segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O fundamento do adventismo.

O fundamento adventista está baseado na doutrina das 2300 tardes e manhãs, ela foi o alicerce em que a denominação adventista foi fundamentada, e sem dúvida ainda hoje a denominação adventista depende de tal ensinamento, caso contrário os mais de 160 anos de denominação e tudo o que ela ensinou caem em descrédito.
No livro o Grande Conflito, pág. 488 – 43ª edição, Ellen White diz: O assunto do santuário e do juízo de investigação deve ser claramente compreendido pelo povo de Deus.
A doutrina dos 2300 anos como é ensinado no meio adventista diz que, após sua ascensão Jesus Cristo ficou por mais de 1800 anos ministrando no lugar santo do santuário celestial.
Segundo esta doutrina somente depois de 22 de outubro de 1844 foi que Jesus deixou o lugar santo e passou para o lugar santíssimo do santuário celeste, ficando desta forma junto a Deus, para isso, segundo o ensinamento adventista, Jesus transpôs o véu que divide o santuário.
Heb. 10: 19 e 20 estes versos nos mostram que por meio de Cristo nós podemos transpor o véu, pôs Jesus já fez isso, fica então a pergunta: que véu foi este que Jesus transpôs, após a sua ascensão? Segundo E. G. W. o véu que Jesus transpôs não foi o véu que separa o santo lugar do santíssimo, mas sim o véu que separa o santo lugar do pátio. O Grande conflito pág.420.
É bem verdade que a bíblia nos diz que existem dois véus, Heb. 9: 2 e 3 é verdade também que a bíblia não dá margem para crer que o véu que Jesus transpôs após a sua ascensão seja o véu exterior.
Êxodo 26: 33 a 35. 27: 21. 30: 6. 40: 20 a 22 e 26. Qual era o significado do véu que separava o santo lugar do santíssimo? Significava que Deus estava sobre a arca símbolo do seu trono, e o véu era uma barreira natural que impedia o povo comum de ter acesso a Deus.
O que aconteceu com o véu após a morte de Jesus? Mat. 27: 50 e 51 este véu que foi rasgado foi o véu interior, ou o véu que separa o santo lugar do santíssimo, e isso significa que sem o véu nós com santo temor e por meio de Cristo, podemos nos achegar a Deus, pois não mais existe o “véu” ou a barreira natural que era a nossa inimizado para com Deus, pois por meio de Cristo houve a reconciliação. II Cor. 5; 18 e 19. Heb. 6: 18 a 20.
Estes versos de hebreus jogam por terra a doutrina das 2300 terdes e manhãs segundo a interpretação adventista, pois nos é dito que Cristo entrou no interior do véu, e que ele é sumo sacerdote, ora o trabalho do sacerdote se limitava antes do véu, porém o do sumo sacerdote se estendia em todo o santuário inclusive além do véu, ou no interior do véu. Com a morte e ressurreição de Cristo o que nós podemos fazer? Heb. 10: 19 a 21 à bíblia nos diz que podemos ousar entrar no santo dos santos por meio do sangue de Cristo.
Se a interpretação adventista está correta, ao dizer que Cristo ficou por mais de 1800 anos ministrando no lugar santo do santuário, para somente depois de 22 de outubro de 1844 transpor do lado santo para o santíssimo, para aí sim estar próximo de Deus, o que fazer com os versos bíblicos que dizem ao contrário?
E entre eles estão: Heb. 8: 1. 9: 11 e 12 e 24. 10: 12. O escritor diz que Jesus se assentou à destra da majestade... entrou de uma vez por todas no santos dos santos... e já nos seus dias,(do apóstolo) Cristo comparecia perante a face de Deus.
Devemos perguntar: Qual o objetivo de Cristo ficar por mais de 1800 anos confinado ao compartimento santo do santuário celestial? Existe algum texto bíblico que confirma este pensamento? Ao contrário, o que temos visto pela bíblia é o oposto disso.
O grande Conflito pág. 400 (mesma edição) E. G. W. diz: “o décimo dia do sétimo mês, o grande dia da expiação, tempo da purificação do santuário, que no ano de 1844 caía no dia 22 de outubro”...
Quando analisamos esta informação por meio de um conversor de calendários, nós percebemos que não foi bem assim. Acesse este site: www.jewishgen.org/jos/josdates.htm na segunda linha de datas, ou seja, na linha de baixo, digite em day 10, em month: 7 tishri, em year 5600, e em the civil date should be computer for: digite 6 e clique em convert dates.
Neste conversor de calendários que é completamente neutro em questões religiosas, nós veremos que ao contrário do que disse E. G. W. o dia 10 do sétimo mês de 1844 não foi em 22 de outubro, mais sim 2ª feira 23 de setembro de 1844.