sábado, 15 de outubro de 2016

O satã bíblico não é o satã da cristandade.

A despeito de a cristandade insistir, argumentar e tentar provar, em todo o chamado antigo testamento não existe uma referencia sequer falando sobre o diabo como sendo um ser espiritual. Isso acontece pelo fato da palavra satã nada ter a ver com os anjos caídos, ou demônios do conceito clássico cristão. Com efeito, em várias oportunidades dependendo das versões aparece o termo satã no antigo testamento. A despeito de o povo judeu ter vivido rodeado por povos os quais acreditavam em demônios a cultura hebreia baseado em sua religião não permitiu tal assimilação. Sl. 96. 5 Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus.

Outra questão que devemos atentar está no fato de vários versos bíblicos quando esses mencionam a palavra hebraica satã não significa, no entanto que este esteja se referindo a um ser espiritual, por exemplo: 1ª Sm. 29. 4 “Os príncipes dos filisteus muito se indignaram contra ele; e disseram-lhe os príncipes dos filisteus: Faze voltar a este homem, e torne ao seu lugar em que tu o puseste, e não desça conosco à batalha, para que não se nos torne na batalha em adversário: porque com que aplacaria este a seu senhor? porventura não seria com as cabeças destes homens?”

É digno de nota que este e os outros versos que virão a seguir trarão consigo a palavra adversário, e no original hebraico significa satã. Mas, o que o verso acima associa? Quando Davi fugiu de Saul se refugiou com os Filisteus, e estes estavam em guerra contra Israel, agindo de astúcia os príncipes dos Filisteus não permitiram a Davi ir à peleja contra os seus irmãos israelitas, com medo dele Davi se rebelar contra eles os Filisteus. Lembrando também que a palavra adversário (satã) no original quer dizer, “alguém que se opõe”.

2ª Sm.19. 22 “Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? morreria alguém hoje em Israel? porque porventura não sei que hoje fui feito rei sobre Israel?”  A questão aqui envolve a Simei o qual a bíblia diz ser descendente de Saul, este Simei quando Davi fugiu da revolta de seu filho Absalão, Simei começou a lhe atirar pedras. Quando Davi se fortaleceu no reino novamente Simei veio suplicar perdão, então Abisai chamado filho de Zeruia intentou matar a Simei.

Foi quando Davi lhe disse que ele e seus irmãos estavam lhe sendo por adversários ou satã. Estaria Davi dizendo que existem satanases? Ou os adversários que estavam lhe resistindo eram simplesmente pessoas do seu reino? Naturalmente Davi se referiu a seres humanos, não há espaço aqui para se acreditar que ele se referia a um ser espiritual e muitos menos vários deles.     

Na próxima passagem a bíblia ARA traduz simplesmente por inimigo onde o original hebraico diz satã; 1ª Rs. 5. 4 Porém a mim o Senhor, meu Deus, me tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma”. Já a ARC diz: “Porém agora o Senhor, meu Deus, me tem dado descanso de todos os lados; adversário não há, nem algum mal encontro”. O contexto reforça a ideia de que Salomão tratava de inimigos humanos, não se pensava em seres espirituais.

Mas Pouco depois já há dois satãs para Salomão, 1ª Rs. 11. 14 Levantou o Senhor contra Salomão um adversário, Hadade, o edomita; este era da linhagem real de Edom.” 1ª Rs. 11. 23Também Deus levantou a Salomão outro adversário, Rezom, filho de Eliada, que havia fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá.” Novamente a Bíblia descreve inimigos adversários humanos, não menciona nada de um adversário (satã) espiritual. Sl. 109. 6 “Suscita contra ele um ímpio, e à sua direita esteja um acusador.”  Esta tradução é da ARA. No original a palavra acusador é satã. Estaria Davi invocando um ser espiritual para ser o acusador do seu inimigo? Não, esta não é a mentalidade que permeia o AT. A acusação referida significa alguém acusar os erros literalmente, já a versão ARC diz: Põe acima do meu inimigo um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.”

Será que a oração de Davi foi para que esse homem o seu inimigo ficasse rodeado por um ser maligno lhe acusando, ou a sua oração foi para que ele tivesse alguém que lhe resistisse que lhe fosse por adversário? Qual seria a vantagem ou mérito para Davi acreditar que o seu inimigo tivesse a sua direita de forma espiritual um acusador invisível? Não adiantaria nada. Como a palavra acusador significa satã, os tradutores aproveitando o fato da aceitação cristã com relação ao diabo resolveram adicionar de uma forma literal e completa a palavra satanás em algumas traduções.

Depois do exílio babilônico, satã personifica alguém que estava tentando resistir o sumo sacerdote Josué. Dentre os servidores de Josué, um deles tem o cargo de satã, de acusador. Satã é um cargo não uma pessoa. Não é um nome próprio, é um título. Zc. 3. 1 “E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor”. Um fato interessante é que a palavra hebraica opor significa satã, sendo assim satanás estava ali para ser satanás.

Zc. 3. 7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram”. Reparem que o verso 7 trata de questões terrenas, relacionadas a Jerusalém daqueles dias, Josué deveria ser integro, disse o Anjo, agindo assim ele julgaria o povo, nada relaciona que satanás estava lhe acusando com o objetivo dele Josué perder a salvação, isso é interpretação.

Zc. 3. 8 “Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens de presságio; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.”  O verso 8 vem confirmar o fato que Josué não trabalhava sozinho, significando que entre os seus colaboradores existia alguém ali que estava lhe opondo, estava lhe resistindo.

O termo Satã é aplicado também ao anjo do Senhor no Livro dos Números: Nm. 22. 32 “Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim”. A palavra adversário é satã, reparem que neste verso o satã é um ser justo o qual repreende a perversidade de Balaão, se aplicado como interpreta a cristandade o verso seria no mínimo estranho.


Também nas Crônicas, Satã significa a oposição feita pelo próprio Deus. 1ª Cr. 21. 1 “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel”. A bíblia também diz que foi o próprio Deus quem fez isso, 2ª Sm. 24.1 Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá.” Satanás no AT. Não significa um ser espiritual do mal, nunca designa um ser que possamos considerar um demônio no sentido, errado, tão difundido entre os cristãos de um ser espiritual e perverso. Significa oposição, resistência e mesmo a própria inimizade do homem para com o homem. 

Evandro.