Deus tem
um propósito e esse propósito é eterno. O apóstolo Paulo chamou o plano de Deus
de o Seu “eterno propósito” (Efésios 3:11). O propósito de Deus inclui vários
eventos, mas esses não são sucessivamente formados à medida que surge uma
emergência. Todos eles são partes de um só propósito ou decreto
todo-abrangente. Visto que os acontecimentos são mutuamente relacionados, eles
podem ser chamados de decretos para explicá-los às mentes finitas.
Um
decreto é uma determinação ou uma ordem de alguém que tem autoridade suprema.
Deus é soberano e tem o direito absoluto de fazer o que lhe apraz. Decreto é um
termo técnico que tem sido adotado pelos teólogos para transmitir uma idéia
complexa - várias idéias por um único termo. Que Deus opera sem um plano é
inconcebível. Uma pessoa não pensará em construir uma casa sem planos, assim
também é Deus. (Lucas 14:28-32). Deus é infinitamente sábio (Jó 23:13). Ele
propôs tudo, e tudo o que Ele propôs será realizado.
O
propósito de Deus foi traçado antes da fundação do mundo. A providência de Deus
opera para cumprir o Seu propósito que é realizado no tempo; Ap. 17.17. O
propósito de Deus está fundamentado na soberania absoluta, ordenado pela
sabedoria infinita, ratificado pela onipotência e cimentado pela imutabilidade.
(Romanos 8:28). Tudo o que Deus planejou acontecerá. (Tiago 1:17). Os decretos
de Deus podem ser considerados num único decreto complexo incluindo todas as
coisas. A extensão do decreto de Deus cobre tudo antes do tempo, durante o
tempo e subseqüente ao tempo, pelo fato de Deus não ser regido pelo tempo.
Ele é
imutável. Não há alteração na intenção divina. Nenhum novo ato jamais entrou na
mente divina. Além do mais, nunca haverá reversão no plano divino. O soberano
Deus não criou seres que Ele não pudesse controlar. Uma declaração comum, que
não tem autoridade escriturística, é: “Deixem Deus ser Deus”. Como pode uma
criatura criada deixar Deus ser Deus? Do ponto de vista de Deus, Ele tem um só
propósito. Incluído neste propósito estão todas as coisas pertencentes à eternidade
e ao tempo:
(Isaías
14:24). Tudo ocorrerá como Ele propôs: (Isaías 46:9-11). Seu conselho
permanecerá para sempre: (Salmos 33:11). Seus pensamentos estão além da
compreensão do homem: (Salmos 92:5). Os pensamentos e os propósitos do infinito
Deus são co-eternos com Ele mesmo. A eternidade de Deus abala a imaginação de
qualquer pessoa finita. Os pensamentos e propósitos de Deus são absolutos. “Seu
entendimento é infinito” (Salmos 147:5). Ele é onisciente; portanto, Ele
conhece todas as coisas ao mesmo tempo e não pode ser informado, pois todas as
coisas são conhecidas por Ele.
Os
homens geralmente procuram ou tentam instruir a Deus concernente a Sua palavra,
e sobre os seus caminhos, mas é perda de tempo. Os pensamentos de Deus são
simultâneos, ou que se realizam ao mesmo tempo. Visto que os pensamentos dos
homens são sucessivos, ou que segue um após outro, tentar vindicar a
providência eterna e justificar os caminhos de Deus com os homens é uma tarefa
difícil. Alguém pode mais facilmente criticar do que construir.
Qualquer
criança pode rasgar uma rosa em pedaços, mas somente Deus pode produzir sua
excelente textura e fragrância. Os pensamentos de Deus são mui profundos. Seus
caminhos não são os caminhos do homem: (Isaías 55:8, 9). Deus está no trono, e
Ele controla tudo. Portanto, o homem deve começar a sistematizar a verdade
reconhecendo a majestade de Deus. Toda verdade envolve mais do que parece ser superficialmente.
Alguém
pode olhar para os céus e admirar as estrelas. Contudo, sua significância não é a mesma
para ele como o é para o astrônomo. Esta pessoa não pode explicá-las como o
astrônomo, que reuniu informação estudando as estrelas através de um
telescópio. O homem natural pode olhar para a palavra de Deus da mesma forma
como um novato olha para as estrelas. Ele pode ler declarações que para ele são
confusas e contraditórias, porque é incapaz de reunir as passagens da Escritura
em sua ordem apropriada.
Um
verdadeiro teólogo pensa com base nos pensamentos de Deus e busca, pelo Espírito
de Deus, trazê-los para a ordem de Deus em sua própria mente. Ele procura
reunir os pensamentos de Deus numa ordem sistemática. O testemunho satisfatório
e eficaz de Cristo só é possível através da apresentação da verdade em sua
continuidade. A teologia é a ciência de Deus - fatos mais relações.
Formar
um plano e necessariamente alterá-lo ou falhar na execução dele é uma das
tristes imperfeições de seres finitos. Alguém pode ter boas intenções, mas não
pode prever o futuro. Uma pessoa pode traçar planos para uma casa requerendo
tijolos envernizados. Contudo, antes dele terminar seus planos, os tijolos
tornam-se indisponíveis. Portanto, ele deve alterar os seus planos. Ele pode
começar a construir sua casa, mas antes dela ser finalizada, seu dinheiro pode
se esgotar.
Se ele é
incapaz de adquirir uma ajuda financeira, será compelido a mudar completamente
os seus planos. Tais ilustrações não podem se aplicar ao soberano Deus. Ele não
somente conhece todas as coisas, mas é onipotente e trará à existência todas as
coisas para completar o Seu plano eterno. Jó 42.2.
www.monergismo.com