domingo, 15 de fevereiro de 2015

Filipenses 2. 5-7 e a forma de Deus.

Filipenses 2. 5-7 (Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana.) Estes versos são preferidos dos trinitarianos, com estes versos afirmam eles que fecham a questão da doutrina da trindade.

A palavra chave para os trinitarianos se encontra no verso 6 (pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus). Ou mais propriamente na palavra forma ou morphe em grego. Acreditam eles que tal palavra revela uma semelhança de natureza, mas o que se vê é que ela em si mesmo não diz nada além de ser apenas a forma pela qual uma pessoa ou coisa é percebida pela visão e aparência externa.

Segundo o dicionário grego de strong a palavra grega para forma é, μορφη morphe. E quer dizer: "a forma pela qual uma pessoa ou coisa é percebida pela visão" 1ª Jo. 4.12 (Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.) 1ª Tm 1.17 (Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!) Aqui nos é dito que Deus é invisível e que jamais alguém o viu, sendo assim, não existe como contrastar a forma física de Jesus com Deus.

Neste caso em questão não é a semelhança física de Jesus e o Deus todo poderoso que está sendo tratada. A palavra morphe não diz nada além de semelhança física; longe de dizer o que os trinitarianos querem, não existe nada no texto que demonstre uma aparência morphe interior ou de essência. Surge então, a pergunta: que forma seria esta que Paulo diz que Jesus tem de Deus?  

Acredito que Paulo esteja usando de uma linguagem semítica ao retratar estes versos. Em outros assuntos vimos que para o povo bíblico a palavra Deus era bastante abrangente, acredito que Paulo ao falar deste assunto estava tratando somente da questão humana que envolveu Jesus e seus contemporâneos. Viver em forma de Deus significa usufruí um status o qual não é natural a todos os homens, mas sim para aqueles que foram concedidos, quer seja por Deus, ou pelo próprio homem. Em assuntos anteriores já falamos sobre a questão do título Deus. Ou seja, a bíblia nos mostra que alguns personagens que foram investidos de autoridade foram considerados Deus. Cito como exemplo o caso de Moisés, Ex. 7.1 (Então, disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.)
              
O exemplo de Jesus, Hb. 1.8 (mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre...) Dos deuses das nações Is. 36.18 (Não vos engane Ezequias, dizendo: O Senhor nos livrará. Acaso, os deuses das nações livraram cada um a sua terra das Mãos do rei da Assíria) E outros At. 12.21-22. (Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem!) 

A bíblia apresenta vários fatores que contribuíram para que Jesus pudesse de uma forma semítica ser um Deus Jo. 1.33-34 (Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.) Mt. 28.18 (Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.) Isso significa que Jesus foi o maior representante de Deus que a terra já recebeu. O que tem confundido a cabeça das pessoas é o fato de não interpretarem a bíblia do jeito que deve ser interpretada, ao contrário interpretam-na segundo o modelo estabelecido ensinado e exigido.

     A palavra grega para Subsistir é huparcho e significa “começar por baixo, fazer um começo, iniciar”. Em outras palavras Paulo está nos dizendo que apesar de ter começado por baixo, ou seja, sem nenhum status, ostentação ou amizades que o poderiam elevá-lo a tal posição, Jesus se tornou um Deus. Nos é dito também que Jesus não julgou de usurpação. A palavra julgar deste verso não é avaliar, mais sim liderar, governar, comandar. o mesmo se dá com a palavra usurpação entre outras coisas significa: “algo para ser apanhado ou para ser agarrado firme, retido”. O que entendemos disso tudo é que apesar de Jesus ser um líder um governante um rei, ele resolveu não agarrar tal posição, privilégios e status.

     Ao contrário a mentalidade trinitariana é que fez com que a interpretação usual aconteça. Paulo começa a nos descrever a “queda de Jesus”. A palavra esvaziou significa anular; essa é a mensagem da bíblia essa é a mensagem de Jesus Mc. 10.44 (E quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.) Os trinitarianos asseguram que o esvaziar deste verso significa Jesus deixando de ser Deus, mas só não dizem onde se encontra tal descrição ou o texto bíblico que comprove tal pensamento. (Tomar forma de servo).
     
Na verdade tomar a forma de servo é se tornar servo. Segundo a genealogia de Jesus ele não poderia ser servo, mas rei, ao tornar-se servo ele tomou a forma de tal. Por causa desse sentimento, Jesus que é o legitimo rei de Israel anulou essa condição, passou a ser servo tornando-se um simples homem, o qual foi humilhado.  Jo. 12.13-14 (No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!) Agindo assim Rejeitou ele o título de líder e regente.

Após a sua humilhação e vitória sobre o pecado o que aconteceu com ele? Fl. 2.9 11 (Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.) Caso fosse diferente Paulo jamais poderia dizer para termos o mesmo sentimento de Cristo. Que sentimento seria esse? De nos aniquilarmos nos esvaziarmos, Paulo não está dizendo que temos uma deidade e precisamos nos esvaziar dela, não é isso. A sua proposta é a mesma da de Jesus, que nos esvaziemos de nós mesmos. Outro fato que vemos nestes versos é que Deus o Pai exaltou o seu filho Jesus, pergunto: por que para esvaziar-se, segundo a visão trinitária foi uma ação do próprio Jesus (o verso diz: esvaziou a si mesmo) e para exaltar-se dependeu inteiramente do Pai?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A serpente do Éden, um sinônimo do diabo.

