contexto judaico, no entanto ele pode ser compreensivelmente adaptado para os nossos dias; que existe uma maldição que se abate sobre a terra não se pode negar.

A transgressão e usurpação a ganância, requererá uma paga, e assim a terra é invariavelmente destruída. Como têm se acelerado o processo de destruição do planeta contribuindo para o fim do mundo? Os aspectos físicos podem ser facilmente visualizados, por exemplo: A industrialização teve como objetivo, trazer conforto e desenvolvimento para o ser humano e são dois aspectos que nós não podemos negar, realmente foi uma evolução tremenda essencialmente necessária e indispensável, porém, tudo o que for feito neste mundo terá seus efeitos colaterais.

O egoísmo é um dos atributos do ser humano. Os meios utilizados para sobrepujar o semelhante são sem limites, nem que para isso tenham que sacrificar até mesmo a natureza, ou o seu próprio habitat, tudo isso com uma proposta de trazer benefícios e comodidade. Na verdade o objetivo principal é explorar o máximo dos recursos, produzindo tecnologias, as quais se julgam necessárias e indispensáveis para a sobrevivência, no entanto, o objetivo principal é ocultado, construir verdadeiros impérios.

O que as grandes indústrias com seus grandes chaminés têm feito para o nosso planeta? Antes, a promessa era de solução, hoje têm se tornado maldição. Ec. 7. 29.Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.Este verso por si só diz uma grande realidade. Passarei a descrever resumidamente, o que está registrado na revista veja edição 1765 Nº 33. E revista carta capital ano 10 Nº 280: as citações estarão entre parênteses.

(A mistura de partículas de carbono sulfatos e cinzas orgânicas é resultado de emissões de gases de fábricas, usinas termoelétricas e escapamentos de automóveis, isso têm produzido na Ásia uma nuvem de poluentes do tamanho de três Brasis. Em todo mundo três milhões de mortes são causados anualmente pela poluição do ar. Noventa milhões de hectares de florestas, área equivalente ao estado do Mato Grosso foram destruídas nos anos 90.

Em todo mundo a cada trinta segundos são expelidos no ar 5548 toneladas de lixo industrial no meio ambiente, há cinquenta anos eram produzidos cinco milhões de toneladas de plástico por ano, atualmente são produzidos oitenta milhões de toneladas por ano, material que dificilmente se decompõe na natureza. Segundo um estudo da ONU, o aquecimento global será o gatilho que irá disparar as catástrofes que acometerão o mundo até 2020.

Segundo os pesquisadores, à mudança climática trará extinção de várias espécies de aves e peixes, a escassez de água causará a falta de alimento e consequentemente trará uma grande instabilidade econômica. Por outro lado o aumento da temperatura aumentará as chuvas torrenciais e na tentativa de se protegerem e obterem recursos, dará início a proliferação e utilização de armas nucleares.)

E toda esta ação desordenada e predatória do homem, causará um efeito colateral, ou seja, a conhecida lei do retorno, e este acontecimento é descrito pelo apóstolo Paulo em Gl. 6. 7 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear isso também ceifará.” Muitos acreditam que estes problemas serão passageiros só que isso não é uma realidade, pois a tendência desses problemas é se agravar, não estou sendo pessimista e nem criando terror para as pessoas, estou sendo realista.

Se observarmos bem veremos que o homem têm destruído o seu habitat, estamos num processo de destruição do meio ambiente que culminará com a destruição de todas as coisas, então Jesus voltará, não para destruir, mais sim para salvar da destruição todos os seus. Lc. 21. 28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.”

De uma forma humana os acontecimentos que nos rodeiam são causados pelo homem, assim sendo podemos dizer que o fim do mundo causará a volta de Jesus, no entanto se levarmos em consideração a narrativa espiritual encontrada na bíblia, veremos que o fim do mundo ou a volta de Jesus faz parte do plano de Deus, deste ponto de vista a volta de Jesus causará o fim do mundo.