A
bíblia diz que os anjos são espíritos. E diz também que os anjos são seres
pessoais. Portanto ao aplicar-se o termo “espírito” (ruach e pneuma) aos anjos,
de maneira nenhuma estamos dizendo que eles sejam fôlego, vento, sopro, mas sim
pessoas, seres vivos, inteligentes, que agem, reagem, pensam, decidem.
Realmente a bíblia diz que os anjos são espíritos e são pessoas conforme nos é
dito em 1ª Cr. 21. 15 “E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a
destruir; e, destruindo-a ele, o SENHOR olhou, e se arrependeu daquele mal, e
disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR
estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.”
Hb. 1. 4 e 14. “Feito tanto mais
excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” “Não
são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor
daqueles que hão de herdar a salvação?” Por outro lado, devemos entender
que o fato de um ser espiritual ser chamado de espírito, não significa que
todas as palavras na bíblia que dizem espírito, (ruach e pneuma) referem-se a seres
pessoais. Em muitos casos elas aplicam-se literalmente a ventos, tempestades,
fôlego, sopro e etc.
Contudo, a bíblia chama alguns seres pessoais de espírito; além dos anjos, Deus
também é chamado de (espírito pneuma) Jo.
4. 24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito
e em verdade.” Jesus Cristo também é chamado de (espírito pneuma) 2ª Co. 3. 17 “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há
liberdade.” além deles a
bíblia diz ainda que os que nascem do espíritos são chamados de (espírito
pneuma), Jo. 3.6 “O que é nascido da carne é carne, e o que é
nascido do Espírito é espírito.”
Quando
a bíblia diz que Deus é espírito, o Senhor dizendo de Jesus, é espírito, e que
os anjos são espíritos, ela simplesmente está se referindo ao fato de todos
estes serem ou no caso de Jesus, possuir natureza espiritual, após ressurreição.
Não podemos confundir esta aplicação direta do termo pneuma a seres espirituais
com a menção do espírito de alguém ou de algo. Por exemplo: não podemos dizer
que são seres espirituais, o espírito do homem ou mesmo o espírito do mundo, o
espírito do erro, e o espírito do anticristo.
Isto mostra que nem tudo o que a bíblia chama
de espírito é um ser pessoal, como visto acima. Um problema que poderia surgir
é o fato do original bíblico não distinguir as palavras ruach no AT. E pneuma
no NT. Com relação a que essas palavras se referem. Em meio a isto, como fazer
para distinguir quando a bíblia refere-se a um ser espiritual ou algo abstrato
como vento, folego e etc? Para sabermos
quando a bíblia refere-se a um ser espiritual basta seguir a lógica, e
atualmente hoje nós temos a bíblia traduzida e, portanto não temos mais
dificuldades para entender se ela está se referindo aos Anjos ao invés de
ventos.
Seguindo
a lógica bíblica também saberemos distinguir com facilidades esta questão, por
exemplo: O que a bíblia diz dos seres espirituais? Diz que todos eles (exceto
Deus tem um corpo). A exceção do corpo de Deus analisada dentro da ótica humana
limitada, se dá devido ao entendimento que temos de Deus ser imensurável,
infinito, portanto não há nenhuma lógica em querer criar um corpo para Deus.
Já os
outros entes citados, podemos considera-los como tendo um corpo, por exemplo,
Jesus Cristo. A bíblia diz que Cristo tem corpo e também tem espírito Mt. 27.50 “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito”. Jo.
19.30 “E, quando Jesus tomou o
vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”
Naturalmente quando a bíblia diz que Jesus entregou o espírito está se
referindo a duas questões: (1) cessou de respirar visto esta palavra significar
espírito e (2) perder sua consciência, isto é, sua consciência a mesma que foi
dotada ao homem no inicio Gn. 2. 7 “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da
terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma
vivente.”
Com
relação a Cristo não podemos esquecer o fato de que se tornou corpo espiritual
após a ressurreição, 1ª Co. 15. 44 “Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo
espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Lembrando
também que este ocorrido se deu após sua vida terrestre, não antes, 1ª Co. 15. 46 “Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
Paulo está dizendo para não invertermos os acontecimentos, ou seja,
primeiro é o homem é terreno, após isso se torna espiritual.
A bíblia
diz também que Deus apesar de não ser restrito por um corpo, Ele é espírito, Sl. 139. 7 “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” 1ª Ts.
4. 8 “Portanto, quem despreza isto
não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito
Santo”. Quando a bíblia fala do Espírito Santo ou Espírito de Deus, ela se
refere ao próprio Deus, são expressões humanas legitimas para tentar fazer
entender um ser que não pode ser escrutado.
Naturalmente quando a bíblia diz Espírito de
Deus, devemos entender que se trata apenas de uma questão de linguagem, algo
que torne compreensiva o entendimento humano, lembrando sempre que a bíblia foi
escrita para o próprio. De maneira nenhuma ela está tentando dizer que Deus que
é Espírito possua um Espírito, torna-se estranho. Do mesmo modo seria estranho
se admitirmos a existência de outro ente, como trindade, por exemplo, e
disséssemos: o Espírito Santo é Deus, mas não o pai.
Dois
problemas surgem com esta questão: a primeira é que teríamos dois ou mais
deuses e a segunda é que estaríamos dizendo que o pai não é santo, somente o
Espírito seria Santo, mas não é isso, não existe outro ser aparte de Deus e
Deus é Espírito e também Santo. E as palavras ruach e pneuma com relação ao ser
humano? Podemos aplicar a mesma questão que foi aplicada para Cristo,
respiramos o oxigênio que é traduzido como espírito, temos o folego ou o
espírito de vida que na verdade é a nossa consciência aquela mesma que foi
implantada em Gênesis 2. 7.
E
também seremos corpos espirituais após o retorno de Jesus, 1ª Co. 15. 35 e 42 “Mas
alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Assim também
a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará
em incorrupção.”