sábado, 1 de junho de 2024

Profetiza suscetível.

Jr. 23. 21 “Não mandei os profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; todavia, eles profetizaram.” Toda a base doutrinária da IASD tem a aprovação de Ellen G. White. Na sua fundação a IASD. foi antitrinitariana, isso pode ser demonstrado através das seguintes declarações dos seus líderes: Joseph Bates escreveu com relação a sua conversão em 1827, “Com respeito à Trindade eu concluí ser impossível acreditar que o Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, como também o Todo Poderoso Deus, o Pai, são um e o mesmo Ser.”

Em 07 de fevereiro de 1855 Tiago White escreveu: “A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se tivessem levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos.”

Em 06 de julho de 1869 R. F. Cottrell um pastor adventista disse: “Sustentar a doutrina da Trindade, não é mais que uma evidência da intoxicação pelo vinho que todas as nações beberam. O fato dessa ser uma das principais doutrinas, senão a principal, pela qual o bispo de Roma foi exaltado ao papado, não recomenda muito em seu favor. Isto deveria fazer alguém investigar por si mesmo, como quando os demônios fazem milagres para provar a imortalidade da alma. Se eu nunca duvidei antes, agora eu tenho que ir até o fundo para provar .... ”

Que uma pessoa seja três pessoas, e que três pessoas sejam uma só pessoa, é uma doutrina que nós podemos proclamar ser um doutrina contrária à razão e ao senso comum.” Declaração de Tiago White em 1869. No ano de 1872 foi publicado um folheto redigido por Urias Smith com o resumo das principais doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o qual diz: Existe um Deus, pessoal, um ser espiritual, criador de todas as coisas, onipotente, onisciente e eterno; infinito em sabedoria, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável e presente em toda parte por seu representante (*), o Espírito Santo. Salmos 139:7. Existe um Senhor Jesus Cristo, Filho do Pai Eterno. *representante estava em minúsculo.

Baseado nessas informações achamos muito estranho o fato de E. G. W. Não se manifestar contra esse ensinamento, visto que tudo dentro da denominação tudo passava por seu crivo. Pelo fato de acreditarem que são povo exclusivo de Deus, os adventistas como um todo, se vangloriam de pertencerem a igreja verdadeira. Mas, se prestarmos atenção nas declarações dos pioneiros e líderes adventistas, a mesma passa a se encontrar em uma encruzilhada, isso pelo fato de que na sua fundação os líderes da denominação eram antitrinitarianos, atualmente a mesma denominação mudou a sua crença e passou a adotar o trinitarianismo, com isso surge a seguinte pergunta:

A IASD. Era verdadeira no período do antitrinitarianismo ou passou após ter adotado a posição trinitária? Se disserem que ela era verdadeira nos dias da sua fundação, então agora ela não é mais. Por outro lado se disserem que ela recebeu a plena verdade após o trinitarianismo, então ela não possuía a verdade nos seus primórdios e foi fundada no erro.

E o dilema se avoluma pelo fato de possuírem uma profetiza, alias, o aspecto doutrinário dessa denominação deveria e deve passar pela profetiza Ellen G. White. Sendo assim, porque ela não censurou os pioneiros quando na posição antitrinitária? Pelo contrário, ela endossou o que eles (os pioneiros) defendiam.

Vejamos sua declaração: “Quando o homem vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu Santo Espírito, deixe os homens de idade que foram os pioneiros no nosso trabalho falar abertamente, e os que estiverem mortos falem também, reimprimindo os seus artigos das nossas revistas. Juntemos os raios da divina luz que Deus tem dado, e como Ele guiou seu povo, passo a passo no caminho da verdade. Esta verdade permanecerá pelo teste do tempo e da experiência.” Manuscript Release Vol. 1 pág. 55. É fato também que os pioneiros adventistas não foram unitarianos, mais sim arianos, pelo fato de crerem na geração eterna de Jesus.

Há aqueles que mesmo fora dos círculos do adventismo advogam a ideia de que E. G. W estava fora do país quando houve a mudança doutrinaria referente a divindade. No entanto, ela mesma faz várias declarações em seus livros dizendo que Jesus é Deus, assim sendo, ela realmente endossou a mudança doutrinaria ocorrida em sua igreja. Vejamos suas declarações: “em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada” D.T.N pg. 530.

“Desde toda a eternidade esteve Cristo unido ao Pai” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 228“. Nunca houve tempo em que Ele não estivesse em íntima comunhão com o eterno Deus” evangelismo pg. 615. “Que somos crentes em Cristo, que, cremos na divindade de Cristo e em Sua preexistência” Testemunhos para Ministros, pág. 253. Jr. 23. 16 “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades e falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor”.

Na verdade E. G. W. Era uma profetiza do óbvio, ela seguia a tendência, quando os pioneiros disseram algo, ela aceitou e endossou tal ensinamento, quando os pioneiros faleceram e começou a ocorrer a mudança doutrinária rumo ao trinitarianismo, ela apoiou e fez apologia, as palavras que Elias disse para os israelitas nos seus dias aplica bem para E. G. W. 1ª Rs. 18. 21 “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”.

De um modo figurado coxear é o mesmo que estar indeciso. Para uma profetiza isso é muito ruim, pelo fato de ter demonstrado indefinição em relação a um assunto tão importante. Vimos anteriormente os pioneiros adventistas dizendo que a doutrina da trindade era algo vergonhoso, desvirtuava a personalidade de Deus, ela existe pelo fato da igreja ter parado de ser reformar e etc.

No entanto, eis que surge uma declaração interessante de um teólogo adventista o qual diz:os pioneiros vinham mudando constantemente a sua concepção sobre a divindade, e não publicavam as doutrinas porque já esperavam mudanças e não queriam causar obstáculos à “revelação” que estava por vir! “...porque eles reconheceram que mais verdades estavam vindo e eles não queriam impedi-las, definindo as suas crenças muito rigidamente.”- Jerry Moon - Adventist Review, Abril 1999.

Interessante, aquilo que anteriormente era considerado abominação, agora era revelação de Deus. E a pergunta continua: quando a IASD. Teve a verdade? Nos dias do unitarismo, ou nos dias do trinitarianismo? Outro fato é: se a doutrina da trindade era malévola, quando e como passou a ser revelação de Deus? O que podemos entender disso tudo? Que E. G. W. Era a profetiza do obvio, na verdade ela não foi profetiza, ela foi uma escritora, a qual sobre aproveitar o contexto para criar as suas publicações, deve se considerar o fato de que ela era muito sugestionável, ela criava os seus enredos em cima daquilo que ela e o mundo cristão acreditavam.