terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O que é uma pessoa?

A bíblia diz que os anjos são espíritos. E diz também que os anjos são seres pessoais. Portanto ao aplicar-se o termo “espírito” (ruach e pneuma) aos anjos, de maneira nenhuma estamos dizendo que eles sejam fôlego, vento, sopro, mas sim pessoas, seres vivos, inteligentes, que agem, reagem, pensam, decidem. Realmente a bíblia diz que os anjos são espíritos e são pessoas conforme nos é dito em 1ª Cr. 21. 15 “E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o SENHOR olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.”         

Hb. 1. 4 e 14. “Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Por outro lado, devemos entender que o fato de um ser espiritual ser chamado de espírito, não significa que todas as palavras na bíblia que dizem espírito, (ruach e pneuma) referem-se a seres pessoais. Em muitos casos elas aplicam-se literalmente a ventos, tempestades, fôlego, sopro e etc.   

Com tudo, a bíblia chama alguns seres pessoais de espírito; além dos anjos, Deus também é chamado de (espírito pneuma) Jo. 4. 24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jesus Cristo também é chamado de (espírito pneuma) 2ª Co. 3. 17 “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”  além deles a bíblia diz ainda que os que nascem do espíritos são chamados de (espírito pneuma), Jo. 3.6 “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”        

Quando a bíblia diz que Deus é espírito, o Senhor dizendo de Jesus, é espírito, e que os anjos são espíritos, ela simplesmente está se referindo ao fato de todos estes serem ou no caso de Jesus, possuir natureza espiritual, após ressurreição. Não podemos confundir esta aplicação direta do termo pneuma a seres espirituais com a menção do espírito de alguém ou de algo. Por exemplo: não podemos dizer que são seres espirituais, o espírito do homem ou mesmo o espírito do mundo, o espírito do erro, e o espírito do anticristo.

Isto mostra que nem tudo o que a bíblia chama de espírito é um ser pessoal, como visto acima. Um problema que poderia surgir é o fato do original bíblico não distinguir as palavras ruach no AT. E pneuma no NT. Com relação a que essas palavras se referem. Em meio a isto, como fazer para distinguir quando a bíblia refere-se a um ser espiritual ou algo abstrato como vento, folego e etc?  Para sabermos quando a bíblia refere-se a um ser espiritual basta seguir a lógica, e atualmente hoje nós temos a bíblia traduzida e, portanto não temos mais dificuldades para entender se ela está se referindo aos Anjos ao invés de ventos.

Seguindo a lógica bíblica também saberemos distinguir com facilidades esta questão, por exemplo: O que a bíblia diz dos seres espirituais? Diz que todos eles (exceto Deus tem um corpo). A exceção do corpo de Deus analisada dentro da ótica humana limitada, se dá devido ao entendimento que temos de Deus ser imensurável, infinito, portanto não há nenhuma lógica em querer criar um corpo para Deus.

Já os outros entes citados, podemos considera-los como tendo um corpo, por exemplo, Jesus Cristo. A bíblia diz que Cristo tem corpo e também tem espírito Mt. 27.50 “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito”.  Jo. 19.30 “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” Naturalmente quando a bíblia diz que Jesus entregou o espírito está se referindo a duas questões: (1) cessou de respirar visto esta palavra significar espírito e (2) perder sua consciência, isto é, sua consciência a mesma que foi dotada ao homem no inicio Gn. 2. 7 “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Com relação a Cristo não podemos esquecer o fato de que se tornou corpo espiritual após a ressurreição, 1ª Co. 15. 44 “Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Lembrando também que este ocorrido se deu após sua vida terrestre, não antes, 1ª Co. 15. 46 “Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. Paulo está dizendo para não invertermos os acontecimentos, ou seja, primeiro é o homem é terreno, após isso se torna espiritual.

A bíblia diz também que Deus apesar de não ser restrito por um corpo, Ele é espírito, Sl. 139. 7 “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?”  1ª Ts. 4. 8 “Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo”. Quando a bíblia fala do Espírito Santo ou Espírito de Deus, ela se refere ao próprio Deus, são expressões humanas legitimas para tentar fazer entender um ser que não pode ser escrutado.

Naturalmente quando a bíblia diz Espírito de Deus, devemos entender que se trata apenas de uma questão de linguagem, algo que torne compreensiva o entendimento humano, lembrando sempre que a bíblia foi escrita para o próprio. De maneira nenhuma ela está tentando dizer que Deus que é Espírito possua um Espírito, torna-se estranho. Do mesmo modo seria estranho se admitirmos a existência de outro ente, como trindade, por exemplo, e disséssemos: o Espírito Santo é Deus, mas não o pai.

Dois problemas surgem com esta questão: a primeira é que teríamos dois ou mais deuses e a segunda é que estaríamos dizendo que o pai não é santo, somente o Espírito seria Santo, mas não é isso, não existe outro ser aparte de Deus e Deus é Espírito e também Santo. E as palavras ruach e pneuma com relação ao ser humano? Podemos aplicar a mesma questão que foi aplicada para Cristo, respiramos o oxigênio que é traduzido como espírito, temos o folego ou o espírito de vida que na verdade é a nossa consciência aquela mesma que foi implantada em Gênesis 2. 7.

E também seremos corpos espirituais após o retorno de Jesus, 1ª Co. 15. 35 e 42 “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.”