terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O adventismo e a interpretação induzida.

Em se tratando de assuntos religiosos é muito fácil para alguém dizer que tem ou prega a verdade. Porém, sabemos também que a verdade só se configura como sendo verdade se ela for demonstrada sem meias mentiras, portanto em um local que existe 99% de verdade não pode ser considerada como sendo um ambiente de verdade absoluta. 

Intento nesta postagem demonstrar que a IASD. Apesar de se ufanar que tem e possui a verdade absoluta deixa transparecer através de seus ensinamentos que leva sobre si inúmeros erros doutrinários que faz com que a sua pretensa “verdade” se torne em meias verdades. Talvez o calcanhar de Aquiles da IASD. Seja a sua profetiza EGW. 

É natural no meio religioso que o profeta seja aquele que tenha o voto de minerva, infelizmente para os adventistas EGW. Não definiu a questão entre trinitarianos e antitrinitarianos que aconteceu nos arraias adventistas no início do século XIX. O silencio da profetiza contribuiu para uma das maiores e temerosas polemicas no seio do adventismo. EGW também disse o seguinte no livro O Grande Conflito pág. 400. (“o décimo dia do sétimo mês, o grande dia da expiação, tempo da purificação do santuário, que no ano de 1844 caía no dia 22 de outubro”...) 

Quando analisamos esta informação por meio de um conversor de calendários, nós percebemos que não foi bem assim. Acesse este site: www.jewishgen.org/jos/josdates.htm na segunda linha de datas, ou seja, na linha de baixo, digite em day 10, em month: 7 tishri, em year 5600, e em the civil date should be computer for: digite 6 e clique em convert dates. Neste conversor de calendários nós veremos que ao contrário do que disse E. G. W. O dia 10 do sétimo mês de 1844 não foi em 22 de outubro, mais sim 2ª feira 23 de setembro de 1844. Veja o resultado, 10 Tishri 5605 => Monday 23 September 1844. 

Para mim esta afirmação de EGW. Complica grandemente a sua posição como profetisa, mais de trinta dias de diferença. Essa foi umas de muitas “mancadas” de EGW. Outras questões pertinentes que os adventistas devem dar uma resposta sensata. Pergunto: a igreja adventista era a igreja verdadeira, antes ou após se tornar trinitariana? Se era antes    podemos afirmar que ela apostatou, se foi após, então EGW. Se enganou novamente, visto que nos seus primórdios dizia ela que a igreja era verdadeira. 

Como os adventistas responderão a questão das 2300 e manhãs de Daniel 8.14? O verso nos diz: (Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.) Pergunto: qual é o significado da palavra até de Daniel 8.14? Segundo o dicionário indica um limite posterior de tempo, neste caso o anjo está dizendo que o santuário será purificado até 2300 tardes e manhãs, já a interpretação adventista nos diz que o santuário seria purificado após as 2300 tardes e manhãs. A bíblia diz até, os adventistas ensinam que é após, e o que a bíblia diz ser 2300 tardes e manhãs, eles ensinam que são 2300 anos. Isso sem mencionar que a doutrina do santuário é a espinha dorsal da IASD. 

Em outras palavras se tal doutrina quebrar, a denominação estará fadada ao descrédito, pelo menos para aqueles que estudam. Outro fato relevante dentro da questão das 2300 tardes e manhãs que também é induzido pelos adventistas é a questão da purificação, a palavra purificar em Daniel 8.14 é tsadaq e quer dizer: (ser justo, ser correto, ter uma causa justa, ter razão, ser correto na conduta e no caráter.) Ao passo que em Levítico 16.20 a palavra não é tsadaq mais sim kaphar e quer dizer: (cobrir, purificar, fazer expiação, fazer reconciliação, cobrir com betume, encobrir, pacificar, propiciar, cobrir, expiar pelo pecado, fazer expiação por.) 

Lamentavelmente os dois versos foram traduzidos para o português como purificar, e a denominação valendo-se disso induz os membros a crerem em algo inexistente, e isso destaca também mais um erro da profetisa. Dentro do mesmo assunto temos ainda outro erro, Dn. 8.12 -(O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.) O exército aqui mencionado é o povo judeu, nos é dito que eles, por causa de suas transgreções juntamente com o sacrifício diário foram entregues ao chifre pequeno, Dn. 8.13 – (Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?) 

Como sabemos, a purificação do santuário em levítico 16 tinha como objetivo em purificar os pecados dos israelitas, porém o que está demonstrado em Daniel 8.14 a purificação não é para cobrir pecados, mas sim remover do santuário a assolação e a abominação causada pelo chifre pequeno. Hb. 9.12 - (Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.) 

Em algumas traduções aparece santíssimo ao invés de santos dos santos, já em outras aparece santuário e é dessa que os adventistas se utilizam, dizem eles que o original é santuário, querem dizer com isso que Cristo entrou no santo lugar designado somente como (santuário) não no santo dos santos. Digo, porém que mesmo essa tradução não favorece a doutrina adventista, para os adventistas Jesus fez na cruz um trabalho em favor da redenção apenas parcialmente, ensinam eles que a partir de 1844 foi que Jesus começou a perscrutar os casos, para somente assim poder tomar uma decisão, se tal indivíduo é ou não digno da vida eterna. 

Mas, nós percebemos que independente da tradução de Hebreus 9.12 nos é dito que Jesus entrou no santuário tendo obtido (pretérito) uma eterna redenção, e isso naturalmente precedeu o próprio escritor de hebreus. Grande contradição essa dos adventistas, sem contar que a doutrina do santuário segundo interpretam os adventistas foi a responsável pelo surgimento dos mesmos. Mediante isso se tal doutrina foi mal interpretada significa que ela não quer dizer exatamente aquilo que pensam os adventistas, então o que eles pensam está errado, e se está errado o ponto básico da IASD. Está comprometido, neste caso a soberba adventista de se intitular como sendo a igreja verdadeira é uma farsa. 

Fico pensando, como pode os adventistas não verem essas contradições, para mim isso é um mistério, o meu objetivo não é denegrir a denominação, não existe motivo para isso, mas sim alertas os membros da denominação IASD. A fim de que implorem o favor de Deus, para que como Saulo da cidade de Tarso eles possam ter as escamas dos olhos retiradas e poderem então, enxergar. E que a falsa impressão, de que pertencem a igreja verdadeira possa ser coisa do passado.