domingo, 19 de abril de 2009

Eu e o pai somos um.

Muitas confusões tem surgido na interpretação do texto bíblico declarado por Jesus, que está registrado em João 10:30. Que diz: Eu e o pai somos um. O que quis dizer Jesus com estas palavras? várias são as interpretações que os teólogos dão para esta declaração e entre elas estão: Que Jesus é o Deus eterno, que esta declaração de Jesus reforça o conceito trinitariano, logo se Jesus não fosse Deus ele não poderia dizer que era um com o pai e etc. Na verdade nós sabemos que estas declarações são tendenciosas e inclinadas a apoiar um ponto de vista pré-estabelecido e sem apoio bíblico. E podemos facilmente contradizer este pensamento e reduzi-lo a uma falácia. Apesar de Jesus ter dito, eu e o pai somos um ele não disse. Eu e o pai somos um Deus. Ainda que esta fosse a intenção de Jesus, o que dizer do Espírito Santo? ele não faz parte da trindade? Estas palavras de maneira nenhuma testificam a favor do dogma trinitariano. Algo natural que todos devemos fazer é ler o contexto em que o texto está inserido, neste caso nós devemos ler o capítulo dez de João do verso 22 ao verso 38. Somente assim saberemos o que Jesus quis de fato dizer. Percebemos neste contexto, que quando Jesus afirmou a sua unidade com o pai, os judeus entenderam o mesmo que os trinitarianos entendem atualmente, verso 33. Porém, no verso anterior 32, Jesus começa a ensinar a questão da unidade existente entre ele e Deus. Percebemos também que quando Jesus fazia as obras ele não as fazia sozinho, Deus operava por meio de Cristo, Jesus foi o meio que tornou conhecido os atos de Deus. O fato de Jesus dizer que Deus estava e operava por meio dele revela claramente a questão da unidade declarada em João 10:30. O interessante é que o próprio Jesus para refutar a interpretação errónea por parte dos judeus concernente a sua filiação e unidade com Deus, Jesus simplesmente disse no verso 36 - vocês dizem que eu blasfemo só por que disse sou filho de Deus? Pergunto: se Jesus é o Deus eterno como querem os trinitarianos, por que ele refutou as declarações dos judeus? ficou com medo de represálias? infelizmente é o homem chamando o filho de Deus de mentiroso, no mínimo dizendo o que o próprio Cristo não disse. Percebemos também que mesmo Jesus tendo negado que era Deus os judeus ainda assim queriam prende-lo. Verso 39. Quanto a questão da unidade declarada por Jesus em João 10:30 concernente as obras realizadas por ele é facilmente compreendida sem malabarismos no verso 38 do mesmo capítulo, que diz: Mas se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o pai está em mim, e eu estou no pai. Com isso Jesus passou para os seus opositores que a sua origem era e é celestial, divina e por causa disso Deus era com ele, ou seja, Deus realizou as obras por meio de Cristo, ao passo que Cristo realizou as obras pelo poder de Deus, e isso está em acordo com todos os escritos principalmente do novo testamento. Por exemplo: João 8:29. E aquele que está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. A bíblia explica-se a si mesmo, mesmo no contexto diferente, mas com o mesmo sentido a questão da unidade fica bem esclarecida. João 14:6 a 13. É o mesmo caso de João 10:30. resumirei este contexto. Filipe um dos seus discípulos perguntou no verso 8: - mostra nos o pai, e isso nos basta. Qual foi a resposta de Jesus? Filipe, há tanto tempo estou convosco e não me tens conhecido? se encerrasse-mos a leitura deste verso, teríamos que admitir que Jesus é o seu próprio pai, porém não é este o caso Jesus continua ainda no verso 9 e 10 de João 14: - Quem me vê a mim vê o pai; como dizes tu: mostra-nos o pai? verso 10. Não crês que eu estou no pai e o pai está em mim? As palavras que eu digo não as digo por mim mesmo; mas o pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Outros versos que tratam da unidade do pai com o filho são: Atos 2:22, Atos 10:38 Col. 2:9 e por último II Cor. 5:19 que diz: Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós o mistério da reconciliação. Este verso nos mostra claramente a questão da unidade, ou seja, Deus estava em Cristo. Entendemos e aceitamos que entre Deus e Jesus Cristo, existe uma unidade isso é ponto pacifico, agora usar versos bíblicos fora de contexto para tentar dizer que tal unidade declarada na bíblia significa que os dois formam um único Deus, é um atentado contra a lógica. Até porque dois nunca será um. Portanto quando Jesus disse, Eu e o pai somos um, significa que Deus estava atuando em Cristo e Cristo estava revelando a Deus. Em João 8:29 está escrito: E aquele que me enviou está comigo; o pai não tem me deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.

sábado, 4 de abril de 2009

Como Entender Hebreus 1:6 ?

