sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Creio no espírito santo, não da forma trinitária.

Certa vez um pastor adventista me disse que Eu pertenço a uma seita religiosa que nega a existência do espírito santo. Disse para ele o seguinte. Não, não nego o espírito santo, nego a interpretação trinitária do espírito santo. Em outras palavras não acredito que o espírito santo seja alguém separado de Deus o pai. 29. Trinitarian scholars admit that the concept of the Trinity cannot be substantiated in the Old TestamentOs próprios teólogos trinitarianos admitem que o conceito da Trindade não pode ser fundamentada no Antigo Testamento. In particular, “the Holy Spirit” as any kind of independent or distinct entity has no place in Old Testament revelatioEm particular, "o Espírito Santo", como qualquer tipo de entidade independente ou distinta, não tem lugar na revelação do Antigo Testamento. Therefore, they say the concept must be derived from the New Testament. Por isso, eles dizem que o conceito deve ser derivado do Novo Testamento. However, the New Testament gives no specific and certain teaching that there is a Trinity with one of the three “Persons” being “the Holy Spirit,” who is co-equal with the Father and the Son. No entanto, o Novo Testamento não dá nenhum ensinamento de que haja uma Trindade de pessoas que formam um só Deus. Surely if the doctrine of the Trinity were the foundation of biblical truth and the true nature of God, then it would be clearly set forth somewhere in the Bible.

Certamente, se a doutrina da Trindade for o fundamento da verdade bíblica e a verdadeira natureza de Deus, então seria claramente estabelecido em algum lugar da Bíblia. The fact that it is not is very good evidence that there is no Trinity, and hence no “Person” known as “the Holy Spirit.” Fato é que não existe uma evidência que comprove biblicamente uma Trindade, e, portanto, não há uma pessoa conhecida como "o Espírito Santo". Jo. 14.17- O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”.

O que é o espírito da verdade? Os trinitarianos argumentam30. People have argued that the “spirit of truth” in John 14:17 is a pers que o espírito da verdade é uma pessoa. Bem, If this is true, then “the spirit of error” in 1 John 4:6 (KJV) would also have to be a person, since the two are directly contrasted.se isso for verdade, então "o espírito do erro" em 1ª João 4.6 também teria que ser uma pessoa, visto que os dois se contrastam. 1ª Jo. 4.6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro”. The better explanation is that each “spirit” represents an influence or power under which a person acts, but neither is a person in itA melhor explicação é que cada "espírito" representa uma influência ou poder em que uma pessoa age, mas também não é uma pessoa em si.

Mt. 10.20  Visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.” 31. The “Spirit [spirit] of your Father,” is synonymous with “the Holy Spirit,” and is said to speak in our stead on certain occasions when we might be brought before men for possible persecution or trial (Matt.10:19 and 20; Mark 13:11; Luke 12:1O espírito do vosso Pai é sinônimo de "Espírito Santo", e fala em nosso lugar, em certas ocasiões, quando poderíamos ser levados diante dos homens para uma possível perseguição ou julgamento. On the same topic, Luke 21:15 says that Christ will give us “…a mouth and wisdom, which all your [our] adversaries shall not be able to gainsay or resist.” Rather than saying that a person called “the Holy Spirit” will speak through us, these verses teach that we will be inspired by the supernatural power of God and Christ to speak as thAo invés de dizer que uma pessoa chamada "o Espírito Santo "falará através de nós, estes versos ensinam que estaremos inspirados pelo poder sobrenatural de Deus e de Cristo e eles nos darão orientações. 32. The spirit of God is referred to as “the helper” (sometimes known as “the Comforter” or “the Encourager”) in John 14:16, 26; 15:26; and 16:7.O espírito de Deus é referido como "o Consolador" ou "Incentivador", Jo. 14.16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.”
         
