domingo, 12 de junho de 2011

Quem é o satã do livro de Jó?

A autoria do livro de Jó é incerta. Alguns eruditos atribuem o livro a Moisés. Outros atribuem a um dos antigos sábios, cujos escritos podem ser encontrados em Provérbios ou Eclesiastes. Talvez o próprio Salomão tenha sido seu autor. O livro de Jó tem sido chamado de “poema dramático de uma história épica” (J. Sidlow Baxter).

Os procedimentos, os costumes e o estilo de vida geral do livro são do período patriarcal (cerca de 2000 a 1800 a. C). A própria escritura atesta que Jó foi uma pessoa real. Ele é citado em Ezequiel 14:14 e Tiago 5:11. [1]

A localização exata de Uz não pode ser claramente verificada, nem é tanto crucial para a compreensão do livro. Jó 1:3 declara que Ele foi o maior de todos os do oriente. Para os israelitas, tudo o que havia do outro lado do Jordão era “oriente”, portanto incorporando uma grande extensão de terra.

Genesis 10:23 associa Uz com Arã, pai dos sírios e Genesis 22:21 com Naor, irmão de Abraão, que acabou por se instalar m torno de Harã, ao norte da mesopotâmia (Gn 24:10 com Gn 27:43). Sem (filho de Noé) teve 5 filhos, que deram origem a 5 grandes raças e a numerosas tribos. Arã, um dos filhos de Sem povoou a Síria e teve 4 filhos. [2]

Uz, um dos filhos de Arã morou no meio da Arábia setentrional e Jó foi um de seus descendentes. Jó conhecia Deus pelo nome de SHADDAI – O TODO-PODEROSO. Há 30 referências a Shaddai no livro de Jó.

Estes fatos mostram que os conhecimentos históricos do princípio da raça humana foram comunicados as gerações posteriores e isto pode mostrar o porquê de Jó ter o costume de oferecer holocaustos pelos pecados dos filhos. A prosperidade de Jó despertou o rancor do “adversário” que estava participando da reunião dos filhos de Deus, que se reuniam para o culto. Devido às constantes repetições de banquetes realizados pelos filhos de Jó, este “os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos {segundo} o número de todos eles; porque dizia Jó: {Porventura} pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. (Jó 1:5).

A pergunta de Deus ao adversário: “Donde Vens?” é um tipo de saudação interessante. Ela é utilizada por Eliseu a Geazi, após este ter adquirido dolosamente presentes de Naamã. (2 Reis 5:25), pelos marinheiros supersticiosos a Jonas (Jonas 1:8) e por Josué aos Gibeonitas que o enganaram com sua astúcia (Josué 9:8).

O que “o satã” está fazendo aqui? Ele obviamente está à procura de problemas e não foi visto por algum tempo. Provavelmente por ser um dos filhos de Deus, conhecia a rotina de todos os outros e sua resposta à pergunta de Deus é irreverente, mas inteligente. Portanto, ele usa uma terminologia que é normalmente aplicada a Deus (2 Crônicas 16:9; Zacarias 1:10,11; 4:10 e 6:7). O SENHOR no texto é o representante de Deus na terra, possivelmente um sacerdote, que falava e agia em nome de Deus.

Depois desta pequena introdução, apresentarei a seguir algumas evidências a fim de considerar que o satã do livro de Jó não foi um “anjo rebelde”, pelas seguintes razões:

1 - A palavra SATANÁS (precedida ou não pelo artigo) significa ADVERSÁRIO, OPOSITOR, podendo se referir a homens, a sistemas iníquos de governos, a anjos de Deus em obras de oposição e até ao próprio Deus. (Hasatan= O satã) aqui atua como um promotor público em uma determinada ocasião (como em Zac. 3:1) e além do mais este adversário está longe de ser o antagonista de Deus e chefe de um reino rival, porque é seu subordinado e só pode agir em conformidade com as ordens de Deus. (Jó 1:12; 2:6).

Existem as traduções tendenciosas que grafam com letra maiúscula determinadas palavras, para que os leitores entendam se tratar de uma pessoa. (ex.: Verbo, Espírito Santo, Anjo do SENHOR).

