sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Colossenses 1.15-20


Um dos textos mais utilizados pelos teólogos para tentarem provar que Jesus Cristo era a segunda pessoa da trindade quando não um ser preexistente é Colossenses 1.15-20. "  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude.     

Tal como acontece com toda boa exegese bíblica, é importante observar o contexto dos versos e por que seria escrito e colocado onde eles estão. A leitura do livro de Colossenses revela que a Igreja de Colossos tinha perdido seu foco em Cristo. Alguns dos crentes de Colossos na prática abandonaram a sua ligação com o Cabeça, Jesus Cristo, e alguns foram mesmo sendo levados a adorar anjos Cl. 2.18-19. A Carta de Paulo aos Colossos foi um chamado para que eles retornassem para Cristo e aos seus ensinamentos.

 Ao contrário do que se ensinam estes versos não confirmam a Trindade, eles se iniciam com Cristo sendo "a imagem [eikon] do Deus invisível. O Pai é claramente chamado de "Deus" em vários versos, e este teria sido um bom lugar para dizer que Jesus era Deus. Em vez disso, somos informados de que Cristo é a imagem de Deus. Se uma coisa é a "imagem" de outra coisa, então a "imagem" e o "original" não são a mesma coisa. O Pai é Deus, e é por isso que não há nenhum versículo que chama o pai à imagem de Deus. 

Chamando Jesus de a imagem de Deus, tal declaração se coaduna com o verso de João 14.9-10. "Quem me vê a mim, vê o Pai". Mas isso de maneira nenhuma está se referindo a uma mesma essência. Por outro lado os teólogos trinitarianos afirmam que a palavra eikon que é o mesmo que "imagem", ou "representação" significa "manifestação" aqui em Colossenses. 

Acreditamos que a conclusão é injustificada. A palavra eikon ocorre 23 vezes no Novo Testamento, e é claramente usada como "imagem" no sentido comum da palavra. É utilizada como sendo a imagem de César em uma moeda, de ídolos que são imagens feitas pelo homem dos deuses do Antigo Testamento. Que as coisas eram apenas uma imagem da realidade que temos hoje. E da "imagem" do animal de Apocalipse 13. 2ª Coríntios 3.18 diz que os cristãos são transformados em a "imagem" do Senhor. Todos esses versículos usam "imagem" no sentido comum da palavra, ou seja, uma representação separada do original.

1ª Coríntios 11.7 diz: "Um homem não deve cobrir a cabeça, já que ele é a imagem e glória de Deus. "Assim como Cristo é chamado à imagem de Deus, por isso os homens são chamados à imagem de Deus. Nós não somos uma imagem tão exata como Cristo é, pelo fato de estarmos desfigurado pelo pecado, mas, no entanto, a Bíblia nos chama a "imagem" de Deus. Assim, o texto sobre ser a imagem de Deus é a mesma para nós como é para Cristo. 

Nós sustentamos que as palavras devem ser lidas e entendidas em seu sentido comum ou ordinário. Neste caso, o sentido comum de "imagem" é "semelhança" e é usada dessa forma no Novo Testamento. Certamente, se a palavra "imagem" assumiu um novo significado para aqueles momentos em que se refere a Cristo, a Bíblia nos informaria isso, e ela não faz. Uma vez que ela não faz, nós afirmamos que o uso de "imagem" é o mesmo se ela se refere a uma imagem de uma moeda, uma imagem de um deus, ou para Cristo e os cristãos como a imagem de Deus.


 Deus delegou a Cristo Sua autoridade para criar. Efésios 2.15. Se refere a criação de "um novo homem" (a sua Igreja) de judeus e gentios. Em derramando o dom do espírito santo a cada crente Atos 2.33 e 38, o Senhor Jesus criou algo de novo em cada um deles, isto é, o "novo homem", sua nova natureza. 2ª  Co. 5.17; Gl. 6.15; Ef. 4.24. A Igreja do Corpo de Cristo era uma entidade nova marca criada por Cristo, composta de judeus e gentios. Ele teve que criar também a estrutura e as posições que permitia o seu funcionamento, tanto no mundo espiritual (posições para os anjos que iria ministrar à Igreja-ver Apocalipse 1.1, "seu anjo") e no mundo físico (posições e ministérios aqui na terra. Rm. 12.4-8; Ef. 4.7-11. 

A Bíblia descreve essas realidades físicas e espirituais com a frase, "as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis" Cl. 1.16. Muitas pessoas pensam que pelo fato de Colossenses 1.16 dizer: "Porque por ele todas as coisas foram criadas" que Cristo deve ser Deus, mas todo o versículo deve ser lido com cuidado e com uma compreensão do uso de palavras e figuras de linguagem. O estudante da Bíblia (na verdade, da linguagem e da vida) deve estar ciente de que, quando a palavra "todos" (ou "todo" ou "tudo") é usado, muitas vezes é usado em um sentido limitado. As pessoas usam desta forma no discurso normal em países e línguas em todo o mundo.

Por exemplo, quando Absalão estava formando um conselho contra seu pai, Davi, 2ª Sm. 17.14 diz que "todos os homens de Israel" concordaram com o conselho. Sabemos no entanto que nem "Todos" os homens de Israel estavam lá, mas o verso diz "todos" os que estavam lá, no conselho. Outro exemplo é Jeremias 26.8, que diz que "todas as pessoas" repreendidas por Jeremias deveriam colocá-lo à morte. Mas o contexto deixa bem claro que "todas as pessoas" não era todo o Israel, pois naquele acontecimento nem sequer estava toda a nação presente.

1ª João 2.20 diz dos cristãos, "vós sabeis todas as coisas." Certamente não há cristão que realmente acredita que ele saiba de tudo. A frase é utilizando em um sentido limitado de "todos", que é determinado pelo contexto. Sempre que se lê a palavra "todos", uma determinação deve ser feita para saber se ela está sendo usada no sentido amplo de "todo o universo", ou no sentido estrito de "tudo em um determinado contexto. "Acreditamos que o sentido restrito é usado para em Colossenses 1.16.

 Colossenses 1.16 diz: "Porque nele foram criadas todas as coisas: as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. “As coisas que são” criadas “não são pedras, árvores, pássaros e animais, porque essas coisas foram criadas por Deus, no princípio do mundo”. “Essas coisas”, tronos, potestades, principados”, são os poderes e as posições que foram necessárias para Cristo dar início a sua Igreja, e foi criado por ele para esse fim. A figura de linguagem conhecida como "cerco" nos ajuda a identificar o contexto adequado de "todas as coisas", que é o sentido mais restrito da palavra "todos", e refere-se às coisas necessárias para administrar a Igreja.

A frase no verso 17 "Ele é antes de todas as coisas" tem sido usada para tentar provar que Jesus existiu antes de tudo. No entanto, a palavra "antes" pode se referir tanto a tempo, lugar ou posição (ou seja, a superioridade). Isso nos leva a concluir que o ponto de toda a seção é mostrar que Cristo é "antes", ou seja, "superior a" todas as coisas, como diz o versículo. Se alguém insistir que o tempo está envolvido, gostaríamos de salientar que, no versículo seguinte diz que Cristo é o "primogênito" dos mortos, não podemos tomar tal declaração como sendo literal, visto que Cristo não foi o primeiro a morrer. Na verdade Cristo é "antes" da sua Igreja no tempo, mas principalmente na posição.