A palavra “Helper” is a masculine noun, so masculine pronouns are used with it"Consolador" é um substantivo masculino, então naturalmente os pronomes masculinos são usados. However, it is clear from Christ's teaching that the helper is not a person. No entanto, é claro o ensinamento de Cristo que o auxiliador não é uma pessoa. John 14:26 calls it “the holy spirit,” and its attributes match those of the gift of holy spirit. João 14. 26 Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
      
O verso 26 diz que o consolador é o "espírito santo", nada mais. Em muitos casos a bíblia diz que o espírito santo e seus atributos correspondem aos do dom do espírito e em outros casos representa o próprio Deus que é espírito. Jo. 14.17O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” Neste verso nos é dito que o espírito estaria com os apóstolos ou “estaria neles”; retratando o dom do espírito.
     
Ele It was “with” the apostles, but would be “in” them (John 14:17), which is what happened when holy spirit went from being with or “upon” people in the Old Testament and Gospels to being “in” people in the Church and the Millennial Kingdom . Foi com os apóstolos, estaria neles, foi o que aconteceu no pentecostes; foi também com as pessoas do Antigo Testamento e de igual modo vemos o dom do espírito por todo novo testamento. The helper (the holy spirit) is sent by the Father (John 14:26) and Jesus (John 16:7), and it does not speak on its own, but it speaks “only what he [it] hears” (John 16:13). Muitos argumentam que o espírito santo é a 3ª pessoa da trindade pelo fato da bíblia dizer que ele fala. O que os trinitarianos não querem ver é que Jesus usou nestes versos figuras de linguagens ou Nevertheless, there are distinct overtones of the figure of speech “personification” in John, which occurs when the qualities of a person are attributed to things that have no personality or consciousness. [4] “Wisdom” is personified in Proverbs 8 and 9, for examplepersonificação, ocorre quando as qualidades de uma pessoa são atribuídas a coisas que não têm personalidade ou consciência.

Por exemplo, a "Sabedoria" é personificada em Provérbios, Pv. 9.1 A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas. Por exemplo, eIn Isaiah 14:8 (KJV) the trees are said to “rejoice” and spem Isaías as árvores se alegram e falam. The gift of holy spirit is the nature of God, and as such it works in us, in conflict with our sin nature, to form us into the image of Christ.Is. 14.8Até os ciprestes se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano exclamam: Desde que tu caíste, ninguém já sobe contra nós para nos cortar. 33. Jesus said that the “helper” would fill the void created by his going to the Father (John 14:12).Jesus disse que o "consolador" iria preencher o vazio criado por sua ida para o Pai.  Yet by this spirit he was the one who would still be present: “…I will come to you” (John 14:18); “I am in you” (John 14:20); and I will “show myself” (John 14:21). No entanto, seria por esse mesmo espírito que ele estaria presente, Jo. 14.18Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.”  Parece claro que o "consolador" não é outra pessoa, mas sim uma maneira que o próprio Jesus pode estar presente. O próprio Jesus admitiu usar linguagem figurada quando tratou deste assunto; Jo. 16.25Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai.”

34. All of these statements point to the role of the gift of holy spirit in continuing the work that Jesus started, and even empowering his followers for greater works.Todas estas declarações apontam para o papel do dom do espírito santo em continuar a obra que Jesus começou, e até mesmo capacitar seus seguidores para obras maiores. This spirit is not independent and self-existent, but is “the mind of Christ” within the believer, guiding, teaching, reminding, and pointing the believer to follow his Lord and Savior. Este espírito não é independente e auto-existente, mas é "a mente de Cristo" dentro do crente, orientando, ensinando, lembrando e apontando o crente a seguir o seu Senhor e Salvador. This spirit is not “co-equal” when by its very design it is subservient to God and Christ. Este espírito não é "co-igual", a bíblia nos mostra que ele é muito subserviente a Deus e a Cristo. It carries the personal presence of God and Christ into the life of every believer.

