domingo, 1 de abril de 2012

Os dez mandamentos na antiga aliança.

O que entendemos por antiga aliança, velho pacto e antigo testamento? Algumas denominações ensinam e enfatizam que são apenas os mandamentos que perfaziam o sistema cerimonial que simbolizava a Cristo e outras leis cerimônias. 

Confesso que por muitos anos entendia, ensinava e defendia tal crença, mas atualmente não posso defender o indefensável. Vamos analisar a bíblia sem conceitos pré-definidos. Hb. 8.13 (Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.) 

Aqui o autor de hebreus destaca que o que está antiquado, envelhecido e prestes a desaparecer é a antiga aliança. O que a bíblia diz ser a antiga aliança? Seria somente o sistema cerimonial levítico? Ex. 24.12 (Então, disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares.) Esperem não me chamem de apostata, não sou eu quem está dizendo que a antiga aliança a qual o autor de hebreus disse que se tornou envelhecida prestes a desaparecer são os dez mandamentos. 

As tábuas de pedra leis e mandamentos que a bíblia diz que são uma coisa só é a aliança que Deus fez com Israel e que hebreus 8.13 diz que se tornou antiquada. Ex. 34.27-28 (Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel.) E, ali, esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras. 

Duas questões interessantes (1) A aliança foi feita com Moisés e com Israel, (2) a aliança são os dez mandamentos. Dt. 4.12-13 (Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma. Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.) 

Dt. 10.3-4 (Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, preparei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi o Monte com as duas tábuas nas mãos. Então o Senhor escreveu nas tábuas o que estava nas primeiras, os dez mandamentos, que Ele vos falara no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia; e o Senhor as entregou a mim.) 

Sabemos que os dez mandamentos foram escritos em tábuas de pedra e os três versos acima não deixam dúvidas, de que eles perfaziam a antiga aliança. Dizer que o cerimonial Levítico foi o que caducou com a morte de Jesus é tentar ser advogado de uma causa perdida, a bíblia é clara em afirmar que a aliança que Deus fez com Israel foi a lei na sua totalidade. Como vimos na postagem anterior não existe distinção de leis na bíblia tudo era considerado como lei de Deus. 

Hb. 8.7 (Pois se aquela primeira aliança não tivesse defeito, nunca se teria buscado lugar para a segunda.) Que primeira aliança seria essa? Lógico que foi aquela feita no monte Sinai, o problema para muitos é conseguir entender que tal aliança também se encontra os dez mandamentos de Êxodo 20. Dt 9.9-10 (Subindo eu ao Monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do Concerto que o Senhor fizera convosco, então fiquei no Monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi e água não bebi; e o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus, aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no Monte, do meio do fogo, estando reunido todo povo.)

2ª Cr. 5.10 (Nada havia na arca senão só as duas tábuas, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel.) 2ª Cr. 6.11 (Nela pus a arca em que estão as tábuas da Aliança que o Senhor fez com Israel.) 

Devo confessar que por vários dias tentei de todas as formas refutar tal ensinamento, analisei este e outros assuntos e finalmente “dei a minha mão a palmatória” não posso refutar algo tão claro e convincente, de que os dez mandamentos, as tábuas da aliança são na realidade aquilo que foi envelhecido que estava prestes a desaparecer nos dias do escritor da carta aos hebreus. Para muitos pode parecer apostasia da fé, mas digo em Cristo que não é. 

Sou uma pessoa que busco a verdade não me prendo a dogmas, e a denominações, creio que em Cristo sou “livre” para perseguir a verdade e a santificação. Outro fato interessante é que diferentemente do que afirmam a antiga aliança tinha como base as tábuas dos dez mandamentos, reparem que ao descrever a liturgia da antiga aliança o escritor de hebreus cita como base de tal aliança os utensílios que se encontravam dentro do tabernáculo, vejam só: 

Hb. 9.1-5 (Ora a primeira aliança também tinha preceitos de serviço sagrado e o seu santuário terrestre. Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, e a mesa, e a exposição dos pães, se chama o Santo Lugar;  por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança; e sobre ela, os querubins de glória, que, com a sua sombra, cobriam o propiciatório...) 

Reparem atentamente que tais utensílios foram preparados para a primeira aliança, neste caso o que envelheceu não foi somente o que concerne à questão cerimonial. Dirão então: quer dizer que está tudo liberado, podemos fazer tudo o que der na “telha?” 

Devemos compreender que na antiga aliança quem obedecia à lei vivia, caso contrário morria! Já na nova aliança a regra é a seguinte: se crer no sangue de Cristo que nos purifica de todo pecado vive se não crer em Cristo, morre! E os que estão em Cristo adotam a prática do pecado? 2ª Co 5.15-17 (E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.)