No caso da palavra - Satanás - ocorre este mesmo problema e tudo isto deve ser levado em conta para uma correta compreensão das passagens. Todas as vezes que o estudante da bíblia fizer a leitura da palavra – Satã – com a inicial maiúscula, deve entender que esta palavra foi grafada assim por convenção do tradutor e deixada, portanto sem tradução. A meu ver, isto foi feito de forma tendenciosa.

APLICAÇÕES DO VOCÁBULO “SATÔ NA BÍBLIA:

Referindo-se a homens: João 6:70, 71 / Mateus 16:23 / Ester 7:4 e 8:1;

Referindo-se a anjos de Deus: Números 22:22 e 32 / 1 Crônicas 21:16;

Referindo-se a sistemas de governos: Apocalipse 2:10 e 13 / 1 Pedro 5:8;

Referindo-se ao próprio Deus: 2 Sm 24:1 com 1 Cr. 21:1.

Assim quando lemos em Jó e Zacarias 3 sobre HaSatan (o adversário), não estamos fazendo a leitura de uma pessoa específica, cujo nome pessoal seja "satanás". Nós estamos lendo sobre uma pessoa que "funcionava" como um adversário (um satã).

Aqui a palavra descreve um titulo não um nome próprio. Em outras palavras, o satã do livro de Jó descreve uma pessoa (não um anjo caído) que se tornou um adversário de Jó. Note por exemplo como o HOMEM Hamã é chamado de O SATAN em Ester 8:1.

2 - Jó tem 42 capítulos e o satã de Jó aparece apenas nos 2 (dois) primeiros capítulos, uma grande evidência a se PESAR, a fim de defender esta teoria de que este seja um anjo rebelado contra Deus. E também em nenhum lugar do livro sugere a idéia de que seja um anjo caído.

3 - Como pode satanás estar lá no céu (se ele foi expulso de lá no Genesis) e também junto com Jó na terra (se ele foi expulso em 1914 d. C, como afirmam as TJ)? Por acaso Deus permitiria o acesso do seu maior inimigo ante sua presença, fazendo o que bem entendesse, seria esta a posição de Deus?

4 - Pela leitura atenta de Jó percebe-se que este adversário nutria um ódio incomum contra ele, e pediu permissão a Deus, para que Deus tocasse em Jó, porque este adversário o acusava de que Deus o havia cercado de bens e abençoado tudo na vida dele (Jó 1:9,10). Este "satanás" saiu da presença do SENHOR em duas ocasiões (1:12; 2:7) e se ele fosse o tentador sobrenatural da visão tradicional, dificilmente se qualificaria sob os termos de Hebreus 1:14, e conforme 2 Pedro 2:11 também nos diz - “Os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor”.

5 - O próprio adversário pede a Deus, para que Deus "toque" em tudo o que Jó tem não ELE PRÓPRIO (O adversário) com seu suposto poder maléfico (Jó 1:11,12).

Alguns poderiam objetar que em Jó 2:7 afirma que “satanás foi quem feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até o alto da cabeça”. A objeção é válida, porém atente para o seguinte:

5.1 – Em todo o livro de Jó, demonstramos que o “mal” que lhe foi enviado, o foi por Deus e não por um suposto “anjo mal”. Estes são alguns versos, porém convido o leitor a esquadrinhar o livro por inteiro e encontrará muitas referências adicionais; Veja:

> O próprio Jó afirma que Deus lhe enviou o mal: Jó 1:21; 2:10 ; 6:4, 10: 2,10; 19:21, 27:2;

> O servo de Jó (Jó 1:16), a esposa de Jó (Jó 2:9), os três amigos de Jó (Jó 5:17; 8:4, 11 :5-6) e os conhecidos e irmãos de Jó (Jó 42:11). Todos estes consideraram que Deus foi quem lhe enviou o mal. Deus não trabalha em conjunto com o satanás.

5.2 – O texto não diz que foi satanás que o feriu. A evidência contextual de todo o livro e do capítulo, direciona para o entendimento de que a ferida foi causada pelo próprio Deus, porque um ser humano (e este é o caso aqui) independentemente não tem o poder de causar moléstias a outro ser humano:

Ex: Jó 19:21 (a mão de Deus me feriu – em outra versão), Jó 27:2 e Jó 30:11.