35. If the spirit of God were a unique and separate person, and if having “spirit” were prerequisite to having a unique and separate personality, then the person called “the Spirit of God” would have to have his own “spirit” peculiar to himself and distinct from the Father and Son.Se o espírito de Deus fosse uma pessoa singular e distinta, e se ter "espírito" fosse pré-requisito para ter uma personalidade única e separada, então a pessoa chamada de "o Espírito de Deus" teria que ter o seu próprio "espírito" e distinto do Pai e do Filho. Otherwise he could not be said to have a separate “personality.” If “God” were three equal persons, the third person can no more be “the spirit” of the first person than the first person can be “the spirit” of the third person. Se realmente Deus for três pessoas iguais, a terceira pessoa não pode ser "o espírito" da primeira pessoa e nem vice versa. We can avoid this awkward rational by recognizing that “the spirit of God” does not have a separate personality, but is the power, influence, sufficiency, fullness, or some extension of the Father, who is the real and unitary person called “the one true God.” Podemos evitar este desagradável raciocínio, reconhecendo que "o espírito de Deus" não tem uma personalidade separada, mas é o poder, influência suficiência, plenitude, ou o próprio Deus único que é espírito.

 36. Many words associated with God's spirit give it the attributes of a liquid.As palavras associadas com o espírito de Deus dão-lhe os atributos de um líquido. Such language is consistent with the spirit being God's presence and powerTal linguagem é consistente com o espírito ou a presença de Deus e seu poder. We are baptized (literally “dipped”) with and in it like water (Matt. 3:11; Acts 1:5).Fomos batizados (literalmente "mergulhado"), com e nele como se fosse na água  At. 1.5. We are all made to “drink” from the same spirit, as from a well or fountain (1 Cor. 12:13).Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” Bebemos do mesmo espírito, como se fosse de um poço ou fonte 1 Co. 12.13. It is written on our hearts like ink (2 Cor. 3:3).Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

Está escrito em nossos corações como tinta; 2 Co. 3.3. Estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” We are “anointed” with it, like oil (Acts 10:38; 2 Cor. 1:21; 1 John Nós somos "ungidos” com ele, com óleo At. 10.38Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”
       
Diz também que por ele somos selados, que ele é derramado, medido pode preencher e etc. Este "enchimento" é a capacidade do novo nascimento e até o transbordamento como agimos de acordo com sua influência. Even the use of spirit as “wind” implies a liquidity, for air masses behave as a fluid, flowing from areas of higher to lower pressure. Mesmo o uso do espírito como "vento" implica uma liquidez, por massas de ar se comportam como um líquido, que flui das áreas de maior para menor pressão. All this figurative language is designed to point us to the truth that the spirit of God is the invisible power and influence of God. Toda a linguagem figurativa aponta para a verdade que o espírito de Deus é o poder invisível que age sobre tudo e sobre todos.


sábado, 1 de fevereiro de 2014

Analisando o pacto do Sinai sob a ótica de Paulo aos gálatas.

(Gn. 21.8-14) (Isaque cresceu e foi desmamado. Nesse dia em que o menino foi desmamado, deu Abraão um grande banquete. Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho. Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba.)

Analisando pela ótica humana o povo judeu tem razão em odiar Paulo e seus escritos, isso pelo fato dEle Paulo fazer uma analogia, entre Agar à serva de Abraão, e o pacto no Sinai. Aos que conhecem a bíblia não há necessidade em dizer que o pacto no Sinal representa a sua totalidade, não partes as quais são convenientes para algumas denominações. Por outro lado na minha concepção, acredito que a analogia feita por Paulo, entre a serva de Abraão e o pacto no sinai demonstra em sua totalidade que a primeira aliança passou ou foi abolida.

Sendo assim, se o pacto do Sinai foi jogado fora, ou se aceita tal realidade ou deve juntamente com ele ser rejeitado. Isso aconteceu com os judeus do primeiro século, aquela geração foi rejeitada, aqueles que não deixaram o pacto do Sinai foram rejeitados, essas são palavras de Paulo quando traça a analogia entre Agar a serva de Abrão e seu filho Ismael e Israel e o Sinai.

Repare nas palavras de Jesus. (Jo. 8.35) (O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.) Com essas palavras Jesus estava dizendo que o povo judeu dos seus dias estavam escravizados. Pelos romanos? Não só pelos romanos, mas também pelo pacto do Sinai. Paulo utilizando deste verso descrevendo que aqueles que se gloriam na lei estão escravizados, repare no verso.

(Gl. 3.23) Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. Percebe-se neste verso que “estávamos” presos debaixo da lei antes que a fé fosse manifestada em outras palavras, surgindo a fé não estamos mais presos à lei.

