domingo, 2 de janeiro de 2022

Estão certos os adventistas sobre a segunda besta do apocalipse?

 Ap. 13. 11 “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.” Os adventistas do 7º dia, por meio da profetiza Elen G. White, a qual é identificada pelos mesmos como sendo a porta-voz de Deus identificam a primeira besta encontrada no livro do apocalipse, como sendo o papado. Qual é então, a interpretação dada por eles, referente a segunda besta?

No livro o Grande Conflito na página 440 nós temos a resposta: (Mas a besta de chifres semelhantes aos do cordeiro foi vista a "subir da terra". Em vez de subverter outras potências para estabelecer-se, a nação assim representada deve surgir em território anteriormente desocupado, crescendo gradual e pacificamente. Não poderia, pois, surgir entre as nacionalidades populosas e agitadas do Velho Mundo - esse mar turbulento de "povos, e multidões, e nações, e línguas". Deve ser procurada no Ocidente).

Percebe-se então, que a interpretação dada pelos adventistas, que terra em profecias significa lugar desabitado; e no mesmo livro e na mesma página ela continua dizendo: (Que nação do Novo Mundo se achava em 1798 ascendendo ao poder, apresentando indícios de força e grandeza, e atraindo a atenção do mundo? A aplicação do símbolo não admite dúvidas. Uma nação, e apenas uma, satisfaz às especificações desta profecia; esta aponta insofismavelmente para os Estados Unidos da América do Norte.)

Qual é a base bíblica que é utilizada para descrever a terra como sendo um lugar deserto? Na verdade eles utilizam textos soltos, adaptando-os a sua maneira, por exemplo: Jó 38. 26 “Para chover sobre uma terra onde não há ninguém e no deserto, em que não há gente.” Jr. 51. 43 “Tornaram-se as suas cidades em assolação, terra seca e deserta, terra em que ninguém habita, nem passa por ela filho de homem.”

Assim sendo, para os adventistas, a segunda besta do livro do apocalipse é os EUA. A base para essa interpretação sugerida pelos adventistas como sendo a realidade última é o fato da bíblia dizer que essa besta sobe da terra e que tem dois chifres, semelhantes aos de um cordeiro, mas que fala como dragão. Para eles terra em profecias, significa lugar desabitado e ter dois chifres semelhantes, não torna esse animal um cordeiro, a sua verdadeira identidade é de um dragão.

Encontramos um resumo desse pensamento no livro compilado, publicado pelos ADS. Seminário - revelações do apocalipse. É dito: "... As água simboliza áreas do mundo que têm uma grande população. 'As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas' (Apocalipse 17:15). Portanto, a terra representa o oposto. Significa que essa nova nação surgiria em uma área do mundo que estava virtualmente despovoada antes do final do século XVIII."

E continua: "...Os chifres representam reis e reinos ou governos. Neste caso, eles representam os dois princípios de governo da América: a liberdade civil e religiosa. Esses dois princípios de governo também foram rotulados de 'republicanismo' (um governo sem um rei) e 'Protestantismo' (uma igreja sem um papa). E finaliza dizendo: “...O capítulo 13 do Apocalipse é claro. Duas superpotências surgirão no tempo do fim: os Estados Unidos da América e o papado.

"...Os EUA se tornarão uma potência perseguidora que forçará as pessoas a irem contra suas Consciências, como fez Roma papal … Os Estados Unidos liderarão as nações do mundo ao forçar a adoração e fidelidade ao Anticristo papal. … Jesus rotula a América protestante do tempo do fim como um "falso profeta" (Apocalipse 19:20; 20:10) porque parecerá espiritual e confiável, mas em vez disso, será satânico em sua conduta … Os Estados Unidos farão uma imagem à besta, legislando a prática religiosa.

