quarta-feira, 21 de março de 2012

Lei de Deus e lei de Moisés, termos Sinônimos.

O verso de 2ª Co. 13.8 diz: (Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.) Em se tratando de questões religiosas todos nós dizemos que defendemos a verdade bíblica, principalmente quando tal assunto que propomos defender já está incrustado em nossas mentes. 

Um assunto deveras interessante e de grande controvérsia no meio religioso que para mim era algo definido, mas que atualmente tem despertado em minha mente alguns questionamentos, me refiro à lei de Deus. Por mais de quinze anos acreditei que a lei de Deus era dividida em duas partes. 

Ou seja, fui ensinado por todo esse tempo que a lei dos dez mandamentos escrita nas tábuas de pedra era eterna, perpétua, lei de Deus, lei moral, Ex. 31.18 (E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

E que a lei escrita no rolo conhecida como livro da lei era a lei de Moisés, a qual continha preceitos e estatutos passageiros passiveis de serem revogados. Dt. 31. 26 (Tomai este Livro da Lei e ponde-o ao lado da arca da Aliança do SENHOR, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.) Porém, posso assegurar quão grande ilusão e essa. 

Na realidade tal doutrina só tem lugar para poder dar apoio a outros ensinamentos, mas tal ensinamento quando analisado imparcialmente não tem apoio bíblico. Digo isso baseado em uma simples questão, questão essa que passa desapercebido por todos que defendem uma dicotomia da lei de Deus, a pergunta simples é: 

Qual verso bíblico que nos mostra objetivamente que o que foi abolido foram as leis cerimoniais? Nos tempos Bíblicos, esse tipo de expressão: “moral” e “cerimonial”, não existiam, todas as normas eram leis da Torá. Quando um profeta queria falar da lei para o povo Ele não dizia: “é lei cerimonial ou esta é moral.” 

Primeiro precisamos saber o que é algo moral: é um Conjunto dos princípios e valores morais de conduta do homem. Bons costumes, que procede com justiça. = correto, decente, honesto, integro, justo. Existia ou não, leis morais no livro da lei? Lv. 18.7 (Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez.) Lv. 19.35 (Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.

 Esses e outros textos nos mostram que a lei moral se encontra também no livro da lei, chamado de lei de Moisés. Ao fazermos um estudo mais aprofundado veremos que lei de Deus e lei de Moisés são sinônimas, termos intercambiáveis. Mc. 7.8-10 (Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.) Ora, este mandamento não é lei de Moisés mas dos dez mandamentos Ex. 20.12 ( Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

Equivocou-se Jesus aludindo a lei de Deus como lei de Moisés? De maneira nenhuma! Fato é que não existia tal separação de leis. Ne. 8. 1, 8. Reparem que no verso. 1 é dito que é o LIVRO DA LEI DE MOISÉS, mas no verso. 8 é dito: LIVRO DA LEI DE DEUS. 

Percebemos então que a palavra lei é uma coisa só. Verso (1) (Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha prescrito a Israel.) Verso (8) (Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.) 

Lc 2.39, (Cumpridas todas as ordenanças segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.) Ordenanças da Lei, de “Moisés” são ditas como Lei do Senhor. Na realidade não existe lei de Moisés, mas sim lei de Deus. 

Ne. 10.28-29 (O resto do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo e todos os que se tinham separado dos povos de outras terras para a Lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham saber e entendimento, firmemente aderiram a seus irmãos; seus nobres convieram, numa imprecação e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada por intermédio de Moisés, servo de Deus, de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Deus, e os seus juízos e os seus estatutos.) 

Segundo os sábios judeus a lei de Deus contém 613 preceitos entre “pode e não pode fazer” e todas elas indistintamente faziam parte da antiga aliança que Deus fez com Israel. E segundo a bíblia dois são os Mandamentos mais importantes; 

  Mt. 12. 34-39 (Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.)

Na próxima postagem continuarei a abordar o assunto...

domingo, 11 de março de 2012

As pérolas de Ellen White.

Na antiga aliança o povo de Israel foi ensinado por Deus a examinar um verdadeiro profeta. O termo profeta no hebraico é Nabiy’ que quer dizer: porta voz, orador, profeta, a palavra profeta aplica-se também ao falso profeta e ao profeta pagão. 

Como era e deve ser a vida de um verdadeiro profeta? Sem dúvida o profeta é um ser humano comum, como qualquer um de nós, sujeitos as mesmas fraquezas e tendências. O que a bíblia nos ensina sobre os profetas? Nos dias da antiga aliança os dois versos bases que os judeus utilizavam para definir o profeta verdadeiro são: Dt. 18.22, (Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o Senhor não disse; com soberba, falou o tal profeta; não tenhas temor dele.) Jr. 28.9. (O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do Senhor.) 

