segunda-feira, 2 de setembro de 2024

A bíblia não ensina a trindade 2.

As profecias do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias predisseram que ele seria um ser humano. Se entendermos e acreditarmos nisso, muitos conceitos errados sobre Jesus serão eliminados. Por exemplo, se ele era totalmente humano e não parte humano e parte Deus, então ele teve um começo. Além disso, ele não poderia ter existido antes de ser concebido; os seres humanos não existem antes de serem concebidos, e isso significa que Jesus não existia no Antigo Testamento exceto na mente de Deus e na expectativa das pessoas.

Segundo as profecias do Antigo Testamento, o Messias seria descendente de Eva, Gn. 3. 15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Ele seria descendente de Judá, Gn. 49. 10 “O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.”

O Messias também seria um profeta como Moisés Dt. 18.15 “O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás.” Ele seria filho de Davi, Is. 11. 1 “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo”. Um rei governando sob Yahweh, Sl. 110. 1-2 “Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos.”

Sendo assim Ele seria um governante dentre o povo de Israel, Jr. 30: 21 “O seu príncipe procederá deles, do meio deles sairá o que há de reinar; fá-lo-ei aproximar, e ele se chegará a mim; pois quem de si mesmo ousaria aproximar-se de mim? — diz o Senhor.” Isso explica por que todas as pessoas esperavam um Messias humano. Com relação ao salmo 110. 1 ele tem sido mal compreendido e deturpado.

A maioria das versões trás assim: “Disse o Senhor ao meu Senhor….” A palavra “Senhor” traduzida com S maiúsculo é Jeová, mas muitos comentaristas trinitários argumentam que “meu Senhor” neste versículo é a palavra hebraica adonai, outro nome usado para Deus, portanto, prova que o Messias é Deus. Mas o texto hebraico não usa adonai, ele usa adoni (pronuncia-se a-do-'nee), que é sempre usado nas Escrituras para descrever mestres e senhores humanos, mas nunca Deus. E isso, é uma boa evidência de que o Messias não é Deus, e é uma das razões pelas quais os judeus esperavam que o Messias fosse um governante humano como os outros reis que governaram sob a direção de Deus.

Dn. 7. 13 “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.” Esse verso do Antigo Testamento também se refere ao Messias como “alguém semelhante a um filho de homem”. A frase “filho do homem” era uma expressão semítica para um ser humano e é usada dessa forma em todo o Antigo Testamento. Mas quando Daniel se referiu ao Messias como “alguém semelhante a um filho de homem”

Essa frase “filho de homem” também se tornou um título do Messias. Isso explica por que Jesus chamou a si mesmo de “filho do homem”. Mt. 9. 6 “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados— disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.” Mt. 11. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras.” 

O uso de “filho do homem” em referência ao Messias, é mais uma evidência de que Jesus era plenamente homem e mais uma razão pela qual as pessoas esperavam que o Messias fosse humano. O Novo Testamento também ensina que Jesus era um homem. E mesmo o próprio Jesus disse isso, Jo. 8. 40 “Mas, agora, procurais matar-me a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isso.”

Jesus disse que ele era “um homem que havia dito a verdade” Ele não estava sendo hipócrita e escondendo sua “natureza divina”. Na verdade Ele estava fazendo uma declaração factual que reforçava o que os judeus esperavam do Messias – que ele seria um homem plenamente humano. Os apóstolos também ensinaram que Jesus era um homem, o apóstolo Pedro fez uma declaração muito clara a esse respeito, vejamos na bíblia versão católica, At. 2. 22 “Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis.” Pedro ensinou claramente que Jesus era um homem e que Deus fazia milagres “por ele”.

Se a Trindade realmente existisse, quando Pedro reuniu milhares de judeus devotos no Dia de Pentecostes, teria sido um bom momento para ensinar sobre. Mas, em vez disso, Pedro disse aos judeus que Jesus era o Messias que eles esperavam: um homem aprovado por Deus. Paulo também ensinou que Jesus era um homem. Vejamos na versão católica, At 17. 31 “Porquanto fixou o dia em que há de julgar o mundo com justiça, pelo ministério de um homem que para isso destinou. Para todos deu como garantia disso o fato de tê-lo ressuscitado dentre os mortos.”

Paulo nunca disse ou deu a entender que Jesus era outra coisa senão um “homem”. Especialmente porque o público grego de Paulo era politeísta, parece que se houvesse uma Trindade, Paulo a teria ensinado à multidão. Enquanto os Judeus provavelmente teriam ficado muito chateados se alguém ensinasse que havia uma Trindade, estes Gregos politeístas quase certamente não teriam ficado chateados, então este teria sido um momento perfeito para apresentar o assunto às pessoas. Mas em vez disso, Paulo disse que Jesus era um homem designado por Deus.

Existem vários outros versículos do Novo Testamento que afirmam que Jesus era um homem. Rm. 5. 15 “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.” Alguns teólogos ensinam que somente Deus poderia pagar pelos pecados da humanidade, mas a Bíblia diz especificamente que um homem deve fazê-lo. O livro de Coríntios afirma o mesmo que Romanos.

1ª Co. 15. 21 “Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.” 1ª Tm. 2. 5 “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” A doutrina trinitária tenta explicar os versículos que dizem que Jesus era um homem dizendo que ele era um homem sim, mas também era Deus ao mesmo tempo. Mas há problemas com isso.

Uma é que não existe um único versículo que diga que Jesus era Deus e homem. A doutrina Deus-homem é construída em um período extra bíblico. Além disso, os estudiosos admitem que existem apenas cerca de oito versículos em todo o Novo Testamento que podem ser entendidos como dizendo que Jesus é Deus, e cada um deles pode ser traduzido de uma forma que apoie também a posição bíblica unitarista. Esse versos que parecem apoiar a posição trinitária pode ser contestado textualmente, ou pode ser explicado a partir do uso da palavra “Deus” na cultura.

Em contraste, os versículos onde se diz que Jesus é um “homem”, como quando Pedro ou Paulo ensinaram ao seu público que Jesus era um homem designado por Deus, esses não são contestados. Hb. 2. 17 “Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.”

Este versículo mostra claramente que Jesus não era totalmente humano e totalmente Deus ao mesmo tempo. Se fosse, não seria como nós em todos os aspectos. Se acreditarmos que Jesus era completamente humano, este versículo pode ser considerado verdadeiro. Mas, se Jesus é totalmente Deus e totalmente humano, é, na melhor das hipóteses, confuso. Nenhum de nós teríamos dúvidas, preocupações e medos, se fossemos Deus. Dizer que Jesus foi feito como nós em todos os sentidos significa dizer que Jesus não era “Deus homem”.