sexta-feira, 22 de maio de 2009

Quem é o outro Consolador?

Para o mundo cristão, Deus o pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo representam o Deus da bíblia, porém, para muitos cristãos a doutrina da trindade é um tanto contraditória, no entanto isso não significa que tais cristãos não crêem no Espírito Santo, pelo contrário, o Espírito Santo é uma realidade bíblica que não pode ser negada, o que é negado é o método de interpretação de como se concebe o Espírito Santo, ou seja, uma pessoa separada do pai e do filho, isso sim é negado.

A cristandade não tem medido esforços com o objetivo de tentar provar a personalidade do Espírito Santo, pessoalidade esta diferente do pai e do filho. Para isso utilizam-se de versos bíblicos, os quais subjetivamente dão entender que o Espírito Santo é uma terceira pessoa, os teólogos trinitarianos lançam mão desses versos com o objetivo de dar consistência a esse ensinamento. Infelizmente falta para o povo o andar (investigar) por si próprio.

Os versos mais utilizados para tentar provar a pessoalidade do Espírito Santo são os capítulos 14. 16 e 26. 15. 26. e 16. 7 e 13. do evangelho de João, que trata mais diretamente do consolador, a quem os trinitarianos atribuem como sendo a terceira pessoa da trindade, vamos aos versos. Jo. 14. 16 e 26 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

Jo. 15. 26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.”  Jo. 16. 7 e 13 “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” “Quando vier, porém o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”

O objetivo deste estudo é analisarmos estes versos. Antes porém, iremos ver dois versos bíblicos que nos mostram que o Espírito Santo não é uma pessoa separada do pai e do filho. Nm. 11. 25 e 29 “  Então, o Senhor desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais.” “Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!”

At. 2. 33Exaltado, pois, à destra de Deus tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.” Como pode uma pessoa ser Deus e ser derramada pelo próprio Deus? como pode uma pessoa ser repartida? como pode uma pessoa ser distribuída e ser chamada de isto? O consolador de João capítulo 14. Jesus nestes dois textos disse: "E eu rogarei ao pai, e ele vos dará outro consolador... A palavra outro é o ponto chave para os trinitarianos, acreditam ser a 3ª pessoa da trindade.

Antes de tudo devemos analisar o contexto que está inserido o assunto, qual era a preocupação de Jesus? a sua ausência, com relação aos seus discípulos. Jesus estava dizendo que apesar de sua partida eles não ficariam órfãos, pois ele mesmo (Jesus) voltaria para os seus, de uma forma espiritual. O objetivo de Jesus não foi falar de uma outra pessoa mas sim que o consolador não estaria sujeito ao tempo, como ele estava. João 14. 18 descreve com detalhes quem é o consolador. "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vos outros."

Quem é que até aquele momento estava com os discípulos? Jesus é claro. Dizer que o Espírito Santo que desceu sobre os discípulos é uma pessoa diferente de Jesus, é contradizer as escrituras. Mt. 18. 20 "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles." Mt. 28. 20 "Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Quem disse isso foi o próprio Jesus.

Para os trinitarianos, o Espírito Santo seria uma outra pessoa que após à ascensão de Jesus viria para os discípulos, só que o verso 17 de João 14. Nos diz que o Espírito Santo já era uma realidade nos dias dos discípulos, Jo. 14. 17 O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” Para entendermos esta aparente dificuldade nós primeiramente devemos entender como Jesus levou avante a sua missão, será que ele agiu sozinho?  Jo. 5. 19 Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer o Filho também semelhantemente o faz.”  Jo. 10. 38Mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.”

Jesus realizou os milagres pelo poder do Espírito Santo, ou seja, Deus por meio de Cristo em atuavam no homem, atualmente não é diferente. Jo. 14. 23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem a bíblia diz que viria habitar conosco? a bíblia é clara em dizer, Deus e Cristo, ou seja, o Espírito Santo. Espírito de Deus, ou Espírito de Cristo? é uma questão fácil de se entender, Jesus disse que ele rogaria ao pai e ele daria outro consolador, isso significa que o consolador o Espírito seria concedido por Deus, em João 14. 26 lemos esta questão, onde diz: "Mas o consolador, o Espírito Santo, a quem o pai enviará em meu nome..."