Apesar de serem humanos os profetas tinham que fazer valer a vontade de Deus, ou seja, deveriam viver e ensinar, de acordo com os ensinamentos bíblicos. E quanto ao profeta verdadeiro, tudo o que ele profetizasse em nome do Senhor deveria acontecer. Na era cristã, muitas pessoas se levantaram e se levantam dizendo que foram e são instituídas por Deus como o seu porta voz na terra, porém, vale salientar que o objetivo principal dessas pessoas é fazer valer os seus ensinamentos e suas ideologias. 

Nesta postagem analisaremos a pessoa de EGW. A profetiza dos adventistas, a primeira investigação a se fazer é: o que EGW. falou se cumpriu, ou está sendo confirmado pela história? A bíblia como um todo nos informa que as palavras, as predições de um verdadeiro profeta devem se cumprir: Baseado nisso será que EGW. Passa no crivo bíblico do profeta verdadeiro? 

O que disse Ellen G. White? “Minha missão abrange a obra de um profeta, mas não termina aí.” (Orientação Profética no Movimento Adventista, p. 106) 

“Disse o meu anjo assistente. Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. O destino das almas depende da maneira em que forem elas recebidas". (Primeiros Escritos, p. 258) 

“Nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca de Seus Profetas e apóstolos”. Nestes dias Ele lhes fala por meio dos Testemunhos do Seu Espírito. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao Seu povo a respeito de Sua vontade e da conduta que este deve ter.” (Testemunhos Seletos, vol. II, p. 276, 2ª edição, 1956) 

"Nestas cartas que eu escrevo e nos testemunhos, eu sustento: Eu estou lhe apresentando o que o Senhor me apresentou. Eu não escrevo um artigo no jornal (revista) expressando meramente as minhas próprias idéias. É o que Deus me revelou em visão. Os preciosos raios de luz vindos do trono de Deus". Testimonies 5 p. 67. 

Com estas declarações EGW. Colocou-se como uma verdadeira profetiza do senhor. Mais ainda, Ela se julgou com uma missão mais abrangente e mais importante que os homens dos dias bíblicos. 

Algumas pérolas da profetiza. A afirmação de Ellen White acerca do amálgama entre seres humanos e bestas era, não só uma das mais controvertidas que ela já fez por escrito, mas também uma das mais embaraçosas para a igreja. Em 1864, a Sra. White escreveu o seguinte: "Mas se há um pecado acima de todo outro que atraiu a destruição da raça pelo dilúvio, foi o aviltante crime de amálgama de homem e besta que deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte”. “99”.

 "Toda espécie de animal que Deus criou foi preservada na arca. As espécies confusas que Deus não criara, resultantes da amalgama, foram destruídas pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amálgama de homem e besta como pode ser visto nas quase infindáveis variedades de espécies animais e em certas raças de homens."100”

Em 1858, a Sra. White escreve acerca de Herodes como se o mesmo Herodes que participou no julgamento de Jesus houvesse também matado a Tiago: "O coração de Herodes havia se endurecido ainda mais; e quando ouviu que Cristo havia ressuscitado, ficou muito perturbado. Ele tirou a vida de Tiago, e quando viu que isso havia agradado aos judeus, apoderou-se de Pedro também, com o propósito de matá-lo."109”

Depois que a Sra. White publicou essa afirmação, descobriu-se que havia sido Herodes Antipas o que tomara parte no julgamento de Cristo, e Herodes Agripa o que executou a Tiago. Este erro foi corrigido quando essa parte do livro tornou a ser publicada em 1878 sob o título Spirit of Prophecy, Vol. 3: e este livro não foi publicado em português. 

O Dr. Fred Veltman posteriormente publicou suas descobertas em O Desejado de Todas as Nações, e observou: "Implícita ou explicitamente", Ellen White, e outros que falaram em nome dela, não admitiram, e até negaram, a dependência literária [cópias] da parte dela." "Devo admitir desde o começo que, na minha opinião, este é o problema mais sério a ser deparado com relação à dependência literária de Ellen White. Isto assesta um golpe ao coração de sua honradez, sua integridade, e, portanto, sua confiabilidade."98”

No Brasil existem mais de 50 livros publicados de Ellen White (entre originais e coletâneas), sendo 48 livros Oficiais. Vejamos a porcentagem de citações em alguns dos seus livros mais difundidos na sociedade (Fonte: Herbert E. Douglas, Mensageira do Senhor, p. 463): 1) O Desejado de Todas as Nações — 31% ou 1/3 do Desejado de Todas as Nações, de vários autores, e até de romances de ficção (a pesquisa levou 8 anos [1980-1988] e consumiu meio milhão de dólares). 

