sábado, 25 de janeiro de 2014

Precisamos de um dia de guarda?

Concordo plenamente que dentro da bíblia o dia da semana que Deus, pois em relevo foi o sábado, a bíblia cita vários textos sobre esta realidade. (Gn. 2.3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.) (Ex. 20.10. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro.)

E vários outros textos que não serão citados. Mas, a pergunta que devemos fazer é a seguinte: a guarda do sábado era por força de lei uma obrigação para quem observar? (Ex. 31.13-14 16-17 Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.)

O início do verso 13 lemos “Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás” diferentemente do evangelho os escritos de Moisés foi direcionado para Israel, ao passo que o evangelho foi para todos os povos; (Mc. 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.) A própria pronuncia imperativa “falaras aos filhos de Israel” mostra isso. O contexto dos versos continua mostrando que o sábado era sinal entre Deus e quem? é sinal entre mim e vós” entre Deus e Israel. Caso alguém desobedecesse seria morto, dentre todos os povos?  será eliminado do meio do seu povo”.  

Claramente se percebe nos versos acima que Deus mandou Moisés falar aos filhos de Israel; e que o sábado seria um sinal entre Deus e os descendentes israelitas e que caso alguns do meio do povo não dessem ouvidos para obedecer tal ordenança seria eliminado de entre o povo, ou seja dentro do próprio povo de Israel. Muitos podem dizer que ficou um tanto subentendido, mas veja outros versos e sua clareza.

(Dt. 5. 1-3 Chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhe: Ouvi, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes. O Senhor, nosso Deus, fez aliança conosco em Horebe. Não foi com nossos pais que fez o Senhor esta aliança, e sim conosco, todos os que, hoje, aqui estamos vivos.)

Literalmente o verso diz que Moisés reuniu todo o Israel e lhes falou, não foi dito que Moisés estava preocupado em falar do pacto com os seus vizinhos, tal assertiva não existe. Falando sobre a aliança Moisés enfaticamente e para o desespero daqueles que esperam diferente Ele diz: O Senhor, nosso Deus, fez aliança conosco em Horebe. Não foi com nossos pais que fez o Senhor esta aliança, e sim conosco, todos os que, hoje, aqui estamos vivos.

Percebe-se que Moisés tem a preocupação em demonstrar para os judeus que o pacto do Sinai foi feito entre eles os judeus que lá estavam e Deus, não foi com os seus descendentes nem mesmo com seus ancestrais, como muitos erroneamente asseguram, e muito menos com gentios. Os judeus por quatrocentos anos foram escravizados no Egito, naturalmente o sábado veio como Um lembrete para que o próprio povo judeu não escravizasse os seus irmão, nem mesmo os forasteiros que entre eles iriam residir. (Dt. 5.15  porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.) Qual a inferência entre o sábado e a escravidão, a não ser que se torne um lembrete para inibir tal prática ou costume?

 (Ne. 9.14. O teu santo sábado lhes fizeste conhecer; preceitos, estatutos e lei, por intermédio de Moisés, teu servo, lhes mandaste. Neemias claramente nos assegura que não só o sábado mais toda a lei foi revelada para os judeus no monte Sinai, ora, algo foi foi dado a conhecer naturalmente era oculto ao povo. E como a salvação era uma questão de obra a guarda do sábado era uma questão de salvação.

Percebemos sobejamente apesar dos poucos versos citados que Deus estabeleceu a sua primeira aliança com os judeus e essa no monte Sinai, não antes, como é ensinado no meio do sabatismo. Diferentemente o evangelho ou a nova aliança foi estabelecido para todos os povos e no meio dos requisitos da nova aliança não se encontra nenhum pedido por parte de Jesus ou mesmo dos apóstolos para que observemos o dia de sábado.

Alias, erram não só os sabatistas, mas também os dominguistas, (se é que posso dizer assim) não existem nas paginas do novo testamento nenhuma recomendação para que observemos qualquer dia dedicado para culto, existe sim na tradição. O que existe é uma tendência de superioridade por parte dos sabatistas com o intuito em reavivar uma doutrina antiga, alegam que foi pisada por séculos, já os “dominguistas” sustentam a tradição pós-apostólica sem nenhum respaldo bíblico.