6 - Do verso 13 até o verso 21 de Jó 1, percebe-se pela leitura atenta do texto, quem foram os agentes das aflições causadas a Jó e sua família e não há insinuações de um ANJO MAL: VER TABELA ABAIXO:

*Os sabeus (não o satã sobrenatural) (v. 15);

*Fogo de Deus (não do satã sobrenatural) caiu do céu e queimou as ovelhas e os servos (v. 16); Da mesma forma, aqui nos é mostrado que o fogo veio de Deus.

*Os caldeus com 3 tropas (não o satã sobrenatural) guerrearam contra os servos de Jó (v. 17);

*Um grande vento (quem manda nos ventos - satã???) sobreveio dalém do deserto e fez com que a casa caísse (v. 19); Somente a casa de Jó, caiu isto mostra que o vento veio por ordem de Deus. O próprio Jó afirma que quem lhe enviou aquele mal foi o Senhor.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. (Jó 1:21).

Jó diz - O Senhor o deu, o Senhor tomou (não diz O SENHOR DEU E SATANÁS TOMOU). E em tudo isto ele não cometeu pecado por fazer esta afirmação.

Podemos observar uma simetria interessante nestas tragédias feitas a Jó e não se vê a figura de um anjo do mal nelas, apenas DEUS E HOMENS:

HOMEM OS SABEUS OS CALDEUS COM 3 TROPAS
DEUS FOGO DE DEUS UM GRANDE VENTO

Uma coisa importante a ser destacada é que o texto não nos informa quem era esta pessoa que aterrorizou Jó, porém seu título mostra que Ele era contrário aos interesses de Jó. Certamente não era o “satanás” da crença popular, pois Ele não veio do inferno para participar da assembléia dos filhos de Deus, mas veio de “rodear a terra e passear por ela”. Ele não era o diabo da crença popular, porque estava de olho nas propriedades de Jó e sua inveja era tal que queria até destruir o corpo de Jó.

Mas você diria: E sobre as calamidades e as moléstias causadas a Jó? Estaria em poder do homem mortal o controle destas?

A resposta é: Estas eram feitos de Deus e não do adversário. Veja Jó 2:3,5 - E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.

Este é o entendimento de todo o processo no caso de Jó. E mesmo se o adversário tivesse o poder de afetar Jó, isto não provaria que os milagres fossem feitos por agentes sobrenaturais mais do que aqueles que foram realizados pelo homem Moisés (Êxodo 4). Deus pode delegar poderes milagrosos para o homem mortal. [3].

ONDE SE DEU ESTE DIÁLOGO – NO CÉU OU NA TERRA?

O argumento comum é que este diálogo se deu lá no céu porque os "filhos de Deus", entendidos neste texto como sendo os "anjos" vieram apresentar-se perante o SENHOR e Satanás (sendo um anjo rebelde) veio entre Eles e depois “saiu da presença do SENHOR” (Jó 1:6; 2:7).

1 – A expressão “Filhos de Deus” é utilizada na bíblia na maioria das vezes, para identificar seres humanos, não anjos. Talvez tenham obtido este argumento da passagem de Jó 38:7, que abordaremos mais adiante, mostrando que a mesma não trata de “anjos”. Satanás jamais foi considerado um “filho de Deus”.

Alguns exemplos da expressão “filhos de Deus” referindo-se a humanos:

João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome.

1 João 3:1 - VEDE quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo nos não conhece; porque o não conhece a ele.

Gálatas 3:26 - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Mateus 5:9 - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

2 - Apresentar-se perante o SENHOR se refere invariavelmente aos homens e não aos anjos, nem a qualquer outro tipo de ser, porque os anjos estão sempre na presença de Deus e de lá são enviados.

Mateus 18:10 – Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que {está} nos céus.

Hebreus 1:14 - Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

2.1 - Anjos não trazem acusação infamatória contra os crentes diante do SENHOR.