Hb. 1. 6  "E, novamente ao introduzir o primogênito no mundo diz: e todos os anjos de Deus o adorem." Os que sustentam a doutrina da trindade e isso são quase todas as denominações cristãs, contra argumentam quando se deparam com assuntos contrários ao seu pensamentos doutrinários, e com relação a esta doutrina eles argumentam: Se Jesus não é o Deus eterno, como pode os anjos de Deus o adorarem? não seria isso um tipo de idolatria? 

Seriam essas duas perguntas um empasse para a questão anti trinitariana? Não! E isso por questões bem simples; e resumo essas questões em duas. A primeira é que a citação da qual foi extraído  o capítulo um de hebreus é o salmos capítulo dois, onde acertadamente o autor da carta interpretou como sendo uma citação profética que encontrou seu cumprimento em Jesus, alias, várias citações que tiveram seu cumprimento profético em Cristo tiveram seu cumprimento literal e local nas pessoas que viveram no AT. Mais propriamente nos reis de Israel, entre eles se destacaram Davi e Salomão.

Bem, analisando assim percebemos uma questão importante: seriam essas pessoas deuses? Todos nós diremos, de maneira nenhuma! Ora, se não foram, por que se intitularam como tais? Na verdade eles não se intitularam, isso fazia parte da cultura; a bíblia classifica o Messias, os reis, os juízes, os governantes como sendo elohim, ou deus, veremos apenas um verso que demonstra de maneira clara o que estou dizendo, Zc.  12. 8 "Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles".

Em outro assunto nós veremos essa questão de uma forma mais ampliada. Por ora eu quero destacar, nem sempre quando se refere a elohim ou Deus a bíblia está se referindo ao Deus eterno a quem a bíblia classifica como sendo o pai, e também se realmente Jesus fosse o Deus eterno como querem os trinitarianos qual o motivo haveria se ordenar algo óbvio, como registrado no verso seis de hebreus um? Os anjos não deveriam adora-lo naturalmente? 

A segunda questão que resume bem o que o autor de hebreus está nos dizendo, está no significado original da palavra hebraica adorar, assim também no significado original grego. A palavra adorar em hebraico é shahháh e a palavra original grega é proskynéo. Por exemplo: 1ª Sm. 24. 8 "Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou".

Nos é dito que Davi inclinou-se com o rosto em terra em reverencia ao rei Saul, e a palavra inclinou-se é shahháh.  Vejamos outros episódios nos quais as pessoas adoraram (shahháh) as outras, 2ª Sm. 24. 20 "E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra". Gn. 27. 29 "Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem".

A bíblia nos diz também que os homens curvaram-se diante dos anjos, Js. 5. 13 -14 "E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

Neste verso é destacado a palavra adorar juntamente com o prostrar, no entanto, é preciso levar em consideração o contexto para saber se shahháh e proskynéo estão se referindo a prestar homenagens apenas na forma de profundo respeito por alguém que é superior, no caso: Anjos, Messias, Reis, governantes ou se a adoração era uma forma religiosa ou uma prestação de culto a falsos deuses, ou ao Deus verdadeiro. 

Os israelitas sabiam distinguir  o prostrar para alguém superior em forma de respeito; quanto aos falsos deuses lhes era proibido, Dt. 8. 19 "Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do Senhor teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis".

A palavra hebraica shahháh no sentido de adoração só poderia ser aplicado para o Deus verdadeiro, Sl. 95. 6 -7 "Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz". O mesmo sentido é aplicado no NT. usando a palavra grega proskynéo. Jo. 4. 24 "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". 

Vale lembrar que neste verso Jesus não procurou adoração para si como querem os trinitarianos, pelo contrário, quais foram as palavras de Jesus no monte da tentação? Mt. 4. 8-10 "Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: tudo isto te darei se prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus adorarás e só a ele servirás". 

Assim como a palavra hebraica shahháh, a palavra grega proskynéo não se restringe a adoração no sentido religioso o prestar culto ao criador do universo, o verso a seguir percebemos os soldados romanos agindo com escarnio Mc. 15. 18-19 "E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus! E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram". Embora a palavra proskyneo signifique adoração, sabemos no entanto, que não foi esta a verdadeira intenção dos soldados romanos. 

Um outro caso de proskynéo, mas que não é adoração a Deus é utilizado na parábola do credor incompassivo. Mt. 18. 28 -29 " Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei".         

Como vimos então, as palavras shahháh e proskynéo não estão limitadas ao ato de adoração ou prestação de culto ao Deus verdadeiro, dentro do contexto bíblico ela era bastante abrangente; o que não podemos fazer é utilizar o pensamento que permeia a nossa cultura para tentar dar suporte a uma doutrina ou mesmo uma tendência que desejamos que seja validada.