domingo, 15 de agosto de 2010

O "título" Deus.


 

      No que diz respeito a religiosidade, vivemos em um país “cristão ortodoxo” Respaldado pelos pais da igreja, e nesta cultura religiosa aprendemos desde pequenos, uma só coisa acerca da pessoa de Deus. Ou seja, Deus é trinitário. Todos os ramos da cristandade quase sem exceção ensinam assim, então torna-se realmente difícil entender de outra forma. O que a bíblia nos ensina sobre isso. Jo. 17. 3 a palavra grega único deste verso é monos e quer dizer: sozinho (sem companhia), desamparado, destituído de ajuda, único, somente.
          
1ª Co. 8. 6 já a palavra grega (um) deste verso é heis e quer dizer:  numeral (1) um. Que é a mesma palavra usada para Ef. 4. 6. A bíblia nos diz nestes e em outros versos que Deus é um só, um de unidade não de tri-unidade, sendo assim, resta uma pergunta: porque a resistência quanto ao claro ensinamento bíblico? Isso acontece pelo fato de haver textos bíblicos que dizem que Jesus e outros seres também são deus, como conciliar o fato incontestável apresentado na bíblia que só o Pai é o único Deus verdadeiro? Existe alguma contradição na bíblia?

Não, não existe. O que existe na realidade são más interpretações da mesma, existe uma aceitação e acomodação muito grande por aquilo que foi e é ensinado no cristianismo. Muitos por conveniência não querem ver, outros por acomodação e outras dificuldades não podem ver o que o texto bíblico quer realmente dizer. Vale lembrar ainda que os escritores da bíblia nunca tiveram a intenção em dizer ou fazer alguém crer que Jesus Cristo é Deus, além de Deus o pai, pelo contrário, eles sempre ensinaram que Jesus é o filho de Deus, eis alguns textos dentre muitos que nos confirmam isso. Mt. 16.16, At. 8. 37.

No entanto, há algumas poucas referências onde Jesus é chamado de “Deus”. Vamos citar algumas destas referências aqui, e são elas: Is. 9. 6, Hb. 1. 8. João 1. 1, Rm. 9. 5 esses textos são utilizados para tentar provar a trindade assim como João 1.1 e Romanos 9. 5; Em ambos os casos não deve de se interpretar assim, pois, João 1.1 não é uma referencia de uma outra pessoa com Deus, caso fosse assim o monoteísmo bíblico deixaria de existir; na verdade o texto retrata a materialização dos intentos de Deus. Já romanos 9.5, a tradução que temos em mãos é tendenciosa, existem outras traduções divergentes, que dizem assim: “Cristo segundo a carne, louvado para sempre seja Deus, que está sobre todas as coisas”. 

E quanto a Isaías 9. 6 e hebreus 1. 8 não existem qualquer contradição bíblica a este respeito, devemos entender qual é ou quais são os significados da palavra “Deus”. Para facilitar nossa compreensão a respeito dessa palavra. Vamos mostrar os possíveis significados da palavra “Homem”, para posteriormente analisar o significado da palavra “Deus”. O que significa a palavra “homem”? Uns poderão definir “homem” como um adulto do sexo masculino. Esta definição está correta quando consideramos uma interpretação restrita chamada de (stricto sensu). Qual o significado destas palavras? É uma locução latina que significa literalmente sentido estreito, isto é a palavra entendida no seu sentido mais limitado, estreito. 

No entanto, é possível interpretar o termo “homem” de forma ampla, abrangente chamada de (lato sensu). Que quer dizer amplo, dilatado, Quando dizemos que o homem tem destruído a natureza, estamos nos referindo ao gênero humano, à raça humana - homens e mulheres. Portanto, é possível usar a palavra “homem” num sentido restrito (significando adulto do sexo masculino) ou no sentido amplo (significando ser humano). Tendo isso em mente, tente responder à seguinte pergunta: Eva foi homem? A resposta depende da abrangência que estou considerando para o termo “homem”. Se considerar o termo “homem” no sentido restrito, então a resposta é não! Eva não foi homem, mas mulher.

No entanto, se o sentido amplo da palavra homem for adotado, então Eva pode ser considerada um homem, uma pessoa de natureza humana, como citado em Gn. 5. 1-2. É claro que a palavra homem, neste verso, tem o significado amplo, abrangente - significa ser humano. No sentido restrito, apenas Adão era homem. Mas em alguns momentos, quando a palavra homem aparece com o sentido amplo, é possível enquadrar Eva como homem. Da mesma forma, a palavra “Deus” pode assumir um significado restrito ou amplo. No sentido restrito, é correto dizer que apenas o Pai é Deus - assim como dissemos que só Adão é homem.