(2) O Grande Conflito 15, 11% em citações e 5,05% sem citações, no total de 20,16%* Em Sketches From de Life of Paul (Relatos da Vida de Paulo) fica em terceiro lugar, com 12,23% de empréstimos literários. Este livro não foi publicado no Brasil. (3) Caminho a Cristo - 6,23% (4) Atos dos Apóstolos- 3,05% (5) Fé e Obras - 2,97% (6) Testemunhos para a Igreja V. 5- 2,82% (7) Mensagens aos Jovens 2,67% (8) Patriarcas e Profetas 2,28% (9) Mensagens Escolhidas V. 1 2,03% (10) Testemunhos para a Igreja Vol. 4. - 1,88% (11) Profetas e Reis- 1,51%. 

Apesar do livro o desejado de todas as nações conter 31 por cento de plagio não é assim considerado. Os críticos acusaram Ellen White de plágio porque ela incluiu tais seleções de outros autores em seus escritos. Mas o mero uso da linguagem de outro não constitui roubo literário, como observou o advogado Vincent L. Ramik, especialista em casos envolvendo patente, marca registrada, e direitos autorais. 

Mensageira do Senhor, p. 461. O que EGW passou a descrever vai completamente contra os ensinos do novo testamento, disse ela: O sangue de Cristo, ao mesmo tempo em que livraria da condenação da lei o pecador arrependido, não cancelaria o pecado;... “Patriarcas e Profetas pg. 357”. O que a bíblia nos diz? 1ª Co. 1.18, Ef. 2.5, 2ª Tm. 1.9, Tito 3.5 Hb. 9.12

Foi me mostrado o grupo de pessoas presentes à assembléia. Disse o anjo: "alguns, alimentos para os vermes, alguns submetidos às sete últimas pragas, alguns estarão vivos e permanecerão sobre a terra para serem trasladados por ocasião da vinda de Jesus”. 1T, 131 e 132 (1856) Chegará à hora; não está muito distante, e alguns de nós que agora cremos estarão vivos sobre a terra e verão confirmar-se a predição, e ouvirão a voz do arcanjo e a trombeta de Deus ecoar de montanhas, de planícies e do mar às partes mais longínquas da terra. RH, 31 de julho de 1888Aqui EGW. Profetizou algo que o próprio Cristo diz não conhecer. M.t 24.36.  

EGW disse que os anjos guardam o túmulo de Miller, disse Ela: “os anjos vigiam o precioso pó deste servo de Deus, e ele ressurgirá ao som da última trombeta” Primeiros escritos p. 258. Dizendo isso Ela se contradiz, pelo fato de afirmar que a salvação só é declarada após o juízo investigativo, se é assim como Ela sabia do destino de Miller?

“98” Fred Veltman, Ph.D., Ministério , nov. 1990, pp 11,14.
“99” Ellen White, Spiritual Gifts , vol. 3 Pág .64, 1864
“100” Ibid Pág. 75
“109” Ellen G. White, Spiritual Gifts , vol. 1, p. 71.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Pode o imortal se tornar mortal?

1ª Co. 15.46-47Se Cristo preexistia à força do argumento de 1ª Coríntios 15.46-47 está perdida. Veja o argumento dos crentes na preexistência de Jesus sobre esta passagem, dizem eles: Antes de se tornar carne o Logos era “plenamente divino”; ao vir salvar o homem, passou a ser plenamente humano. Sendo possível o carnal ganhar natureza espiritual, na volta de Jesus, também é possível o espiritual ganhar natureza carnal. Os anjos que pecaram, criados para serem imortais, sofrerão a morte. Imortalidade, na concepção que temos somente o Pai não pode perdê-la. Esse geralmente é o argumento que os trinitarianos e os que crêem na preexistência dizem. 

Mas, pelo contexto da passagem de 1ª coríntios fica claro que a idéia proposta não tem nenhum sentido. O assunto deste capítulo é a ressurreição, portanto de saída, não tem nada a ver com uma suposta existência anterior (preexistência). Veja o contexto: 1ª Co. 15.44. (Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual). 

Aqui Paulo fala do momento em que na ressurreição, o corpo natural, corruptível, (se transformará em imortal e incorruptível). Somente este versículo, poderia dar margem a uma idéia de que se há corpo natural, poderia haver também corpo espiritual antes do natural, mas qual seria a ordem, espiritual primeiro e depois natural? Não. Veja: 1ª Coríntios 15.46 – (Mas, não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual). Observem a ordem, primeiro o NATURAL, depois o ESPIRITUAL. 

Em relação ao verso 47 - O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu, Paulo está mantendo a mesma ordem, primeiro natural – da terra e o segundo espiritual – do céu, pois Cristo já se encontrava no céu, após a ressurreição  havendo recebido do Pai a imortalidade. Nós hoje trazemos a imagem dos homens terrestres, mas por ocasião da ressurreição traremos então a imagem do homem celestial, Jesus ressuscitado. 