Ela aprovará leis que exigem adoração e forçará as pessoas a obedecê-las ou enfrentar a morte. ...Os EUA combinarão o governo civil e o protestantismo apóstata em um "casamento" que apoiará o papado. Isso influenciará todas as nações do mundo a seguirem o exemplo dela. Assim, o papado obterá apoio mundial. …Os Estados Unidos , como chefe desse movimento internacional, influenciarão em seguida as nações do mundo a impor uma sentença de morte universal a todos os que se recusarem a adorar a besta ou a sua imagem.

Essas declarações são compilações dos livros de EGW. É bastante temerário dizer que em profecias “terra” significa lugar deserto ou desabitado, o próprio livro do apocalipse descreve as pessoas vivendo sobre a terra, não significando com tudo um lugar deserto. Ap. 13. 3 e 12 “E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.” “E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada”.

Comprovamos que em profecias, terra pode descrever lugar habitado. A segunda questão que arremata de vez com relação ao equívoco dos ADS é que o continente americano não estava de forma nenhuma vazio, antes da chegada dos europeus. Um estudo que retrata a história dos nativos da América mostrou que os índios estavam na América do Norte há muitos anos antes da chegada de Colombo, a terra estava repleta de numerosas e populosas civilizações indígenas de costa a costa, em todas as regiões da América do Norte*.

Dn. 7. 24 “ E, quanto às dez pontas, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros e abaterá a três reis.” Ap. 17. 12 “E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão o poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.” Os ADS dizem também que os dois chifres semelhantes ao de cordeiro representam a forma de governo dos EUA, eles representam os dois princípios de governo da América: a liberdade civil e religiosa.

A bíblia diz que chifres representam reis e percebemos outra incoerência nessa afirmação, ora eles dizem que os chifres representam reis ou reino e no mesmo momento para adaptar o seu pensamento eles dizem que os dois chifres representam formas de governo

Qual a probabilidade de uma nação ateísta aprovar uma lei impondo a adoração dominical? A Índia, como a China, tem uma população de mais de um bilhão de pessoas e, como a China, a vasta maioria não é cristã. Como à China, a Índia possui armas nucleares. Qual é a probabilidade de que a Índia hindu vá obedecer à ordem dos Estados Unidos de matar os cristãos que guardam o sábado?

Na Europa, a tendência está longe da pena de morte, que é vista como arcaica, desumana e ineficaz por muitas nações europeia. Além disso, a Europa é principalmente pós-cristã e dá pouca atenção aos desejos do papado. A União Europeia tem uma economia que mais do que rivaliza com a dos Estados Unidos, e muitas nações na Europa, como Rússia, França e Reino Unido, têm militares bem equipados e muitas armas nucleares.

As nações da Europa não serão intimidadas pelos Estados Unidos a aprovar qualquer lei que exija a pena de morte. O Paquistão é outra nação com armas nucleares. É extremamente duvidoso que esta nação muçulmana tenha qualquer interesse em fazer cumprir uma lei cristã em seu país, e é improvável que eles sejam intimidados a fazê-lo. Na verdade, é improvável que qualquer uma das nações muçulmanas, representando bem mais de um bilhão de pessoas, aprovasse tal lei.

Finalmente, não menos importante, o país de Israel é uma nação de observadores do sábado. Há rumores de que Israel não possui apenas armas nucleares, mas também uma sofisticada tecnologia de mísseis. Parece extremamente improvável que os Estados Unidos possam coagir Israel a matar os observadores do sábado, uma vez que eles teriam que matar um grande segmento de sua população.

Na verdade os adventistas do sétimo dia interpretam grande parte do livro de Apocalipse como uma revelação sobre sua própria igreja, frequentemente retratada como a vítima inocente dos poderes da besta maligna. Portanto, não deve ser surpresa que a "sentença de morte universal" é a pena imposta aos adventistas inocentes por guardar o sábado do sétimo dia.



*NativeAmericanHistory,"Encyclopedia Britannica,https://www.britannica.com/topic/Native-American/Native-American-history.