Gn. 3.15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Como pode a serpente ter descendentes? De que forma são considerados os descendentes da serpente? Seriam pessoas descendentes de um ser espiritual? Gn. 4.8 Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.” As obras más que Caim realizou só foi uma consequência daquilo que ela era. Quais são as características da serpente? Gn. 3.4-5Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”

A bíblia nos  diz que ela era astuta, e outra característica que podemos notar é que ela contraria as palavras de Deus. Gn. 3.1 “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Deus não havia dito isso, ela na verdade inverteu aquilo que Deus havia dito. Gn. 2.16-17 “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Certo está que aqueles que pertencem a descendência da serpente conforme Gênesis 3.15 devem trazer em sua natureza elementos que podem ser comparados com ela. Por causa da astúcia da serpente surgiu dúvidas na mente de Eva; e atualmente dúvidas sobre questões como a existência de Deus, ressurreição de Jesus, é ele ou não o Messias, voltará a terra como prometeu para estabelecer o reino aguardado, demostra na realidade que as pessoas trazem consigo características da serpente. Em outras palavras a astúcia da serpente só demonstrou que ela não acreditava nas palavras de Deus ou que era de pouca importância.

Outra característica da serpente ao contrariar aquilo que Deus havia determinado que se fizesse é a sua desobediência, em outras palavras ela disse: “que mal há em comer do fruto da árvore” não são as mesma palavras que ouvimos na atualidade? Não foi a mesma reação de Caim? Gn. 4.3Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.”  Nos primeiros capítulos do livro de Gênesis não nos é dito o que deveria ser ofertado, porém o fato de Deus ter se agradado da oferta de Abel e desagradado da oferta de Caim, e ter anteriormente feito túnicas para cobrir a nudez de Adão e Eva e posteriormente estabelecer o sistema sacrifical a base de cordeiros, demonstra que já naqueles dias as ofertas deveria ser de cordeiro e sem defeito. Mas, Caim levou a oferta que achou que deveria ser levada contrariando as ordens de Deus. Hb. 11.4 “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas...”

O mesmo aconteceu com os israelitas no deserto, não acreditaram na palavra de Deus a despeito do próprio Deus ter dito que os ajudaria a chegar a Canaã. Nm. 14.30 “Não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.” Na verdade isso configurou como desobediência Hb. 4.6 Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas.” Portanto a rejeição e a desobediência é uma característica da serpente a principal é a incitação ao pecado. Lamentavelmente todos trazemos em nossa natureza elementos da serpente, isso é claro como o dia, porém, o que precisamos destacar é que muitos não trazem todos os elementos, o que faz com que não se tornem descendentes da serpente, um dos elementos da serpente que muitos não trazem e que os configura como descendentes da mulher é a fé em Deus e em sua palavra. 1ª Jo. 3.12 “Não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.”  Já o Novo Testamento faz um intercambio entre a serpente e o diabo; Mt. 12.34Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.”

João Batista chamou alguns dos fariseus de raça de víboras ou de serpente, já Jesus chamou acredito que os mesmos ou aqueles que possuíam as mesmas características de filhos do diabo Jo. 8.44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” Alguns argumentam que no Novo testamento as pessoas tiveram uma visão mais apurada acerca do diabo, algo que aqueles do Antigo Testamento não tiveram.

Não é isso. Na verdade o diabo é só uma personificação da serpente, ou ainda daquilo que lhe foi característico. O fato dos judeus terem por séculos estado com babilônicos, persas e gregos, contribuiu grandemente para que fosse introduzido em sua cultura um diabo mítico ou um deus do mal. Mas, o fato é que nada disso afetou a interpretação natural e a literalidade de quem seja a serpente descrita em Gênesis, já o diabo é um termo personificado utilizado para representar os opositores de Deus, porém ambos são sinônimos na sua interpretação.

O verso de João 8.44 é muito interessante, Jesus aqui personificou a serpente, fazendo-a que se tornasse masculino, ( Ele, pai, mentiroso, assassino) para assim ser o progenitor daqueles que lhes resistiam, e queriam lhe matar sabemos contudo que quem mentiu para Eva não foi um ser masculino, mas a bíblia diz que foi a serpente, 2ª Co. 11.3Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.” Vemos que o texto é explícito diz serpente, não diabo. Quando os líderes religiosos  afirmam que o diabo ou um Anjo caído usou a inocente serpente só estão indo além do que está escrito, a bíblia não confirma tal acontecimento.


Pelo contrário sentencia por causa de suas transgressões, a saber: o homem a mulher e a serpente, mas por que não o anjo caído? Voltando a questão das características da serpente, vimos ela em Caim, nos hebreus antes de entrarem em Canaã, nos fariseus que resistiram e tentaram matar a Cristo, todos foram chamados de raça ou descendentes da serpente, ou tiveram as suas características personificadas pelo diabo, ou satanás. Caim tinha todos os traços da serpente, foi homicida, sem fé, revoltado, descrente e por fim confirmou que não era de Deus Gn. 4.16 Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.” (Retirou-se) isso se configurou como uma sentença. Todos os personagens bíblicos que apresentaram uma personalidade idêntica a da serpente, fizeram movidos por uma inclinação humana, destituída de espiritualidade e sem confiança em Deus, a serpente foi um animal segundo a bíblia; e creio que como tal não possuía espiritualidade, e disso vem o fato de muitos não terem espiritualidade.  

Evandro.