Vejamos estes versos: Sl. 82. 6, a palavra hebraica para este verso é elohiym e significa: (governantes, juízes, seres divinos, anjos, deuses, deusa, divino, obras ou possessões especiais de Deus, e verdadeiro Deus). Só que neste verso quem estava sendo chamado de deus era os líderes judaicos, então o título Deus não se refere somente a pessoa de Deus o pai. Outros versos, Ex. 4.16, Jz.6.10,  Is.36.18. todos estes versos tem o mesmo significado, Eloim ou Theos tanto para o Deus verdadeiro quanto para os falsos, e para a palavra deus no sentido amplo, isso significa que não só por serem deuses eles são o verdadeiro Deus, receberam esse título por estarem acima dos demais homens.

Por exemplo: os deuses das nações não são nada, mas os povos lhe atribuem alguma autoridade e reverencia , Moisés foi deus pelo fato do próprio Deus lhe dar autoridade sobre os israelitas e até mesmo sobre os egípcios. At. 12. 21-22, o mesmo ocorreu com o rei Herodes, como ele era rei o povo lhe atribuiu status de deus. A palavra ou o título deus no sentido amplo é utilizado então para pessoas e seres que tem, ou ostenta um poder maior que os outros, por isso em alguns casos Jesus foi chamado de deus.

Vale lembrar também que todas as palavra Deus encontradas na bíblia eram todas maiúscula, a diferenciação passou a existir a partir do XII século, dC. Mt. 28.18, Fl. 2.9, o fato da bíblia dizer que Jesus venceu na sua carne o pecado, lhe garantiu um status que a nenhuma outra criatura foi dada, no sentido amplo ou abrangente Jesus é Deus, mas como vimos no sentido restrito ou limitado somente o pai é Deus. 

Jo. 20. 17. Ap.3. 12, Outro fato que nós devemos atentar e compreender, é que a palavra Deus não é nome de alguém, Deus é um título, assim como anjo e homens também são títulos, neste caso Deus é um título para designar alguém superior a outro, e quando a bíblia diz Deus Pai não encontramos ninguém superior a ele, ou seja, não existe o Deus de Deus pai. Ao contrário, a bíblia diz que há muitos deuses e muitos senhores, 1ª Co. 8. 5, diz também que só há um Deus dos deuses, Sl. 136. 2, o fato de ser o Deus dos Deuses naturalmente o põe acima de todos os demais.

Como disse, não existe um verso bíblico que mencione o Deus de Deus o pai, mas a bíblia diz claramente que existe o Deus de Jesus Cristo. Em meio a vários atributos referente a pessoa de Deus o pai existe um que o diferencia de todos os demais, 1ª Tm. 1.17, 6.16, todos os outros personagens humanos que foram e são chamados de “deuses” ou morreram, ou irão morrer, só Jesus foi ressuscitado. Ao contrário Deus o pai não morreu e nem irá morrer.

domingo, 1 de agosto de 2010

O Pecado.

