quinta-feira, 1 de março de 2012

Pode o imortal se tornar mortal?

1ª Co. 15.46-47Se Cristo preexistia à força do argumento de 1ª Coríntios 15.46-47 está perdida. Veja o argumento dos crentes na preexistência de Jesus sobre esta passagem, dizem eles: Antes de se tornar carne o Logos era “plenamente divino”; ao vir salvar o homem, passou a ser plenamente humano. Sendo possível o carnal ganhar natureza espiritual, na volta de Jesus, também é possível o espiritual ganhar natureza carnal. Os anjos que pecaram, criados para serem imortais, sofrerão a morte. Imortalidade, na concepção que temos somente o Pai não pode perdê-la. Esse geralmente é o argumento que os trinitarianos e os que crêem na preexistência dizem. 

Mas, pelo contexto da passagem de 1ª coríntios fica claro que a idéia proposta não tem nenhum sentido. O assunto deste capítulo é a ressurreição, portanto de saída, não tem nada a ver com uma suposta existência anterior (preexistência). Veja o contexto: 1ª Co. 15.44. (Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual). 

Aqui Paulo fala do momento em que na ressurreição, o corpo natural, corruptível, (se transformará em imortal e incorruptível). Somente este versículo, poderia dar margem a uma idéia de que se há corpo natural, poderia haver também corpo espiritual antes do natural, mas qual seria a ordem, espiritual primeiro e depois natural? Não. Veja: 1ª Coríntios 15.46 – (Mas, não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual). Observem a ordem, primeiro o NATURAL, depois o ESPIRITUAL. 

Em relação ao verso 47 - O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu, Paulo está mantendo a mesma ordem, primeiro natural – da terra e o segundo espiritual – do céu, pois Cristo já se encontrava no céu, após a ressurreição  havendo recebido do Pai a imortalidade. Nós hoje trazemos a imagem dos homens terrestres, mas por ocasião da ressurreição traremos então a imagem do homem celestial, Jesus ressuscitado. 

Mas, se Cristo pré-existia, então essa ordem é invertida - espiritual primeiro, depois natural. Como então ele é o primogênito entre muitos irmãos conforme Rm. 8.29, se de fato a sua experiência é contrária a de seus irmãos? Portanto, cabe a seguinte pergunta: mediante a palavra de Deus, É POSSÍVEL, O ESPIRITUAL GANHAR NATUREZA CARNAL? ESTA IDÉIA MAIS SE PARECE COM O ESPIRITISMO!!!! A Bíblia não diz nada disso: que Jesus tornou-se mortal aniquilou em si a imortalidade, entregou sua condição de divino. Tudo são invenções. 

O que parece, nesta forma de crer é que Jesus era como uma alma ou espírito que encarnou em um corpo. Isto não é bíblico. A IMORTALIDADE. No que se refere à IMORTALIDADE, NÃO DEVEMOS ESPECULAR, APENAS APRESENTAR textos bíblicos que comprovem estas afirmações. É óbvio e concordo que sendo Deus onipotente, nada O impede de realizar e fazer aquilo que Ele realmente quiser. Mas, discordo quanto a dizer como AQUELES QUE ACREDITAM NA PREEXISTENCIA: “Quanto ao imortal não poder morrer, somente se nele não existir a onipotência”! Isto é pura especulação, sem apresentar nenhum texto bíblico comprobatório. Não existe na bíblia a idéia de seres imortais que passam a serem mortais. Esta idéia é pagã! 

Com relação à imortalidade, afirmo o seguinte: Não existe na bíblia a idéia de um ser imortal, se tornar mortal; A própria definição da palavra (IMORTALIDADE) em si mesma encerra esta verdade. A natureza de Deus é ESSENCIALMENTE IMORTAL, É DIFERENTE DA NATUREZA DO HOMEM, QUE É ESSENCIALMENTE MORTAL. Era típico no pensamento Judaico que qualquer coisa de suprema importância no propósito de Deus - Moisés, a lei, o arrependimento, o Reino de Deus, e o Messias - hajam “existido” com Deus desde a eternidade. Nestes termos João pôde falar da crucifixão como havendo “ocorrido” antes da fundação do mundo. Ap. 13.8.

Pedro, escrevendo mais tarde no primeiro século, ainda conhece da “preexistência” de Jesus somente como uma existência no pré-conhecimento de Deus 1ª Pe. 1.20. Sendo Cristo ser humano e mortal, pois há diversos textos que provam que ele morreu de fato e que era ser humano de fato, obviamente podemos concluir pela palavra que Ele é imortal "hoje", por causa da ressurreição que lhe foi efetuada pelo Pai. Cito abaixo apenas alguns versos, pois penso serem diretos no que se refere à questão da imortalidade de Jesus, e se o leitor atentar para eles vai ver que Paulo fala claramente que ser imortal (no caso de Jesus) é somente após a ressurreição, não antes. Rm. 6.9

Observem que é apenas na condição PÓS-RESSURREIÇÃO que a imortalidade DE JESUS é possível? TENDO SIDO CRISTO RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS, JÁ NÃO MORRE. SE CRISTO JÁ TINHA SIDO IMORTAL E SE DESFEZ DA IMORTALIDADE, PARA PODER MORRER, ESTE VERSO ESTÁ SOLTO NA LÓGICA, NÃO TEM SENTIDO NENHUM. ESSA CONDIÇÃO COMO DESCRITA POR PAULO, NÃO ADMITE UM SER IMORTAL ANTERIORMENTE, QUE PASSA A SER MORTAL, PARA DEPOIS PASSAR A IMORTALIDADE NOVAMENTE. NÃO É ESSA A CONDIÇÃO PROPOSTA POR PAULO AQUI.

E não é somente este versículo que apóia esta idéia, citarei outros para confirmar: 1ª Co. 15.54 – (E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória).  2ª Co. 5.4(Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida). 

Reafirmo que não existe na bíblia a idéia de SERES IMORTAIS QUE PASSAM A SER MORTAIS - ESTA IDÉIA É PAGÃ. (Imortalidade é o oposto à morte - Veja o significado no dicionário VINE: IMORTALIDADE - (athanasia) - a, privativo; thanatos, morte). Se traduz assim em 1ª Co. 15.53,54, do corpo glorificado do crente; Em 1ª Tm. 6.16, da natureza de Deus. Nos tempos antigos este termo tinha ampla conotação de estar livre da morte. Sem dúvida, no NT, athanasia expressa mais que imortalidade, sugerindo a qualidade da vida desfrutada, como é evidente em 2ª Co. 5.4; Para o crente o que é mortal há de ser «absorvido pela vida». Como podemos ver, não há condição de SER DESPIDO (IMORTAL, SE TORNANDO MORTAL), mas o oposto sim (O MORTAL SENDO ABSORVIDO).

Marcelo Alexandre do Valle