Logo, tanto os sabatistas no seu zelo por algo que passou e que nem mesmo nos era direcionado, quanto os dominguistas na sua tradição sem apoio bíblico, erram em promover um dia de guarda. Segundo eles sem o qual não poderemos nos salvar. Ao passo, que a salvação não é baseada em cima de obras e sim de Jesus Cristo, verdade esta que ambos os grupos dizem acreditar. Naturalmente não podemos anular a obediência a Deus e a sua palavra, nem sermos rebeldes. Mas não podemos depender de atos cerimoniais para conseguir alcançar nossa salvação. Adicionando o fato que não existe nos escritos do novo testamento um pedido ou mesmo uma ordem, para que os cristãos venham observar dias de guarda.

     







segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A falida analogia do ovo para ilustrar a trindade.

Dias atrás ao entrar em uma loja de materiais para construção me deparei com um pastor evangélico discursando para o proprietário da loja. Ele fazia uma analogia entre o ovo e a trindade, fique ouvindo, e visto que o assunto não me era direcionado nada falei. Lembro-me das palavras do pastor, Ele disse:

- “Podemos utilizar o ovo para fazer uma ilustração da Santíssima Trindade, assim como um ovo é formado por casca, clara e gema e continua sendo apenas UM ovo (e não três ovos), Deus é apenas um, mas formado por três pessoas”. Duas hipóteses que posso levantar com relação a intenção do pastor: (1) ou Ele realmente está equivocado ou (2) Ele está aproveitando da ignorância religiosa das pessoas. 

O credo trinitário diz que apesar de existirem três pessoas na divindade eles são da mesma substância (E a fé universal consiste em venerar um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir a substância.)

Este ensinamento não vem da bíblia, mas dos padres da igreja, em outras palavras não há apoio bíblico que confirme três pessoas em uma essência, ao contrário nos é dito que existe só uma pessoa que é Deus. (ITm. 2.5)  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. Paulo parece está citando um fragmento de um antigo credo ou mais precisamente o shema Israel.

O fato é que o Deus que a bíblia cita é o pai, ao passo que Jesus não é reconhecido como Deus mas como mediador entre Deus e os homens. (I Co. 8.6) Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. Novamente Paulo confirmando que Deus é o pai.

Vimos então que a bíblia nos diz que o pai é Deus, ao passo que a doutrina estabelecida e ratificada  nos concílios de Nicéia e Constantinopla nos diz que a trindade é Deus. Quem está com a razão? Quanto a teoria utilizada por muitos trinitarianos de que podemos usar o exemplo do ovo para provar a trindade não faz sentido.

Acima vimos que o credo trinitario diz que apesar de existirem três pessoas na divindade eles são da mesma substância, ao passo que o ovo não. A casca do ovo é formada fundamentalmente por carbonato de cálcio, já a gema constitui-se  de 49% de água, 65 calorias, mais proteínas, gorduras e outros valores.já a clara é formada predominantemente por água e pela proteína albumina.

Sendo assim, apesar de ser um (ovo) a casca a clara e a gema não são da mesma substancia, portanto o jargão sustentado pelos teólogos trinitarianos serve somente para ludibriar os incautos, contrariando a própria doutrina sustentada por eles.

O mesmo ocorre com a teoria falida a respeito dos três estados da água, liquido sólido e gasoso, naturalmente este ensinamento também não encontra resistência por parte dos fieis trinitários, pelo fato de acreditarem piamente nos seus líderes e professores. A teoria diz o seguinte: “assim como a água pode assumir três aspectos distintos sem, contudo deixar de ser água, assim também Deus pode assumir papeis e funções diferentes, tais como o Pai, o Filho e o Espírito Santo sem deixar de ser Deus.”

A objeção a este ensinamento se dá pelo fato que os estados da água são apenas formas em que a água pode se apresentar e não componentes da água. Assim sendo o que é gelo agora pode ser vapor daqui a pouco, e o que é vapor pode se tornar liquido em breve e vice versa. Essa teoria está mais perto do modalismo do que do trinitarismo onde é ensinado que Deus é apenas uma pessoa (e não três) que se manifestou no Antigo Testamento como o pai, depois como o filho e na era cristã como o Espírito Santo. O mesmo se dá com os três estados da água, liquido vapor e sólido. Acredito que os líderes e teólogos trinitarianos deveriam ser mais prudentes quanto ao ensinamento de certos dogmas.