quinta-feira, 2 de maio de 2024

O testemunho de Jesus.

Os adventistas do sétimo dia creem e ensinam que o livro de Apocalipse identifica sua igreja como a igreja remanescente da profecia bíblica. Tanto que no voto batismal é dito o seguinte: (Aceitam o ensino bíblico dos dons espirituais, e creem que o dom de profecia, na pessoa de Ellen White, é uma das características identificadoras da igreja remanescente?) O conceito de "remanescente" é encontrado em Ap. 12. 17 “E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.”

A lição da escola sabatina do ano de 2009 para adultos diz o seguinte: (Como adventistas do sétimo dia, acreditamos que somos membros da igreja remanescente de Deus.” E a narrativa continua: (A "mulher" descrita em Apocalipse 12 representa a verdadeira igreja de Deus. A verdadeira igreja "fugiu para o deserto" (Ap. 12. 6) por um período de 1.260 anos.

Esta profecia foi cumprida quando os valdenses e albigenses da Europa se esconderam nas montanhas durante o período da supremacia papal (de 538 DC a 1798 DC) e preservaram a bíblia e a verdade sobre o sábado por 1.260 anos. No tempo do fim, Satanás fará guerra ao "remanescente". O “remanescente” é identificado como aquele que “guarda os mandamentos de Deus” e tem o “testemunho de Jesus).

De acordo com os adventistas, os “mandamentos de Deus” são os Dez Mandamentos dados a Israel no Sinai, e o “testemunho de Jesus” é sua profetisa, Ellen G. White. E a própria Ellen White explica: A lei de Deus e o Espírito de Profecia andam de mãos dadas para guiar e aconselhar a igreja, e sempre que a igreja reconheceu isso por obedecer a Sua lei, o espírito de profecia foi enviado para guiá-la no caminho da verdade. E, Esse mostra claramente que a igreja remanescente reconhecerá a Deus e Sua lei e terá o dom profético.

A obediência à lei de Deus e o espírito de profecia sempre distinguiram o verdadeiro povo de Deus. Ellen White refere-se a si mesma ou a seus escritos como o "espírito de profecia" mais de 30 vezes. Ela diz: Irmão B ... Estude as mensagens que Deus enviou a Seu povo nos últimos sessenta anos por meio do Espírito de Profecia. (Ellen White, Mensagens em Loma Linda, p. 33)

Os adventistas usam uma fórmula interessante para igualar Ellen White ao Espírito de Profecia. Eles fazem isso ligando o "testemunho de Jesus" em Apocalipse 12. 17 à mesma frase encontrada em Ap. 19. 10 “ E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Eles afirmam que Apocalipse 19. 10 revela o significado do testemunho de Jesus. Isso fornece a primeira metade da equação: Testemunho de Jesus = Espírito de Profecia. Mas a questão permanece: o que é o Espírito de Profecia? De acordo com a doutrina Adventista, a verdadeira igreja remanescente deve ter um profeta. Este argumento foi introduzido em 1855. Após sua formação em 1863, a Igreja Adventista do Sétimo Dia reconheceu Ellen White como possuidora do dom profético.

Por muitos anos, os Adventista do Sétimo Dia se gabaram de que o dom profético deve estar ativo na igreja, em outras palavras, deve haver um profeta vivo na igreja remanescente. Alguns dos livros de Ellen White (os precursores da série Conflito dos Séculos ) foram na verdade intitulados Espírito de Profecia . Conforme observado acima, E. G White e outros líderes frequentemente se referiam a seus testemunhos (seus escritos) como o "Espírito de Profecia". Portanto, uma vez que Ellen White foi reconhecida pela denominação como tendo o dom profético, a suposição foi feita de que ela era o Espírito de Profecia.

Assim sendo, Testemunho de Jesus = Espírito de Profecia = Ellen G. White. Após a sua morte em 1915, a IASD estava em um dilema porque não tinha mais um profeta vivo. Então, eles redefiniram seus ensinamentos anteriores e começaram a ensinar que Ellen White "continua viva" por meio dos seus escritos. Visto que a denominação nunca teve outro profeta depois de Ellen White, essa explicação criou raízes.

No entanto, existem vários problemas em identificar a Igreja Adventista do Sétimo Dia como a Igreja Remanescente da profecia bíblica, e o primeiro é: os valdenses mantiveram a verdade viva por 1.260 anos? Não há nenhum grupo de igreja que manteve viva a "verdade" do sábado durante a Idade média. Os valdenses não eram observadores do sábado e não se mudaram para as montanhas até depois de 1184 DC. A perseguição terminou em meados de 1600, então esse grupo estava no chamado "deserto" há menos de 500 anos.

Os albigenses mantiveram a verdade viva por 1.260 anos? Em seu livro O Grande Conflito E. G. White aponta para os Albigenses como um grupo que preservou a "verdade" durante a era da supremacia papal. No entanto, os albigenses eram um grupo herético de fanáticos que acreditavam que o Antigo Testamento foi escrito por Satanás, que Cristo não tinha um corpo real e que o casamento era mau. O grupo mal sobreviveu um século.

Os 1.260 dias de Apocalipse 12 são um período de anos? Os adventistas aplicam o principio dia ano para transformar os 1.260 dias em 1.260 anos, mas essa é uma aplicação arbitrária e injustificada e sem apoio bíblico. Eles aplicam arbitrariamente o princípio dia ano a alguns períodos de tempo no Apocalipse, mas não em outros. Mesmo se os dias fossem de fato anos, as datas de 538 DC a 1798 DC são questionadas até mesmo por muitos estudiosos Adventistas do Sétimo Dia.

Quem tem o Espírito de Profecia? Em 1ª Co. 12. 7 e 11 “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. E a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.” A Bíblia diz que o Espírito Santo ou seja, Deus é a fonte dos dons espirituais. Um desses dons é o dom de profecia Portanto, a frase "Espírito de Profecia" seria uma referência ao próprio Deus - Aquele que dá os dons – e não ao destinatário humano do presente.

E. G. White afirmou ser (ou ter) o "espírito de profecia", mas para fazer tal afirmação, é necessário primeiro passar nos testes bíblicos de um profeta . Há evidências significativas de que ela falhou em seis dos sete testes de um profeta. Mesmo se E. G White tivesse passado nos testes, a Igreja Adventista do Sétimo Dia não tem um profeta vivo há quase um século.

Isso coloca a denominação na mesma posição de todas as outras denominações religiosas cristãs. Outras igrejas cristãs seguem os escritos dos profetas mortos, aparecem na bíblia pelo menos 24 profetas mortos. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é diferente das outras denominações nessa questão, os adventistas seguem os escritos de 25 profetas mortos em vez de 24. 

O "Testemunho de Jesus" são realmente os escritos de Ellen White? A palavra testemunho de Apocalipse 12. 17 (grego marturia) significa "testificar", "testemunhar" pode ser entendida de duas maneiras: O testemunho veio de Jesus. Isso enfatiza Jesus como a fonte do testemunho. O testemunho é sobre Jesus. Isso enfatiza Jesus como o sujeito do testemunho. Jo. 21. 24 “Este é o discípulo que testifica dessas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.”

João está nos dizendo que seu evangelho é um testemunho sobre Jesus. Portanto, o evangelho de João é o "testemunho de Jesus". 1ª Jo. 5. 9-11 “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.”

Nestes versos descobrimos que aqueles que creem em Jesus têm a marturia, o testemunho de Jesus, neles! Ap. 1. 1-2 “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.”

Neste versos, João diz que deu testemunho de três coisas, a palavra de Deus, o Testemunho de Jesus Cristo, as coisas que ele viu...

Continua.