quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Estudo sobre a pré-existência de Jesus.





1 - Jesus preexistiu como anjo, arcanjo ou começou sua existência apenas quando nasceu de Maria?

2 - Se Jesus já existia antes de se tornar humano, deveria ser também imortal, então como poderia ter morrido conforme ensina a escritura? Não seria esta a mesma teoria da Trindade?

3 – Jesus numa existência anterior imortal poderia “aniquilar” em si mesmo essa imortalidade para se tornar homem? Este ensino é realmente bíblico?

4 – Encarnação é um termo bíblico?

5 – Por que têm sentido figurado textos que falam dos cristãos existindo antes da fundação do mundo e versículos sobre Jesus existindo antes do seu nascimento têm que ser literais? (Ex. Efésios 1:4 – 2 Tim. 1:9).
Obs: Deus falou por meio do profeta Isaías  a cerca rei Ciro, muito tempo antes de Ciro ter nascido, como se ele existisse no tempo do profeta. Veja Isaías 44:28; 45:1,13 e Isaías 48:14. Segundo estudiosos o profeta Isaías viveu mais de um século antes do  rei Ciro ter nascido, e Deus falou do rei Ciro como se ele fosse um contemporâneo do profeta Isaías  Portanto, qual a diferença quanto à questão da pré existência entre Cristo e o rei Ciro? 

6 – O que significa o termo “palavra” ou “verbo” nos escritos de João? É uma concepção, idéia na mente de Deus, ou é uma “pessoa literal?” 

7 - Como pode um Ser Eterno, Imortal e Invisível, gerar um Filho com sua própria substância, natureza e essência, NA ETERNIDADE, DE SI MESMO, PORÉM SUJEITO À MORTE?

8 – O que confere realmente a Jesus o Status de Filho de Deus? Seu nascimento pelo poder do espírito Santo no ventre de Maria, ou seu nascimento na eternidade? 

9 – A que tipo de “criação” se refere Hebreus 1:2 e Colossenses 1:15,16? Seria a criação original de gênesis ou uma nova criação espiritual de homens e mulheres? 

10 - É correto aplicar sentido literal a textos que falam de uma glória e existência de Jesus (João 17:5 e 8:58) antes de todas as coisas serem criadas (Hb. 1:2, Cl. 1:16), uma vez que a escritura enfatiza que Ele se fez merecedor desta glória apenas após a ressurreição? Hebreus 2:9/ Atos 3:13 e 1 Pedro 1:21?  

11 - A bíblia diz que Deus criou tudo sozinho por sua palavra (Isaías 44:24 e Salmos 33:6 e 9), então seria correto afirmar que Jesus estava com O Pai na criação do mundo?  

12 - Qual seria então a verdadeira interpretação de João 1:1-18 e Colossenses 1 e 2 tendo como base que só há 1 Deus verdadeiro e este Deus é O Pai?  

13 - Ser enviado por Deus (no caso de Jesus) implica necessariamente que deva ser de algum lugar, nesse caso - do céu para a terra? Ou ser enviado indica comissionamento? Existem homens de Deus nas escrituras que foram também enviados por Deus? 

14 - Se somente há UM DEUS, o que seria então A PLENITUDE DA DIVINDADE em (COLOSSENSES 2:9)? 


Marcelo Valle.