2 Pe. 2:11 - Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.

APRESENTANDO- SE PERANTE O SENHOR

Quando os homens se apresentavam, eles o faziam diante de representantes credenciados do SENHOR na terra (por exemplo, os juízes e os sacerdotes) e assim era dito como “se apresentando perante o Senhor”. Não significa, portanto que esta “apresentação” tenha sido no céu, na presença imediata de Deus. Veja estes exemplos:

2 Crônicas 19:6 - E disse aos juízes: Vede o que fazeis; porque não julgais da parte do homem, senão da parte do Senhor, e ele {está} convosco no negócio do juízo.

Deut. 19:17 - Então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias.

Lucas 2:22 - E, cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, o levaram (Jesus) a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor.

1 Sm. 23:18 - E ambos fizeram aliança perante o Senhor: Davi ficou no bosque, e Jônatas voltou para a sua casa.

Deut. 31:11 - Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos.

Deut. 18:7 - E servir no nome do Senhor seu Deus, como também todos os seus irmãos, os levitas, que assistem ali perante o Senhor;

SAIR DA PRESENÇA DO SENHOR

Somente porque o “satã” saiu da presença do Senhor, não significa que este teria tido acesso ao céu, onde Deus habita. O texto também informa que o satã “rodeava a terra e passeava por ela” (Jó 1:7), um modo não usual de locomoção para um suposto anjo rebelde. Além disso, encontramos em Zacarias 1:10,11 referências a seres (provavelmente anjos) que “andam pela terra”, mas para a observarem. Não existe a conotação no texto de que sejam para “acusarem nenhum ser humano”. Veja estes exemplos:

Genesis 4:16 - E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.

Jonas 1:3 - E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Tarsis; e, descendo a Jope, achou que um navio ia para Tarsis; pagou pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Tarsis, de diante da face do Senhor.

Veja estes versos que mostram quem causou o mal a Jó

Jó 1:11 - Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

Jó 1:21 - E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

Jó 2:5 - Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!

Jó 2:10 - Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

Jó 8:4 - Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.

Jó 19:21 - Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou.

Jó 27:2 - Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-poderoso, que amargurou a minha alma.

Jó 30:11 - Porque {Deus} desatou a sua corda, e me oprimiu: pelo que sacudiram {de si} o freio perante o meu rosto.

Jó 42: 11 - Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.

Quem então é o “adversário” de Jó?

Temos observado ao longo do livro de Jó, que o mesmo não apresenta este “satã” como um anjo rebelde, com acesso ao céu, mas como um humano que se apresentou no meio da reunião em que estavam os filhos de Deus, que também são homens.

É mais rentável para aprender a grande lição do livro, reconhecer que o Senhor do Céu e da Terra só pode fazer o que é certo e bom.

Veja que em todo o livro, o mal não foi "permitido por Deus" para que satanás (como anjo rebelde) o afligisse, mas foi o próprio Senhor que o enviou aquele mal. O “satã” no livro aparece apenas nos dois primeiros capítulos como um promotor, a fim de acusar Jó diante de Deus. A idéia popular alega que Jó sofreu porque satanás o afligiu, por permissão de Deus. Para os amigos de Jó, no entanto, era Deus que estava trazendo tanta aflição na vida de Jó, porque Jó era considerado por Eles como um pecador (Jó 42:11).

SERIAM OS ANJOS, OS FILHOS DE DEUS EM Jó 38:7?

Jó 38 começa com a reprovação de Javé, porque Jó havia questionado a onisciência de Deus e faz referência aos 4 primeiros dias da criação, principalmente da luz, das águas, das estrelas e das nuvens, nos versos 4 ao 18 e de Jó 38:19 até os capítulos 39,40 e 41 lidam com o 5º e o 6º dias, por olhar as maravilhas do reino animal.

Que o termo "filhos de Deus" em Jó 38:7 é uma referência aos corpos celestes e não aos anjos, pode ser confirmado comparando-os aos versos 31 a 33 do mesmo capítulo, onde se faz referências às estrelas e à disposição dos astros e sua influência sobre a terra. Veja Gênesis 1:16-18 com Salmos 136: 7-9 e Jeremias 31:35.

31 - Ou poderás tu atar as cadeias do Sete-estrelo ou soltar os laços do Órion?