Mas, se Cristo pré-existia, então essa ordem é invertida - espiritual primeiro, depois natural. Como então ele é o primogênito entre muitos irmãos conforme Rm. 8.29, se de fato a sua experiência é contrária a de seus irmãos? Portanto, cabe a seguinte pergunta: mediante a palavra de Deus, É POSSÍVEL, O ESPIRITUAL GANHAR NATUREZA CARNAL? ESTA IDÉIA MAIS SE PARECE COM O ESPIRITISMO!!!! A Bíblia não diz nada disso: que Jesus tornou-se mortal aniquilou em si a imortalidade, entregou sua condição de divino. Tudo são invenções. 

O que parece, nesta forma de crer é que Jesus era como uma alma ou espírito que encarnou em um corpo. Isto não é bíblico. A IMORTALIDADE. No que se refere à IMORTALIDADE, NÃO DEVEMOS ESPECULAR, APENAS APRESENTAR textos bíblicos que comprovem estas afirmações. É óbvio e concordo que sendo Deus onipotente, nada O impede de realizar e fazer aquilo que Ele realmente quiser. Mas, discordo quanto a dizer como AQUELES QUE ACREDITAM NA PREEXISTENCIA: “Quanto ao imortal não poder morrer, somente se nele não existir a onipotência”! Isto é pura especulação, sem apresentar nenhum texto bíblico comprobatório. Não existe na bíblia a idéia de seres imortais que passam a serem mortais. Esta idéia é pagã! 

Com relação à imortalidade, afirmo o seguinte: Não existe na bíblia a idéia de um ser imortal, se tornar mortal; A própria definição da palavra (IMORTALIDADE) em si mesma encerra esta verdade. A natureza de Deus é ESSENCIALMENTE IMORTAL, É DIFERENTE DA NATUREZA DO HOMEM, QUE É ESSENCIALMENTE MORTAL. Era típico no pensamento Judaico que qualquer coisa de suprema importância no propósito de Deus - Moisés, a lei, o arrependimento, o Reino de Deus, e o Messias - hajam “existido” com Deus desde a eternidade. Nestes termos João pôde falar da crucifixão como havendo “ocorrido” antes da fundação do mundo. Ap. 13.8.

Pedro, escrevendo mais tarde no primeiro século, ainda conhece da “preexistência” de Jesus somente como uma existência no pré-conhecimento de Deus 1ª Pe. 1.20. Sendo Cristo ser humano e mortal, pois há diversos textos que provam que ele morreu de fato e que era ser humano de fato, obviamente podemos concluir pela palavra que Ele é imortal "hoje", por causa da ressurreição que lhe foi efetuada pelo Pai. Cito abaixo apenas alguns versos, pois penso serem diretos no que se refere à questão da imortalidade de Jesus, e se o leitor atentar para eles vai ver que Paulo fala claramente que ser imortal (no caso de Jesus) é somente após a ressurreição, não antes. Rm. 6.9

Observem que é apenas na condição PÓS-RESSURREIÇÃO que a imortalidade DE JESUS é possível? TENDO SIDO CRISTO RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS, JÁ NÃO MORRE. SE CRISTO JÁ TINHA SIDO IMORTAL E SE DESFEZ DA IMORTALIDADE, PARA PODER MORRER, ESTE VERSO ESTÁ SOLTO NA LÓGICA, NÃO TEM SENTIDO NENHUM. ESSA CONDIÇÃO COMO DESCRITA POR PAULO, NÃO ADMITE UM SER IMORTAL ANTERIORMENTE, QUE PASSA A SER MORTAL, PARA DEPOIS PASSAR A IMORTALIDADE NOVAMENTE. NÃO É ESSA A CONDIÇÃO PROPOSTA POR PAULO AQUI.

E não é somente este versículo que apóia esta idéia, citarei outros para confirmar: 1ª Co. 15.54 – (E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória).  2ª Co. 5.4(Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida). 

Reafirmo que não existe na bíblia a idéia de SERES IMORTAIS QUE PASSAM A SER MORTAIS - ESTA IDÉIA É PAGÃ. (Imortalidade é o oposto à morte - Veja o significado no dicionário VINE: IMORTALIDADE - (athanasia) - a, privativo; thanatos, morte). Se traduz assim em 1ª Co. 15.53,54, do corpo glorificado do crente; Em 1ª Tm. 6.16, da natureza de Deus. Nos tempos antigos este termo tinha ampla conotação de estar livre da morte. Sem dúvida, no NT, athanasia expressa mais que imortalidade, sugerindo a qualidade da vida desfrutada, como é evidente em 2ª Co. 5.4; Para o crente o que é mortal há de ser «absorvido pela vida». Como podemos ver, não há condição de SER DESPIDO (IMORTAL, SE TORNANDO MORTAL), mas o oposto sim (O MORTAL SENDO ABSORVIDO).

Marcelo Alexandre do Valle