sábado, 1 de dezembro de 2012

Objeções a imortalidade da alma.


A filosofia grega contribuiu grandemente para que a imortalidade da alma ganhasse credibilidade a apoio entre os povos, mesmo os judeus que viveram naquela época foram influenciados com estes ensinamentos. Mt. 14.25-26 - Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.

Desde Homero, a alma ganhou contornos de fumaça, sombra, um aspecto menos denso daquilo que é o corpo. Platão disse que nós não aprendemos nada de novo, mas apenas reconhecemos algo que já sabíamos antes de nascer. Para Platão a alma já existia antes de nascer, isso abre possibilidades para que ela sobreviva após a morte física.

Para os filósofos gregos a  psykhé = alma que também pode significar sede das emoções foi transformada em um “fantasma” que resiste a morte. No que concerne a questão religiosa a alma só é vista como parte importante da doutrina cristã devido ao fato de ser alicerçada por textos bíblicos isolados do novo testamento, entre os quais são perfeitamente refutáveis  o novo testamento emprega perfeitamente a palavra alma com o mesmo sentido do antigo testamento. Não existe nada no antigo testamento que fale de uma alma que sobreviva fora do corpo.

Lc. 12.19 (Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.) Se levarmos em consideração que a alma descrita no verso é uma entidade imortal, pelo menos podemos dizer que ela sente fome e sede. Neste sentido não está se tratando de uma entidade extra corpo, mas sim do próprio homem.

Falando sobre a ressurreição de Jesus nos é dito que Deus não deixou a sua alma na morte, ora não é ensinado que a alma é imortal? Se não fosse a intervenção de Deus ela ficaria morta? At. 2.27 (porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.) O que os escritores do novo testamento estão dizendo é que o homem é alma, assim como é dito em gênesis corpo + folego de vida = alma vivente. No caso de Jesus o que podia ver a corrupção era o seu corpo. Já a alma que estava se regalando não era nenhum ser imortal mas, o próprio homem rico da parábola. Em outra palavras a alma como é ensinada no meio cristão é um mito.

Lc. 23.43 - Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Eis um texto que os imortalistas gostam de usar, muitos acreditam que as tradutoras bíblicas retiraram uma virgula do verso 43, tais pessoas dizem que o texto deveria está escrito assim: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.

Dando a entender que Jesus estava enfatizando aquelas palavras naquele dia, não que o paraíso seria naquele dia. Mas o que se percebeu é que os originais não continham virgulas, porém descobriram que os tradutores inseriram sim uma palavra no verso a palavra “que” os tradutores inseriram uma palavra espúria (“que”) no texto para reforçar a ideia pretendida.

Foi somente no Séc. VIII que foram introduzidos nos manuscritos alguns sinais de pontuação e no Séc. IX introduziram o ponto de interrogação e a vírgula. Portanto, a palavra “que” não foi escrita por Lucas e nem a vírgula foi posta por ele. E isso prova que o ladrão arrependido está no céu? Não! Primeiro que não se faz menção da palavra céu, mas sim paraíso, o paraíso só se dará quando Jesus retornar.


Segundo, a bíblia diz que Jesus não foi para o céu logo após a sua ressurreição, At. 1.3 - A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Outro verso se encontra em Mateus 10.28 - Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

Os que defendem a imortalidade da alma dizem: A bíblia está definindo em separado corpo e alma. Percebemos porém que Lucas relata o mesmo verso mas não faz uso da palavra alma Lc. 12.4-5 - Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.

Lucas está falando o mesmo que Mateus, só estão usando uma linguagem diferente. Ambos estão dizendo que os homens podem matar o corpo nesta vida e não destruir o que o realmente compõe o homem, o seu caráter a sua personalidade as suas particularidades as quais Deus preserva para julgar o homem,  por isso a bíblia diz que Deus não é Deus de mortos Mc. 12.27 -  Ora, ele não é Deus de mortos, e sim de vivos Laborais em grande erro.

Porém Deus pode matar o corpo por inteiro. Outro fato é que se a alma é imortal como sugerem os imortalistas e que mesmo no inferno (geena) elas não serão destruídas  como pode então Deus destruí-las? Fica evidente que se caso fosse verdade de que a alma separada do corpo fosse realmente imortal, como ensinam os imortalistas, como pode ela ser destruída?