32 - Ou fazer aparecer as constelações ou guiar a Ursa com seus filhos?

33 - Sabes tu as ordenanças dos céus, podes estabelecer a sua influência sobre a terra?

Este termo “filhos de Deus” pode ser visto também observando a linguagem utilizada sobre "nascimento" nos próximos dois versos. (Jó 38: 8 e 9).

Verso 8 - Ou {quem} encerrou o mar com portas, quando trasbordou {e} saiu da madre;

Verso 9 - Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por envolvedouro?

Criação como um Nascimento

Embora a criação em nenhum outro lugar seja chamada de Filho de Deus, há duas passagens que desenham estreitas ligações com estas escrituras.

A criação de Deus é colocada em termos de “nascimento” (Prov. 8:23-29 e Salmos 90:1,2) e portanto, as coisas criadas são seus filhos. É o símbolo mais adequado do rompimento da água na criação como descrevendo o nascimento do mundo, como acontece durante o parto natural. O "envolvedouro" é também um termo de nascimento onde as faixas (o cobertor) são reservadas para envolver o recém-nascido. Ao comparar a antiga criação de Deus, nascida há muito tempo com o nascimento recente de Jó (Jó 38: 21), o argumento de Jó soa inadequado. Veja Ezequiel 16:4.

A implicação de que a chuva é filho de Deus também é usada em Jó 38:28,29:

A chuva {porventura} tem pai? Ou quem gera as gotas do orvalho? De que ventre procede o gelo? E quem gera a geada do céu?

Isto é simplesmente parte da linguagem poética do Senhor que dá à sua criação uma personalidade onde até mesmo o relâmpago pode falar "(Jó 38:35). As obras inanimadas de suas mãos podem dar-lhe elogios, cantar e falar como se fossem pessoas. (Isaías 44:23; 49:13; 35:1,2; Salmos 19:1-6). Assim se dá com relação às estrelas da alva, que alegremente “cantavam”. Esta mesma linguagem é apropriada no NT e aplicada para a “nova criação” em Romanos 8:19-23.

Em Provérbios, A sabedoria é personificada como uma mulher que esteve com o Senhor, desde antes da criação dos céus e da terra. A linguagem utilizada em Provérbios 8:23-29 carrega muitas semelhanças surpreendentes com Jó 38, ela fala sobre a fundação da terra, das águas e as nuvens. O tema do nascimento é também repetido no versículo 23-24,

Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada. Em outras versões diz: Eu nascí.....

O ponto a ser notado aqui é que à "sabedoria" é dada a simbologia como tendo nascido como uma criança. Esta linguagem continua no versículo 30.

Pv. 8:30 - Então {eu} estava com ele e era seu aluno: e era cada dia as {suas} delícias, folgando (rejubilando) perante ele em todo o tempo;

É interessante notar que a palavra "folgando" é mencionada aqui como foi em Jó 38:4, quando os "filhos de Deus (folgavam) rejubilavam de alegria". Se a criação da sabedoria é falada como tendo nascido antes da formação da Terra, então não é surpreendente ver a mesma linguagem usada em outros aspectos da criação de Deus. A mesma palavra “gerada” é traduzida como "formada" no Salmo 90:2, mas neste, em referência à terra.

(Salmos 90:1-2) - SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu {és} Deus.

Este é um versículo chave que usa os termos nascimento, formação, em referência à criação de Deus. Curiosamente ele é usado para dar ênfase à mesma coisa em Jó.

Que o termo "filhos de Deus" se refere a homens escolhidos é indiscutível. Este é o seu uso exclusivo no Novo Testamento. O Antigo Testamento usa esta linguagem de nascimento para os israelitas (Dt 32:18-19). Isaías vai mais longe ao associar as maravilhas da criação, com a criação do seu povo escolhido.

(Isaías 44:24) "Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre:Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que estendo os céus por si só, que espraio a terra por mim mesmo;"

(Isaías 45:11-12) Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as cousas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos. Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o {fiz}; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.

(Is 46:3) Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o resíduo da casa de Israel; vós a quem trouxe {nos braços} desde o ventre, {e} levei desde a madre.

