terça-feira, 1 de janeiro de 2013

As profecias messiânicas se cumpriram em Jesus?


Muito se tem feito para descredibilizar a pessoa de Jesus Cristo. Tal atitude não é nova remonta desde os dias do próprio Cristo. Começou com os judeus, e atualmente é defendida por céticos e ateus. Mt. 26.63 - Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus . O assunto que propus para estudarmos enfatiza uma das partes da cristologia, mais especificamente as profecias veterotestamentária que descreve a meu ver com perfeição as profecias e os seus cumprimentos na pessoa de Jesus.

É fato que a igreja no decorrer dos séculos introduziu textos e pensamentos para dar suporte algumas doutrinas consideradas ortodoxa dentro do cristianismo. Mas não podemos apoiar a ideia de que tudo que se conforme ou se converge para uma verdade que aponte para Jesus como sendo o Cristo, seja uma adaptação ou uma inserção produzida pelos líderes da igreja ao longo dos séculos, longe disso. Ou mesmo se Jesus e os próprios apóstolos trabalharam com afinco afim de que pudessem adaptar todos os acontecimentos cotidianos para que todas as profecias se cumprissem na pessoa de Cristo, isso também seria ilógico. Veremos as predições dos profetas do velho testamento e em seguida o texto do novo testamento, mostrando o cumprimento literal e histórico na pessoa de Jesus. 

Por exemplo: uma predição feita uns 500 anos AC. Zc. 9.9 - Alegra-te muito, ó filha de Sião! Exulta, ó filha de Jerusalém! Vê! O teu rei virá a ti, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, filho de jumenta. Mt. 21.1-3 - Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.  Será que os tradutores adaptaram também este texto?

O relato dos evangelhos nos mostra que Jesus entrou em Jerusalém cumprindo assim a profecia. A bíblia também diz que o Messias seria desprezado por muitos judeus Sl. 2. 2-3 - Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. At. 4.26-27 - Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;  porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel.

Dizer que o próximo verso retrata a Jerusalém ao invés de Jesus é até maldade por parte de alguns Is. 53.3 - Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Nitidamente o verso está dizendo a respeito de uma pessoa o contexto do capítulo nos mostra isso. Vejam se isso não cumpre Isaías 53? Lc. 17.25 - Mas importa que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração. Importa pelo fato de está escrito que tal procedimento seria realizado.

Outra importante profecia que de modo nenhum poderia ser forjada, esse é um salmo messiânico de Davi. Sl. 41.9 - Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar. Dizer que isso não aconteceu com Jesus é ir contra a lógica das evidencias que estão escritas. Mc. 14. 18-21 -  Quando estavam à mesa e comiam, disse Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo, me trairá. E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe, um após outro Porventura, sou eu? Respondeu-lhes: É um dos doze, o que mete comigo a mão no prato. Pois o Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!  

O relato histórico mais antigo a respeito da vida de Jesus que é o evangelho de Marcos destaca que Judas Iscariotes foi o traidor. Algumas outras profecias que passam despercebidas, mas que são bastante significativas. Zc. 11. 12-13 - Eu lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata. Então, o Senhor me disse: Arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do Senhor. Reparem o cumprimento desta profecia:

Mt. 27.3-7 - Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo; Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se. E os principais sacerdotes, tomando as moedas, disseram: Não é lícito deitá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado, compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros.

O cumprimento profético acerca dos relatos da vida de Cristo são ricos em detalhes, não há como dizer que tais acontecimentos poderiam se cumprir na vida de outra pessoa, muito menos dizer que são escritos forjados, os escritos históricos mais antigos que descrevem esses relatos são os evangelhos, o mais antigo é o evangelho de Marcos. Sl. 109.8 - Os seus dias sejam poucos, e tome outro o seu encargo. Sobre quem estaria profetizando o salmista? O relato de Judas no novo testamento confirma  a esse respeito At. 1. 16-17 - Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. Judas foi contado porém perdeu o seu encargo e outro tomou o seu lugar.

Muitos principalmente os judeus asseguram que o Messias não pode ser Jesus, pois para eles o Messias não sofreria, antes reinaria subjugando os seus inimigos. Mas quem seria a pessoa descrita em Zacarias  13.7 - Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos. Será quem Jesus e mesmo os discípulos forjaram tal acontecimento afim de se cumprir mais uma profecia?
Mc. 14. 49.50 - Todos os dias eu estava convosco no templo, ensinando, e não me prendestes; contudo, é para que se cumpram as Escrituras. Então, deixando-o, todos fugiram.  

Os céticos dirão: as palavras não são proféticas, antes devem ser entendidas no seu contexto imediato. A nossa resposta deve ser: devemos examinar o contexto e ver se ela descreve um sentido literal imediato ou se representa uma profecia. Os próprios escritores bíblicos sabiam disso. At. 8.34 - Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? O eunuco estava lendo as palavras de Isaías, no entanto Isaías não estava falando de si mesmo. O mesmo podemos dizer das palavras encontradas no Salmo 22. 6-8 - Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim;  afrouxam os lábios e meneiam a cabeça: Confiou no Senhor! Livre-o ele;  salve-o, pois nele tem prazer. 

Reparem que cumprimento incrível, Mt. 27.39-42 - Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele. Muitas outras profecias que demonstram sem nenhuma sombra de dúvida que Jesus Cristo é o Messias.

Outra profecia interessante a respeito do Cristo: Sl. 22.16 - Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Uma pergunta a ser feita é a seguinte: estaria o salmista falando dele mesmo? O que consta este salmo foi escrito por Davi, será que Davi foi pregado em algum madeiro? Mas Jesus foi crucificado. Jo. 19. 17-18 - Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário Gólgota em hebraico, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.

Segundo os judeus o messias não veria a morte? Zc. 12.10 - E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. O que significa este verso? Transpassaram ou irão traspassar alguém importante o qual o antigo testamento não relaciona? Quem seria? Se não foi com Jesus que tais fatos aconteceram com quem foi? Existem portanto, inúmeras profecias a respeito de Jesus ser o Messias, não irei relatar todas elas, creio que estas são suficientes para os que não querem mais provas, exceto os relatos históricos encontrados nos evangelhos, pois para os que não querem aceitar, não há provas que irão bastar.