domingo, 11 de agosto de 2013

Seitas e heresias

Atos 24.14 ( Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas.)

Nos escritos do novo testamento vemos várias vezes a palavra seita. As seitas judaicas se caracterizaram após o período do segundo templo, a palavra grega, αιρεσις hairesis que quer dizer seita significa um grupo de homens escolhendo seus próprios princípios (seita ou partido).

Tanto é assim que nas palavras do NT. Vemos algumas designações de seita, por exemplo: At. 15.5 (Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.) Seita ou partido dos fariseus, considerados nacionalistas e ortodoxos.

At. 5.17 (Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja.) Seita dos saduceus, apesar de pertencerem a família sacerdotal; desde os tempos dos Macabeus os saduceus ficaram inclinados a alguns ensinamentos gregos, e também diferentemente dos fariseus não aceitavam as instruções orais.

Lc. 6.15 (Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote.) Seita dos zelotes, desde a época dos Macabeus, havia entre os judeus um classe de homens, chamados Zelotes, que era fanaticamente apegada à lei mosaica a ponto de recorrer à violência,  com o pretexto para os mais terríveis crimes.

At. 24.5 (Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos.) Os nazarenos foram os que da Galileia uma cidade de Nazaré foram os que mais tarde passaram a ser chamados de cristãos, At. 11.19 (Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.)

At 11.25-26 (E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.) Outra seita não menos importante foi a dos essênios, conhecidos como a seita do mar morto, esta seita tinha como principal característica a crença nos poderes gêmeos, entre Deus e o diabo.

As seitas e ramificações religiosas não eram bem vistas por cada grupo, em outras palavras cada grupo acusava o grupo rival de ser uma seita. Atualmente vemos a mesma disposição, a diferença é o acréscimo de milhares de denominações se dizendo cristãs, cada qual dizendo possuir a verdade, cada qual fazendo uma espécie de “terrorismo” teológico para as “seitas” “os de fora”.

Já o NT. nos ensina e diz claramente como podemos identificar uma seita, não só isso, nos ensina como podemos identificar uma seita e suas heresias. Com propriedade Paulo o apóstolo dos gentios nos diz que nós não precisamos nos ancorar em nada além de Jesus Cristo. além do mais Ele nos aconselha a não aceitarmos um “evangelho” diferente do qual Ele Paulo pregou. E se cremos que os seus escritos foram inspirados... Gl. 1.6-9 (Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.)

Que heresia é esta tão grande, a ponto de alguém ser amaldiçoado? Será quais as denominações cristãs estão incluídas neste anátema? (Entre muitos significados da palavra anátema está também alguém ser amaldiçoado.) O evangelho que Paulo pregava era um evangelho sem misturas ou dogmas desnecessários, Paulo acreditou e pregou que Jesus morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras, este é o princípio do evangelho.

1Co. 15.1-4 (Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.)

Os versos são evidentes por si só, Paulo relembra aos corintios o evangelho o qual Ele mesmo recebeu. E passa então a síntese do evangelho, de que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia e que os que creem devem ser perseverantes. Este é o evangelho,  culminando então com a parousia.

Naturalmente os cristãos não vivem uma vida desregrada, a ética e a moral são as bases do cristianismo, portanto ninguém se engane dizendo que o evangelho da graça nos da direito de vivermos dissolutamente, o evangelho trás liberdade, não libertinagem. Gl. 5.19-21 (Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.)

O não praticar as obras da carne, ou em outras palavras a tendência natural humana, é obra do espírito santo naqueles que aceitam o evangelho, é obra de Deus em nós os que cremos. Podemos dizer sem medo de errar que seitas são todas as denominações ditas cristãs que acoplam em sua mensagem aquilo que não edifica, aquilo que é desnecessário para a salvação, aquilo que não é bíblico, tudo que é idolátrico, dogmas e doutrinas que apenas diferenciam a sua mensagem dando a impressão de ser diferente, mas que não transforma, só aprisiona.

O próprio exclusivismo, o mercantilismo e o separatismo religioso torna tal denominação em uma seita herética perigosa. Lembrando sempre que tais heresias só são percebidas por aqueles que não estão contaminados com o sistema, ou vinculados pelo sistema religioso que ele(a) mesmo se prendeu. Tal indivíduo vê a sua corrente doutrinária como sendo a única verdadeira da terra, como sendo possessão particular e exclusiva de Deus. Lembrai-vos sempre das palavras de Paulo ...se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. Em outras palavras, além do contido na bíblia.