segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vamos morar no céu?

Quando se pergunta: onde os salvos irão morar? a resposta geralmente é, no céu, ou, não importa onde seja, quer seja no céu ou mesmo na terra, o importante é ser salvo. Para a questão da salvação esta afirmativa é uma realidade, porém, para a questão bíblica doutrinária e para o cumprimento profético faz muita diferença. O objetivo deste estudo é fazermos desapaixonadamente uma análise dos textos bíblicos que parecem confirmar a morada no céu. E dentre eles estão: João. 14:1 a 3. Será que Jesus quis dizer que iria para o céu preparar um lugar para que possamos futuramente ir morar? se contrastarmos esta declaração com o que está escrito em hebreus. 11:16. nós veremos que Deus já preparou este lugar ou esta cidade, o fato é que nós é que precisamos ser preparados para adentrarmos nesta cidade, e não a cidade ser preparada para nos receber. Outro fato importante é que Jesus em momento algum disse que nos levaria para o céu, Jesus disse: voltarei e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também. A interpretação de que Jesus nos levará para o céu é completamente tendenciosa. I Tessal. 4:15 a 17. O fato da bíblia dizer que após a ressurreição dos salvos encontraremos com Jesus nos ares, não significa que iremos para o céu, pelo contrário a bíblia diz que Jesus descerá do céu, não diz que ele voltará ou subirá com os salvos para o céu. Fil. 3:20. Este é um outro texto que os teólogos adoram utilizar para dar suporte a doutrina da morada no céu, só que ao analisarmos o texto, claramente veremos que não existe nenhum apoio bíblico para tal afirmação, ao contrário, diz que nós aguardamos a cidade, assim como aguardamos a Cristo, pois ambos virão do céu. Heb. 11:13 a 16. Uma coisa é dizer que a cidade, o reino de Cristo, a pátria celestial que os heróis da fé almejavam e que nós almejamos é de origem celeste, outra bem diferente é dizer o que a bíblia não diz, que todos os salvos irão para o céu habitar nesta cidade. Apoc. 7: 9 a 11. Vivemos em um mundo ausente da face de Deus e do próprio Cristo, quando lemos estes versos logo associamos que tal acontecimento se dará no céu, pois para a nossa mente finita não conseguimos assimilar Deus habitando conosco literalmente neste planeta. Nós nunca perguntamos: o céu é um lugar, ou um estado de existência? na verdade nós nos esquecemos que a bíblia afirma que Deus e Cristo habitarão conosco aqui nesta terra e estes versos nos confirma isto. Mat.5:8. Apoc. 21:3. E Enoque não está no céu? Gên. 5:21 a 24. Apesar dos textos bíblicos dizerem esta verdade nada diz do lugar para onde ele foi, ou seja, diz que Deus o tomou para si, no verso 23 diz que os dias que Enoque viveu foram 365 anos. Igualmente aconteceu no episódio de Elias. Não nos é dito o lugar para onde eles foram, a teologia foi que se encarregou de coloca-los no céu. ( Sobre onde estão: Enoque, Moisés, e Elias, Falaremos mais detalhadamente em um outro assunto, aguardem.) Mat. 17: 1 a 13. Será que Moisés e Elias apareceram literalmente no monte da transfiguração, ou foi apenas uma visão que tiveram os discípulos? se apareceram literalmente, por que Enoque esteve ausente? será que este fato ocorrido, ou seja, a transfiguração de Jesus não seria uma representação do reino messiânico de Cristo, confirmando o que ele havia dito uma semana antes? Marcos. 9: 2 a 8. O verso seis nos diz que os discípulos não sabiam que estavam dizendo. Judas verso 9. Se crermos que o Diabo estava disputando o corpo de Moisés para levá-lo naquele instante, nós teremos que aceitar a "doutrina" do tormento eterno, pois para onde Moisés seria levado? ele estavam disputando não para levá-lo instantaneamente, mais sim como aquisição. Outro fato que nós devemos de atentar: Jesus sempre falou no reino dos céus, disse que os salvos possuirão o reino dos céus, porém, nós devemos de entender que possuir o reino dos céus é completamente diferente de possuir o reino no céu. Que o reino que em breve será implantado é de origem celestial isso é ponto pacífico.