Infelizmente, nós seres humanos somos tendentes ao pecado. O ato de pecar é só uma conseqüência do que somos. Até mesmo o casal no éden já tinha pré-disposição para o pecado, Gn. 3.6, Rm. 7.7, percebemos que a cobiça é pecado, como vimos, Eva mesmo antes de externar as suas ações cobiçou o fruto da ciência do bem e do mal. O objetivo não é classificar os pecados bárbaros e premeditados, mais sim aqueles que muitas das vezes achamos que não são pecados. Como classificar o que é pecado? Jo. 8.34, a palavra grega neste verso é hamartia e significa: (errar o alvo, errar, estar errado, errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra. Fazer ou andar no erro, desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, aquilo que é errado, uma ofença, violação da lei divina em pensamento ou em ação, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou por várias). Concordando com isso o apostolo João nos diz o mesmo na sua carta. 1ª Jo. 3.4. Analisando estas palavras percebemos que todos nós sem distinção somos escravos do pecado, pois ele Jesus disse: (todo o que comete pecado é escravo do pecado). Ec. 7.20, muitas das vezes quando fazemos uma auto avaliação sobre nossa condição espiritual e julgamos que não estamos tão mal na nossa caminhada, esquecemos que não é o praticar o mal que é pecado, mais sim ter nascido pecador, o praticar o mal é simplesmente uma extensão daquilo que somos. E muitos que não tem conhecimento da bíblia externam de várias formas as suas mas ações, em muitos casos chegam ao extremo da mesma. Aqueles que “conhecem” a bíblia muitas das vezes não matam, não roubam efim, não vão ao extremo do ato do pecado e com isso seguem uma vida “tranquila” perante os homens; algo que devemos sempre intentar em fazer. Porém, a vida espiritual exige mais do que isso. Tg. 4.4, 1ª Jo. 2.15-16, - o amor ao mundo. Quando a bíblia nos aconselha a não amarmos o mundo, ela está dizendo para não seguirmos os padrões, as tendências, as modas, enfim o sistema que rege e que tem agradado a humanidade. Rm.12.1-2, a palavra grega para conformar é suschematizo e significa: (conformar-se com a mente e caráter de alguém, ao padrão de outro, moldar-se, está de acordo). Será que estamos procurando agradar a Deus, ou estamos nos conformando com esse sistema? A bíblia descreve ou nos mostra o aferidor para sabermos discernir se estamos nos conformando com o mundo ou agradando a Deus. Dt. 6.5, Mc.12.30, ou amo a Deus, a Cristo, Jo. 21.15, ou amo o mundo, 1ª Jo. 2.15-16. Amar neste caso é o mesmo que está sujeito, não existe meio termo. Sei que é problematico a questão, pois somos condicionados a seguir o sistema, o próprio Paulo nos fala sobre isso em Rm. 7.19-20, precisamos então definir o que é estar preso pelo pecado. Sabemos que tudo contribue humanamente falando para a prática do pecado,(1) nascemos com essa inclinação,(2) o sistema mundano foi estabelecido por pecadores. Muitos acreditam que pecar é cometer delito grave, mas não é só isso, como vimos nos texto de 1ª João 2.15, é algo além disso, reparem o que ele diz: {Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele}. Este é um texto que nós devemos meditar, muitas das vezes pensamos que determinado ato que fazemos incorporamos ou seguimos é normal e dentro da ótica humana talvez seja mesmo, porém, a bíblia nos diz que as obras da carne não agradam a Deus. Rm.6.16, 8.5-8 como vimos nestes versos, o fato de estar em conformidade com o mundo é o mesmo que ter a reprovação de Deus, é ser escravo do pecado que leva a morte,não a morte física a qual todos estamos sugeitos, mais sim o fim da existência para tal indivíduo. Como vivem as pessoas que não conhecem e em muitos casos resistem conhecer a Deus? Qual será os seus destinos? 1ª Co.6.9-10, Gl.5.21, qual é o conselho que o apostolo nos dá? Cl.3.5-6, na verdade o que a bíblia nos propõe é um novo modelo de vida, algo realmente novo não em existência, mais sim em prática em nossas vidas, a bíblia chama esse estágio, de morte para o pecado. Rm.6.1-3. Para nós que cremos e queremos, resta uma pergunta, o que fazer para conquistar ou atingir este objetivo? Jesus nos responde, Jo. 8.34-36, Rm.8.10, na linguagem bíblica o está em Cristo tem o mesmo significado que Cristo está em nós, ou seja, significa que reconheci que sou incapaz perante Deus em agrada-lo, e por isso preciso ter o mesmo espirito que regia a conduta de Jesus em minha vida. Isso significa de alguma forma que posso viver ao meu bel prazer? De modo nenhum! Pois está em cristo é viver como ele viveu, Jesus de nenhuma forma tinha prazer no mundo e no pecado, pelo contrário a lei de Deus estava no seu coração, sobre isso existe uma profecia sobre o Messias que está registrada no Sl. 40.7-8. Lc.4.16-18, Jesus vivia sob o espírito de Deus o qual lhe guiava, naturalmente o espírito de Deus conduzi-a-o de forma a vencer a tentação e o pecado. E se o mesmo espírito estiver sobre nós então também seremos resistentes ao pecado. Rm. 8.11, este novo modelo o qual os apostolos esperimentaram é algo completamente contrário a nossa natureza, mas de vital importância para a nossa salvação. Hb.12.14, para o mundo o que temos tratado neste compêndio é algo absurdo e podem pensar que sofro de anedonia, o que não é uma realidade, procuro me orientar segundo os ditames da bíblia, e ter prazer naquilo que é saudável. O resto não me preocupo. O que temos que nos preocupar é que vivemos em uma época onde o padrão e o modelo mundano tende a nos prender de todas as formas, isso é feito com o objetivo de nos enlaçar no pecado, e isso para o cristão não é saudável. Pelo contrário, a bíblia nos orienta a despreendermos do pecado que de perto nos rodeia. Hb.12.1. E lembrem-se, por estarmos com a mente cauterizada devido ao contexto em que vivemos o pecado nem sempre se apresenta como pecado, ou algo maligno, somente a bíblia para nos revelar a realidade que nos rodeia.