terça-feira, 1 de outubro de 2024

Analisando 2 Pedro 2. 4 e Judas verso 6.

2ª Pedro 2. 4 "Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo." Judas 6 “E a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia.”

O cristianismo com sua Interpretação Popular ensina que os versos lidos provam de que os anjos pecaram no céu, unidos na rebelião com Lúcifer e por isso merecem aguardam a sua punição. Em outros assuntos nós já vimos, segundo os relatos bíblicos que os Anjos não podem pecar e nem morrer, Lc. 20. 36 “Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”

Se a declaração sobre os Anjos caídos for mesmo literal, existe uma contradição nos ensinos bíblicos. Uma das contradições seria as palavras ditas por Jesus em Lucas 20. 36. E também é ensinado pelo cristianismo popular que os Anjos caídos são os instigadores, que levam as pessoas a pecar. Se isso se refere a anjos literais, então eles não vão levar as pessoas ao pecado, porque eles estão acorrentados em um lugar seguro, portanto estão sem liberdade para agir.

O contexto sugere que Judas 6 é uma referência a um fato bem conhecido: vale relembrar também que não há registro em qualquer outro lugar na Bíblia sobre os anjos que pecaram, como então os apóstolos poderiam lembrar estes cristãos sobre essas coisas? Os exemplos citados, Judas e Pedro são tirados do A T. que eram bem conhecidos.

Não há outras indicações de que estas coisas aconteceram, exceto no livro de Enoc. Fora desse livro, não há menção de anjos que pecaram, ou que foram imediatamente acorrentados na escuridão. Pelo contrário, Jó 38. 7 “Quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Possivelmente (estrelas da alva) são uma referência aos Anjos. Gn. 1. 31 “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Por esse verso percebe-se claramente a ausência do pecado.

A palavra "anjos" também pode se referir aos homens. Vejamos: Mt. 25. 41 “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” Então, os "anjos" serão julgados no "grande dia" na segunda vinda. No contexto de Mateus capítulo 25 O castigo é direcionado aos homens indignos, os quais serão completamente destruídos.

Pelo que lemos em Lucas 20. 36 os Anjos não podem morrer ou mesmo ser destruídos, Dn. 3. 27-28 “Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passara sobre eles. Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.”

Um anjo andava com três amigos de Daniel na fornalha ardente. Outro episódio de um Anjo no meio do fogo se encontra em Jz. 13. 20 “Sucedeu que, subindo para o céu a chama que saiu do altar, o Anjo do Senhor subiu nela; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra.” Sl. 104. 4 “Deus "faz seus anjos espíritos e dos seus ministros um fogo abrasador". Portanto, esses "anjos" que estavam sendo condenados em Mateus 25 são seres humanos, porque o fogo não pode destruir os anjos.

Judas 7 “Como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.” O verso diz que Sodoma e Gomorra também "foram definidos como exemplos daqueles que irão sofrer a vingança do fogo eterno" (ou seja, destruição total após o julgamento.

Isto implica que os anjos que pecaram tornaram-se um exemplo público (como Sodoma) do que aconteceria ao desobedecer a Deus? No entanto, não há evidência bíblica sobre Anjos que pecaram no céu ou no Éden, sendo assim, como esses anjos do verso 6 "foram tomados como um exemplo"? Não há indicação de que mesmo Adão e Eva viram a punição de alguém a não ser serpente. Vale lembrar que o pecado entrou no mundo "por um homem", Adão e não por um Anjo pecador, Rm. 5. 12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

2ª Pe. 2. 9-11 “É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores, ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor.”

Nesses versos percebemos que esses Anjos não são literalmente Anjos, isso é demonstrado pelo fato de que eles falam mal de pessoas, enquanto os Anjos não fazem isso. Outro fato é que o verso nada diz sobre Anjos bons e Anjos maus, só diz que os Anjos são seres superiores e promovem o bem. .

O que significa “algemas eternas ou cadeias da escuridão", relacionado ao verso 6 de Judas? Representa a morte em
Jó. 3. 18 “ Ali os presos juntamente repousam, e não ouvem a voz do exator.” A bíblia compara a morte com uma prisão, muitas das vezes, diz que os mortos estão presos, enlaçados conforme Pv. 13. 14 “A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte.” Assim, os Anjos, isto é, os mensageiros estão mortos. Eles estão "reservados" para o dia do juízo.