sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Igreja cristã ou patrística?

A palavra patrística refere-se a ciência que estuda a doutrina dos pais da igreja. Percebam: doutrina dos pais da igreja, não doutrina bíblica. Todos os cristãos da atualidade acreditam que o ensinamento cristão no que compreende as suas doutrinas e práticas é uma extensão do cristianismo primitivo ou apostólico, a realidade bíblica e histórica nos mostra que isso não é uma verdade. O cristianismo contemporâneo tem em comum com o cristianismo primitivo somente o nome e nada mais do que isso. O que é um segmento? Em se tratando de religião é dar seqüência a algo que já existia, por exemplo: mesmo convertido ao Messias Jesus, Paulo dava seqüência aos ensinos do chamado velho testamento. At. 24: 14 “Mas confesso-te isto: que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas”. A bíblia é clara em nos mostrar que os discípulos de Jesus não faziam nenhum esforço para poder interpretar algum ponto das escrituras, e nem mesmo adicionar algo a ela, eles tinham uma religião e um Deus, o que passou a ser novidade para eles foi: anunciar a Jesus como o Messias esperado. Jo. 20: 31, At. 2: 36, 8: 37, 18: 5. e compartilhar o ensinamento do mestre Mt. 19: 21 At. 2: 45, esta pratica era realizada entre os irmãos da comunidade. Já nos padres apologistas a infiltração do pensamento filosófico foi evidente. Aristides de Atenas principia sua Apologia com uma demonstração da existência de Deus segundo o argumento de Aristóteles e São Justino acreditava que os pensadores gregos tinham tido acesso aos livros de Moisés. Justino afirma também que Deus é a causa de toda a existência, tendo criado todas as coisas no início a partir da matéria informe, conforme o ensinamento de Platão que Justino supõe que tivesse sido tomado do Gênesis. Embora, entretanto, Platão considerasse a matéria pré existente como eterna, Justino provavelmente interpretava que Deus tivesse criado primeiro a matéria da qual ele teria formado o cosmos. Justino afirmou igualmente que em criando e sustentando o Universo, Deus usou o seu Logos ou Verbo como instrumento. Os demais apologistas concordam com as colocações de Justino, embora sejam mais definidos a respeito da criação a partir do nada. Taciano coloca que a matéria a partir do qual o Universo foi feito foi ela mesma criada pelo "Único Artífice do Cosmos", que a criou através do seu Verbo. O que percebemos na realidade foi uma introdução de novos pensamentos dentro do cristianismo original, Como por exemplo: a questão do verbo, para a igreja apostólica o verbo não era uma pessoa, mas sim o a palavra criadora de Deus conforme nos diz salmo 33: 6 e 9. Estes pensamentos foram estabelecidos como normas nos concílios eclesiásticos que tiveram lugar nestes dois milênios. Os concílios pós apostólico: antes, porém veremos o que a bíblia nos diz sobre novos ensinamentos. Pv. 30: 6, 1ª Co. 4: 6, Gl. 1: 6-9 É um fato reconhecido que o anti-judaísmo, ou o anti-semitismo cristão, ganhou um novo impulso com a tomada do controle do Império Romano e essa força foi fortalecida quando a igreja de Cristo passou a ser dividida. De um lado os seguidores de Cristo seguindo o que haviam herdado de Jesus e dos apóstolos e de um outro os cristão que influenciados pela filosofia e estimulados pelo anti semitismo passaram a introduzir pensamentos discordantes das escrituras. Sendo o primeiro pensamento a introdução da guarda do domingo. Onde no concílio de Niceia em 325 DC. introduziram parcialmente um pensamento filosófico que foi amadurecendo até que passou a fazer parte das doutrinas da igreja, a doutrina da trindade. Ou melhor, a doutrina da bindade, sim pois, nesta época o segundo grupo de cristãos reconheciam Deus o pai e Deus o filho, como sendo as duas pessoas da divindade. Algo que era desconhecido para os apóstolos. Somente em 381 DC. No concílio de Constantinopla foi que introduziram o espírito santo como sendo a terceira pessoa da divindade. Os posteriores Concílios da Igreja manteriam esta linha. O Concílio de Antioquia 341 DC. proibiu aos cristãos a celebração da Páscoa com os Judeus. O Concílio de Laodiceia 363-364 DC. Não só proibia como amaldiçoava os cristãos de observar o Shabbat e também confirmou a guarda do domingo. O Concílio de Calcedônia foi um concílio ecumênico que aconteceu em 451 DC. Foi o quarto dos primeiros sete Concílios da história do cristianismo, neste concílio foi repudiada a doutrina de Eutiques relativa ao monofisismo ou seja, a consideração de uma única natureza em Cristo e declarada as duas naturezas, humana e divina na pessoa de Jesus. Monofisismo ou eutiquianismo: Eutiques foi um monge de Constantinopla, que fundamentou a heresia do monofisismo. Eutiques Afirmou que em Cristo existe uma só natureza: a divina. Nestorianismo: é uma doutrina “cristológica” que na realidade é mais uma heresia proposta por Nestório, Patriarca de Constantinopla, Nestório afirmava que em Jesus Cristo, existiam duas naturezas ou pessoas: a divina (Cristo, filho de Deus) e a humana (Jesus, filho de Maria). Vemos atualmente que os protestantes na sua grande maioria seguem o ensinamento de Nestório, algo que foi condenado como herético pelo primeiro concílio de Éfeso em 431 d.C Contrariando a Eutiques e a Nestório, diversos Padres da Igreja nos três primeiros séculos defenderam Maria como a Theotokos, ou mãe de Deus, como Orígenes (254), Atanásio (330) e João Crisóstomo (400). O Concílio de Éfeso decretou esta doutrina dogmaticamente em 431. Olhando pela ótica dos concílios estes homens tiveram razão, e os “protestantes” estão completamente errados, vejamos: se defendo que Jesus é Deus logo terei que admitir que Maria naturalmente é mãe de Deus, o concílio de Calcedônia diz, que não existe divisão nas naturezas. (...Um só e mesmo Cristo, Senhor, Filho Único que devemos reconhecer em duas naturezas, sem confusão, sem mudanças, sem divisão, sem separação...) se creio na doutrina da trindade, naturalmente devo crer em Maria como sendo a mãe de Deus. Os protestantes, argumentam que Maria é mãe somente de Jesus homem e não Jesus Deus, eco do nestorianismo porém contrariam com isso a própria crença que professam e defendem. Ou seja, aceitam somente em partes o que os pais da igreja elaboraram e dogmatizaram nos concílios. O que a bíblia nos diz sobre isso? Is. 5:20.