sexta-feira, 10 de junho de 2011

Quem é o satã no antigo testamento?

Em todo o chamado antigo testamento não existe uma referencia sequer falando sobre o diabo como sendo um ser espiritual. Isso acontece pelo fato da palavra satã nada ter a ver com os anjos caídos, ou demônios do conceito clássico cristão. Com efeito, em várias oportunidades dependendo das versões aparece o termo satã no antigo testamento. Vejamos: 1ª Sm. 29: 4- {Os príncipes dos filisteus muito se indignaram contra ele; e disseram-lhe os príncipes dos filisteus: Faze voltar a este homem, e torne ao seu lugar em que tu o puseste, e não desça conosco à batalha, para que não se nos torne na batalha em adversário*: porque com que aplacaria este a seu senhor? porventura não seria com as cabeças destes homens?} 2ª Sm.19: 22- {Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? morreria alguém hoje em Israel? porque porventura não sei que hoje fui feito rei sobre Israel?} Na próxima passagem a bíblia de Jerusalém traduz simplesmente por adversário onde o original hebraico diz satã; Salomão afirma que “agora... não tem satã nem infortúnios” 1ª Rs. 5: 4- {Porém agora o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados: adversário não há, nem algum mau encontro.} Pouco depois já há dois satãs para Salomão, 1ª Rs. 11: 14- {Levantou pois o Senhor a Salomão um adversário, a Hadade, o idumeu: ele era da semente do rei em Edom.} 1ª Rs. 11: 23- {Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá.} O próximo verso em algumas versões, trás a palavra satanás é o caso da almeida RC. de 1969 Sl. 109: 6- {Põe acima dele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.} O mesmo verso na RA. Diz: {Suscita contra ele um ímpio, e à sua direita esteja um acusador.} que tem o mesmo significado de satã. Depois do exílio babilônico, satã personifica o promotor que é encarregado de acusar. Zc. 3: 1- {E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.}Dentre os servidores, um deles tem o cargo de satã, de acusador. Satã é um cargo não uma pessoa. Não é um nome próprio, é um título. Jó. 1: 6- {E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.} Refere-se a um homem, filho de Deus, o nome comum que lhe é dado é satã. O nome comum representa o cargo de acusar. No fim da descrição interminável de desgraças, é revelado que Deus foi quem causou as adversidades em Jó. Continuamente Jó vai ensinando: Jó. 19: 6 e 8- (Pois sabei que foi Deus que me transtornou, envolvendo-me em suas redes... O meu caminho ele entrincheirou, e não posso passar; e nas minhas veredas pôs trevas). Jó. 23: 15- (Porque Deus macerou o meu coração, e o Todo-poderoso me perturbou). Jó. 27: 2- (Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-poderoso, que amargurou a minha alma). Jó. 31: 23-(Porque o castigo de Deus era para mim um assombro, e eu não podia suportar a sua grandeza). E é claríssimo o que em todo o livro pretende-se incutir: Jó 1: 20- (E disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor). O termo Satã é aplicado ao anjo do Senhor no Livro dos Números: Nm. 22: 32- (Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim). Como em Jó e em Números, também nas Crônicas, Satã significa a oposição Feita pelo próprio Deus. 1ª Cr. 21: 1- (Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel). Portanto, na Bíblia Satã nunca designa um ser que possamos considerar um demônio no sentido, errado, tão difundido entre os cristãos de um ser sobre-humano e perverso. Não significa um ser, mas sim a própria inimizade do homem para com o homem, e o que afasta o homem de Deus. Em todos estes versos aparece a palavra Satã, porém de nenhuma forma designa um ser espiritual.

* No original hebraico a palavra adversário é satã.