(Gl. 3.24-25) De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. A palavra grega para aio é paidagogos = tutor ou guardião. Entre os gregos e os romanos, o nome era aplicado a escravos dignos de confiança que eram encarregados de supervisionar a vida e a moralidade dos meninos pertencentes à elite. O verso 25 Paulo diz que após a fé nós não estamos mais subordinados a lei, para Ele deixamos de ser crianças.

O capítulo quatro diz exatamente isso. (Gl. 4.1-3) Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo.

Naturalmente surge a objeção; dirão: - “Paulo disse que o que escraviza é o mundo e sua concupiscência  não a lei”. Sim! Verdade, mas como podem estarem escravizados se estão sob a lei? Isso naturalmente nos mostra que a lei não reforma caráter e foi feita para inibir uma ação e a ação inibida e diferente de uma mente reformada, isso só Deus pode fazer.   

Logo os que são da lei são considerados menores, sendo assim reconhecido como escravo como disse o próprio Cristo em Jo. 8.35. E o verso três de Gálatas Ele Paulo declara sem reservas exatamente isso. Sendo assim o verso cinco nos diz que o objetivo de Jesus Cristo foi resgatar aqueles que estavam sob a lei afim de que recebessem a adoção de filhos (Gl. 4.5) para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.

Logo se não eram considerados filhos, eram considerados o que então? Escravos! (Gl. 4.7) De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. O verso cinco está tratando daqueles que tinham a forma de piedade na lei, não está se referindo aos não judeus, pelo contrário. A partir daí Paulo leva as suas palavras aos Gálatas, dizendo que eles não conheciam a Deus e etc.

Muitos dirão: - que dizer que o Evandro é partidário do antinomismo. (que se opõe a lei). De maneira nenhuma! Oponho-me a escravidão a qual é sem valor para salvação, a lei é boa e necessária para inibir ações descabidas dentro e fora da religiosidade e alertar os transgressores de suas realizações pervertidos. Tê-la como ponto salvífico é contra os ensinos da nova aliança.

Reparem nas palavras de Paulo, direcionada primeiramente aos Gálatas e consequentemente para aqueles que querem impor a lei como uma obrigação sem precedentes para a salvação, (Gl. 4.21-22) Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre.

Diferentemente de ser contrário a lei quero dizer que tenho fé, fé esta que mediante o espírito de Deus me concede em não praticar transgressões que são contrárias a nova aliança, e isso até mesmo os que não conhecem a Deus tem implantado em seus corações. Todos sabem que ou tem em suas consciências que matar é errado roubar e outras coisas mais.

Para os que crêem Deus concedeu fé afim de que pela justiça de Deus serem considerados separados dos transgressores esta são as palavras de Paulo direcionadas aos Gálatas, (Gl. 4. 23-24) Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Agar.

Considerem as palavras sublinhadas, palavras estas que são “estopins” que alimentou ainda mais a rixa entre Paulo e os seus contemporâneos. O que mais falta para o povo enxergar que o que foi realizado no monte Sinai não serve para nós como método salvífico? Duas alianças, a do Sinai serviu para produzir escravos, sim é exatamente isso que Ele disse, toda aquela burocracia do Sinai se não houver uma renovação interior para nada serve, só produz legalismo.

Não podemos negar que muito da nova aliança é apenas uma repetição dos escritos do Sinai, mas não é o ensino em si, sim a eficacia dele. (Gl. 5.25) Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos. Paulo não foi contra os ensinos, mas sim contra a renovação interior, renovação esta que só Deus pode realizar (Gl. 4.28-30) Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora. Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre.

Se levarmos a analogia de Paulo ao pé da letra de maneira nenhuma iremos querer permanecer atados a primeira aliança, assim como Abraão lançou fora a sua escrava juntamente com o seu filho aqueles que estão fazem da lei do Sinai o seu estilo religioso de viver serão lançados fora. De igual modo aqueles que vivem um cristianismo sem compromisso sem terem nascido de novo serão jogados fora. Segundo as palavras de Paulo, somente os filhos da Jerusalém celestial ou espiritual é que serão aceitos pois são os filhos da promessa.