Portanto, os Filhos de Deus em Jó 38:7 não se refere aos anjos celestiais, mas se referem à criação de Deus, às estrelas que cantavam e rejubilavam, utilizadas neste texto em uma forma poética.

Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?


[1] Nota de Rodapé sobre Jó 1 – Bíblia de Estudo Plenitude, versão ARC 1995

[2] David Baird, A educação de Jó – capítulos 1 e 2

[3] Robert Roberts –The Evil One

Contribuição de:


MARCELO ALEXANDRE DO VALLE

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Quem é o satã no antigo testamento?

Em todo o chamado antigo testamento não existe uma referencia sequer falando sobre o diabo como sendo um ser espiritual. Isso acontece pelo fato da palavra satã nada ter a ver com os anjos caídos, ou demônios do conceito clássico cristão. Com efeito, em várias oportunidades dependendo das versões aparece o termo satã no antigo testamento. Vejamos: 1ª Sm. 29: 4- {Os príncipes dos filisteus muito se indignaram contra ele; e disseram-lhe os príncipes dos filisteus: Faze voltar a este homem, e torne ao seu lugar em que tu o puseste, e não desça conosco à batalha, para que não se nos torne na batalha em adversário*: porque com que aplacaria este a seu senhor? porventura não seria com as cabeças destes homens?} 2ª Sm.19: 22- {Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? morreria alguém hoje em Israel? porque porventura não sei que hoje fui feito rei sobre Israel?} Na próxima passagem a bíblia de Jerusalém traduz simplesmente por adversário onde o original hebraico diz satã; Salomão afirma que “agora... não tem satã nem infortúnios” 1ª Rs. 5: 4- {Porém agora o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados: adversário não há, nem algum mau encontro.} Pouco depois já há dois satãs para Salomão, 1ª Rs. 11: 14- {Levantou pois o Senhor a Salomão um adversário, a Hadade, o idumeu: ele era da semente do rei em Edom.} 1ª Rs. 11: 23- {Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá.} O próximo verso em algumas versões, trás a palavra satanás é o caso da almeida RC. de 1969 Sl. 109: 6- {Põe acima dele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.} O mesmo verso na RA. Diz: {Suscita contra ele um ímpio, e à sua direita esteja um acusador.} que tem o mesmo significado de satã. Depois do exílio babilônico, satã personifica o promotor que é encarregado de acusar. Zc. 3: 1- {E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.}Dentre os servidores, um deles tem o cargo de satã, de acusador. Satã é um cargo não uma pessoa. Não é um nome próprio, é um título. Jó. 1: 6- {E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.} Refere-se a um homem, filho de Deus, o nome comum que lhe é dado é satã. O nome comum representa o cargo de acusar. No fim da descrição interminável de desgraças, é revelado que Deus foi quem causou as adversidades em Jó. Continuamente Jó vai ensinando: Jó. 19: 6 e 8- (Pois sabei que foi Deus que me transtornou, envolvendo-me em suas redes... O meu caminho ele entrincheirou, e não posso passar; e nas minhas veredas pôs trevas). Jó. 23: 15- (Porque Deus macerou o meu coração, e o Todo-poderoso me perturbou). Jó. 27: 2- (Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-poderoso, que amargurou a minha alma). Jó. 31: 23-(Porque o castigo de Deus era para mim um assombro, e eu não podia suportar a sua grandeza). E é claríssimo o que em todo o livro pretende-se incutir: Jó 1: 20- (E disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor). O termo Satã é aplicado ao anjo do Senhor no Livro dos Números: Nm. 22: 32- (Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim). Como em Jó e em Números, também nas Crônicas, Satã significa a oposição Feita pelo próprio Deus. 1ª Cr. 21: 1- (Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel). Portanto, na Bíblia Satã nunca designa um ser que possamos considerar um demônio no sentido, errado, tão difundido entre os cristãos de um ser sobre-humano e perverso. Não significa um ser, mas sim a própria inimizade do homem para com o homem, e o que afasta o homem de Deus. Em todos estes versos aparece a palavra Satã, porém de nenhuma forma designa um ser espiritual.

* No original hebraico a palavra adversário é satã.