domingo, 19 de abril de 2009

Eu e o pai somos um.

Muitas confusões tem surgido na interpretação do texto bíblico declarado por Jesus, que está registrado em João 10:30. Que diz: Eu e o pai somos um. O que quis dizer Jesus com estas palavras? várias são as interpretações que os teólogos dão para esta declaração e entre elas estão: Que Jesus é o Deus eterno, que esta declaração de Jesus reforça o conceito trinitariano, logo se Jesus não fosse Deus ele não poderia dizer que era um com o pai e etc. Na verdade nós sabemos que estas declarações são tendenciosas e inclinadas a apoiar um ponto de vista pré-estabelecido e sem apoio bíblico. E podemos facilmente contradizer este pensamento e reduzi-lo a uma falácia. Apesar de Jesus ter dito, eu e o pai somos um ele não disse. Eu e o pai somos um Deus. Ainda que esta fosse a intenção de Jesus, o que dizer do Espírito Santo? ele não faz parte da trindade? Estas palavras de maneira nenhuma testificam a favor do dogma trinitariano. Algo natural que todos devemos fazer é ler o contexto em que o texto está inserido, neste caso nós devemos ler o capítulo dez de João do verso 22 ao verso 38. Somente assim saberemos o que Jesus quis de fato dizer. Percebemos neste contexto, que quando Jesus afirmou a sua unidade com o pai, os judeus entenderam o mesmo que os trinitarianos entendem atualmente, verso 33. Porém, no verso anterior 32, Jesus começa a ensinar a questão da unidade existente entre ele e Deus. Percebemos também que quando Jesus fazia as obras ele não as fazia sozinho, Deus operava por meio de Cristo, Jesus foi o meio que tornou conhecido os atos de Deus. O fato de Jesus dizer que Deus estava e operava por meio dele revela claramente a questão da unidade declarada em João 10:30. O interessante é que o próprio Jesus para refutar a interpretação errónea por parte dos judeus concernente a sua filiação e unidade com Deus, Jesus simplesmente disse no verso 36 - vocês dizem que eu blasfemo só por que disse sou filho de Deus? Pergunto: se Jesus é o Deus eterno como querem os trinitarianos, por que ele refutou as declarações dos judeus? ficou com medo de represálias? infelizmente é o homem chamando o filho de Deus de mentiroso, no mínimo dizendo o que o próprio Cristo não disse. Percebemos também que mesmo Jesus tendo negado que era Deus os judeus ainda assim queriam prende-lo. Verso 39. Quanto a questão da unidade declarada por Jesus em João 10:30 concernente as obras realizadas por ele é facilmente compreendida sem malabarismos no verso 38 do mesmo capítulo, que diz: Mas se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o pai está em mim, e eu estou no pai. Com isso Jesus passou para os seus opositores que a sua origem era e é celestial, divina e por causa disso Deus era com ele, ou seja, Deus realizou as obras por meio de Cristo, ao passo que Cristo realizou as obras pelo poder de Deus, e isso está em acordo com todos os escritos principalmente do novo testamento. Por exemplo: João 8:29. E aquele que está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. A bíblia explica-se a si mesmo, mesmo no contexto diferente, mas com o mesmo sentido a questão da unidade fica bem esclarecida. João 14:6 a 13. É o mesmo caso de João 10:30. resumirei este contexto. Filipe um dos seus discípulos perguntou no verso 8: - mostra nos o pai, e isso nos basta. Qual foi a resposta de Jesus? Filipe, há tanto tempo estou convosco e não me tens conhecido? se encerrasse-mos a leitura deste verso, teríamos que admitir que Jesus é o seu próprio pai, porém não é este o caso Jesus continua ainda no verso 9 e 10 de João 14: - Quem me vê a mim vê o pai; como dizes tu: mostra-nos o pai? verso 10. Não crês que eu estou no pai e o pai está em mim? As palavras que eu digo não as digo por mim mesmo; mas o pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Outros versos que tratam da unidade do pai com o filho são: Atos 2:22, Atos 10:38 Col. 2:9 e por último II Cor. 5:19 que diz: Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós o mistério da reconciliação. Este verso nos mostra claramente a questão da unidade, ou seja, Deus estava em Cristo. Entendemos e aceitamos que entre Deus e Jesus Cristo, existe uma unidade isso é ponto pacifico, agora usar versos bíblicos fora de contexto para tentar dizer que tal unidade declarada na bíblia significa que os dois formam um único Deus, é um atentado contra a lógica. Até porque dois nunca será um. Portanto quando Jesus disse, Eu e o pai somos um, significa que Deus estava atuando em Cristo e Cristo estava revelando a Deus. Em João 8:29 está escrito: E aquele que me enviou está comigo; o pai não tem me deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.