quarta-feira, 13 de maio de 2009

O batismo de Jesus.

Para tentar provar a doutrina da trindade, os teólogos trinitarianos utilizam textos fora de contexto e adaptam o mesmo com o intuito de fazer valer o seu objetivo. E um destes contextos é o batismo de Jesus, os teólogos trinitarianos argumentam que este foi um momento raro na dissertação bíblica, onde segundo eles, a trindade se fez presente. Os textos bíblicos que narram o batismo de Jesus realizado por João Batista estão inseridos nos quatro evangelhos.

Mt. 3. 16 e 17 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.” No relato de Mateus nos é dito que ao sair da água o Espírito de Deus desceu sobre Jesus em forma de uma pomba. Devemos perguntar: O Espírito é Deus, ou o Espírito é de Deus? Ou seja, pertencente a Deus? Existe uma grande diferença. Mc. 1. 9-10 Naqueles dias veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele.”
                .
Aqui é dito que o Espírito desceu sobre Jesus em forma de pomba. Já em Lc. 3. 21- 22 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” De igual modo é dito que o Espírito Santo em forma de uma pomba desceu sobre Jesus.

As únicas diferenças entre os evangelistas são: um disse Espírito de Deus, o outro Espírito, e o outro Espírito Santo, existe alguma contradição nestes relatos? de maneira nenhuma. Duas coisas devem ficar bem claras. Primeiro: O Espírito de Deus é santo, segundo o Espírito de Deus é Espírito. O fato dos evangelistas citarem, Espírito de Deus, Espírito e Espírito Santo, está em conformidade com toda a bíblia, pois como vimos, o Espírito de Deus é Espírito e é Santo.

O objetivo desta análise é esclarecer três questões. Primeiro: O que é o Espírito que desceu sobre Jesus, logo após o seu batismo? É o Espírito de Deus, ou a terceira pessoa da trindade? Segundo: qual é a posição bíblica sobre fazer uma imagem de Deus? Terceiro: para quem e para que foi manifestado aquela forma de pomba? A primeira questão: Caso o Espírito que desceu sobre Jesus após o seu batismo fosse a "3ª pessoa da trindade" como querem os trinitarianos, não poderia estar relatado como está em Mateus. 3. 16. Que diz que o Espírito de Deus desceu... Teria que está ao contrário, assim: E saindo da água o Deus Espírito desceu sobre Jesus... Somente assim enfatizava o Espírito como sendo uma pessoa, porém não é este o caso.

Vários outros versos bíblicos vêm confirmar que o Espírito pertence a Deus, por exemplo: Lc. 4. 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.” Se este Espírito que ungiu a Jesus é uma pessoa como querem os trinitarianos, logo Jesus deveria ter dito: O Senhor do Senhor está sobre mim... Mas não é este o caso.

Outros versos que comprovam que o Espírito é de Deus e não uma suposta 3ª pessoa. Lc. 24. 49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” Jesus diz que Deus fez uma promessa, que promessa seria esta? At. 1. 4-5 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” Deus prometeu o seu Espírito, é bom lembrarmos que esta promessa foi feita lá no AT. Jl. 2. 28-29 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.”
   
Deus disse que derramaria do seu Espírito, e não uma terceira pessoa. Após terem recebido o Espírito Santo, qual foi o discurso do apóstolo Pedro? At. 2. 33 Exaltado, pois, à destra de Deus tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.” O próprio Pedro confirmou que a promessa de Deus era derramar o seu Espírito At. 2. 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”

O que seria e quem concedeu o dom do Espírito Santo? At. 11. 17 Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? O dom foi uma dádiva do próprio Deus. Atos 15. 8 Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera.” 1ª Co. 2. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.”

Este verso enfaticamente confirma que Deus é quem dá o seu Espírito Santo, outro verso que confirma esta realidade 1ª Ts. 4. 8 “Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita ao homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.”  Este Espírito é o mesmo Espírito que foi dado a Jesus, na ocasião do seu batismo. Sobre a segunda questão: Segundo a teologia trinitariana, a 3ª pessoa da trindade se manifestou na ocasião do batismo de Jesus representado por uma pomba, desde então o emblema bíblico da pomba está diretamente associado ao Espírito Santo.

Mediante isto entendemos que ainda que seja de uma forma figurada (representativa) os trinitarianos criaram uma imagem para Deus, pois para a teologia trinitariana a 3ª pessoa da trindade também é Deus. O que a bíblia nos diz sobre isso? Dt. 4. 15-17 "Guardai, pois, cuidadosamente , a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus."

 Percebemos então que ao dizer que "Deus" se tornou manifesto e foi representado por uma pomba (animal volátil) fere a palavra de Deus vai completamente contra os ensinamentos bíblicos, não é dito que Deus desceu sobre uma forma de pomba, mas o dom de Deus. A terceira questão: A manifestação do Espírito de Deus sobre Jesus logo após o seu batismo teve dois objetivos. (1) Testemunhar para todos os cristãos das eras as subsequente que Jesus é o filho de Deus, que recebeu a plenitude do espírito e que diferentemente de João Batista iria batizar com o Espírito Santo.


(2) Tal manifestação foi para testemunhar, principalmente para João Batista de que Jesus era o Cristo o Messias, qual a necessidade disso? A bíblia nos diz que apesar de serem primos João e Jesus não se conheciam Jo. 1. 31-32 Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel vim, por isso, batizando com água. E João testemunhou, dizendo Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.” Naqueles dias João batizava no rio Jordão, e muitos iam ter com ele, como saber então quem era o Messias? O que Deus disse para João, e que sinal ele lhe deu? Jo. 1. 33 "E eu não o conhecia, mas o que me mandou batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito Santo e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo." E o interessante que no verso 32 do mesmo capítulo João Batista diz que ele viu o Espírito descer sobre Jesus, não disse que todos os que estavam em derredor viram. Na verdade, este foi um sinal identificador para João Batista e não para o povo, sinal este que mostrava que Jesus era o Cristo.