terça-feira, 2 de outubro de 2018

Uma interpretação bíblica do satã do livro de Jó.

Jó. 2. 1 "E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles”. A interpretação popular que há milênios e dada para este verso é que Satanás é um anjo (caído) que veio do céu com o objetivo de criar problemas para a vida de Jó. Os problemas seriam dois, interferir diretamente na saúde de Jó, com o objetivo principal de afastá-lo de Deus.

Algo que deve ser salientado, no entanto é que "Satanás" é mencionado apenas nos dois primeiros capítulos de Jó, contudo, em nenhuma parte do livro é explicitamente definido como sendo um anjo. O que a tradição popular não ensina e de fato omitem é que a expressão filhos de Deus não significa unicamente que sejam os Anjos, por exemplo: Gn. 6. 2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Assim sendo esta frase "filhos de Deus" pode referir-se àqueles que têm uma verdadeira compreensão de Deus, Rm. 8. 14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. 2ª Co. 6. 17-18 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”. E ainda segundo a bíblia, os Anjos ditos seres celestiais, não fazem acusação contra aqueles que são considerados filhos de Deus, 2ª Pe. 2. 11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.

Assim sendo, nós não podemos provar conclusivamente que Satanás era um filho de Deus ou um ser celestial, pelo simples fato de que no final do verso 6 de Jó nos é dito que satanás veio entre eles, no caso os filhos humanos de Deus. Porque podemos concluir que “satanás” estava entre aqueles professos filhos de Deus aqui na terra? Sl. 5. 4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal”. Hc. 1. 13 “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele”?

A cristandade como um todo tem ensinado que o Anjo caído foi expulso do céu, basicamente no período da organização da terra, assim sendo cabe uma pergunta: como pode o Anjo caído expulso, desligado das cortes celestes e mesmo assim ter acesso ao céu em um período posterior? Esta afirmação contraria não só a posição defendida pela cristandade; onde afirmam categoricamente ter sido expulso para a terra e também contrariam os versos bíblicos lidos a cima onde nos é dito que o mal não pode permanecer na presença de Deus. 

Como mencionei anteriormente a posição de fendida pela interpretação popular, ou pela cristandade em geral é que satanás veio trazer problemas para Jó e entre eles um problema de saúde, com o intuito de fazê-lo aborrecer-se de Deus, no entanto os versos a seguir nos mostram ao contrário, Jó 2. 10Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios”. Jó 16. 11Entrega-me Deus ao perverso, e nas mãos dos ímpios me faz cair”. Jó 23. 16Porque Deus macerou o meu coração, e o Todo-Poderoso me perturbou. Jo. 42. 11Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro”.

Observe que Jó não acreditava que Deus pudesse trazer apenas coisas boas para sua vida, em nenhuma parte ele se queixa de que Satanás lhe trouxe problemas. Jó percebeu que seus sofrimentos vieram para poder fazê-lo conhecer Deus na prática e não apenas na teoria Jó. 42. 5-6 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Como registrado em Jó 2. 1 onde nos é dito que os filhos de Deus juntamente com satanás terem ido a presença do Senhor não significa uma ida literal perante Deus, em outras palavras não quer dizer necessariamente que eles estavam no céu. Por exemplo: Gn. 4. 16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden”. Dt. 19. 17 Então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias”. Dentro do contexto bíblico estar na presença de Deus dignifica estar perante um representante, Caim estava perto de um representante o qual a bíblia não diz quem foi, dois homens levaram uma demanda para os juízes os quais representavam a Deus, e o próprio Jesus foi levando perante Deus representado pelo sacerdote, Lc. 2. 22 “E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor”.
  
Jó 2. 3-6 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida”.
 
Observe que Satanás não foi autônomo, tinha de receber o poder de Deus, não havia nada em seu próprio direito de fato, o verso 3 nos revela que foi Deus quem apontou, que falou de Jó a Satanás e apesar de ser dito que jó estava nas mãos de satanás não diz que ele fez mal a Jó, vejamos, jó 2. 7 Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça”. Aqui não é dito quem causos as úlceras em jó, pelo contrário diz que Deus é a fonte de seu sofrimento Jó 19. 21 Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou”.

Na verdade, não é dito que satanás fez algo de errado ele simplesmente faz a observação de que pode haver uma relação entre as ofertas oferecidas por jó e as bênçãos materiais que Deus lhe deu. Novamente é enfatizado pelo próprio Jó que Deus realmente trouxe os seus problemas, Satanás só foi o instigador do mesmo, Jó. 6. 4 Porque as flechas do Todo-Poderoso estão em mim, cujo ardente veneno suga o meu espírito; os terrores de Deus se armam contra mim”.     

Baseado no pensamento cristão popular a resposta de Jó deveria ter sido: "Eu estou sofrendo porque Satanás fez isso comigo, não Deus! Já os seus amigos acusadores acreditavam que o problema ocorrido com era devido a algum pecado seu, e para eles Deus estava punindo devido a isso, o fato é que nem os amigos de Jó nem ele mesmo acreditavam que "Satanás" era um ser do mal, sobrenatural e pessoal. Talvez Satanás tenha sido os três “amigos” de Jó, o objetivo deles foi de acusarem Jó de ser um pecador, tanto é que no final do livro eles são repreendido, Jó. 42. 7 Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó”.

Na verdade o livro de Jó é uma desconstrução do satã cananeu e persa os quais eram tidos como criaturas que distribuíam desgraças sobre os seres humanos, lembrando sempre que a palavra Satanás nada mais é do que adversário alguém pode muito bem ser seus “amigos” que invejava Jó, e por isso pleiteavam a Deus para que de alguma forma punisse Jó. Não que Deus tenha atendido somente para satisfazer tal acusador, mas com o objetivo de revelar quem realmente era Jó e sua fé.