Continuando esta confirmação vimos em João 15. 26 que diz: "Quando, porém vier o consolador, que eu enviarei da parte do pai, o Espírito da verdade que dele procede..." Em toda bíblia se diz, Espírito de Deus, se é de Deus, o Espírito, só pode proceder mesmo de Deus, a palavra proceder no grego é ekporeumai, significa sair ou partir de dentro. O fato do NT. ora dizer, Espírito de Deus, Espírito de Cristo e Espírito Santo. Não significa uma comprovação da trindade.

Jo. 10. 30; 38Eu e o Pai somos um.Mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.” Jo. 14. 8-11 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.”

Mais sim uma sincronia espiritual entre Deus e Cristo. Foi o próprio Jesus quem confirmou isso em Jo. 14. 20 "Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu pai, e vós em mim, e eu, em vós. Jesus estava se referindo ao pentecostes, e é importante notar que Jesus não menciona uma 3ª pessoa só ele e o pai. Resta uma pergunta, porque Jesus ao mencionar o consolador ele o fez na 3ª pessoa do singular (ele)? Nos dias de Jesus era comum a pessoa se referir a si próprio na 3ª pessoa do singular, eis alguns exemplos.

Jo. 4. 10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” Jo. 10. 2Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.” Quando Jesus proferiu o discurso na 3ª pessoa do singular, falando sobre a água viva, e o bom pastor o consolador e outros símbolos, na verdade ele estava falando de si mesmo. E o que dizer da palavra outro? A palavra outro pode ter um sentido figurado. E igualmente o pronome pessoal ele, a palavra outro era usado nos dias bíblicos para falar de si mesmo.

 1ª Sm. 10. 6 O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem.” Será que Saul se transformou literalmente em outro homem? Não! Saul passou a agir de outra forma, neste sentido ele passou a ser outro. Usando a palavra outro, para designar a si próprio Jo. 18: 15-16 Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. Sendo este discípulo conhecido do sumo sacerdote, entrou para o pátio deste com Jesus. Pedro, porém, ficou de fora, junto à porta. Saindo, pois, o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, falou com a encarregada da porta e levou a Pedro para dentro.”
         
Nestes versos vemos que o apóstolo João se referiu a si mesmo como outro. O mesmo aconteceu com relação ao consolador, nos dias da sua missão, Deus agiu por meio de Cristo, atualmente Jesus comprou o direito para que por meio dele, Deus possa agir no meio humano. Na bíblia existem apenas cinco versos que mencionam a palavra consolador, que é traduzido do grego como parakletos que significa ajudador, confortador, e conselheiro, Jesus disse a palavra consolador em quatro versos no evangelho de João. O quinto verso foi dito pelo Próprio João, em sua primeira carta 1ª Jo. 2. 1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.”
 
Neste verso a palavra grega parakletos é advogado, será que existem dois parakletos? tudo indica que não. Se isso fosse possível então teríamos dois consoladores e consequentemente dois advogados, Jesus e a 3ª pessoa da trindade. Porém o texto chave para compreendermos esta questão se encontra em 1ª Tm. 2. 5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” E este verso enfatiza duas coisas interessantes: 1º Há um só Deus, 2º um só mediador entre Deus e os homens, não dois como querem os trinitarianos, e este mediador é Jesus Cristo, homem.


Outro fato interessante se estabelece por uma simples pergunta? Por que quanto os versos bíblicos parecem identificar o Espírito Santo como sedo uma 3ª pessoa eles devem ser entendidos literalmente? Mas quando estes mesmos versos dizem que Deus é um devem ser avaliados como sendo figurados?