quarta-feira, 4 de junho de 2014

Deus ou a enzima telomerase

Dias atrás estava assistindo a um documentário cientifico onde o tema era “a fonte da juventude”. E nele o pesquisador eufórico dizia que a ciência caminha a passos largos para por um fim ao envelhecimento, e com total dedicação (disse Ele) em um futuro longínquo quem sabe por um fim na morte.

Segundo o documentário uma equipe de cientistas bem intencionados aplicou a teoria em ratos e descobriram que os ratos que foram cobaias para o experimento então realizado viveram 50% mais do que os outros que não participaram do teste. Segundo os cientistas a causa do envelhecimento é produzida pelos telômeros. O que são telômeros? Segundo os cientistas os telômeros são longas fitas repetitivas de DNA que se encurtam cada vez que a célula se divide.

Quando os telômeros se tornam muito curtos, a vida da célula chega ao fim, e o envelhecimento é um sinal que as células estão morrendo. Para os cientistas ainda resta uma “solução” acreditam eles que aumentando a proteína telomerase ajudará a manter as pontas protetoras ao final dos cromossomos, os telômeros, que agem como cadarços evitam que eles “desamarrem”, destruindo a célula.

Enquanto envelhecemos e nossas células se dividem a informação do tamanho do telômero é passada para a nova célula com um “prazo de validade” mais curto. As pontas dos cromossomos tornam-se cada vez mais curtas e frágeis e finalmente a célula morre. Portanto os cientistas pensam que aumentando os níveis naturais de telomerase poderá rejuvenescer as células.

E bem entusiasmada a cientista que liderou a pesquisa, disse com muito orgulho que a enzima era capaz de transformar “uma célula normal e mortal em uma célula imortal”.  Bem, apesar de não ser cientista e não acreditar que a ressurreição possa ocorrer sem que algo espiritual esteja relacionado, vamos deixar a mente divagar um pouco. Imaginem um mundo onde a maldade e a injustiça seriam as principais características de tais homens imortais, acredito que não será tão bom assim viver eternamente em tal contexto.

A bíblia sabiamente destaca que o homem natural não compreende as coisas do espírito, pois lhes soa como loucura, e que grande realidade é esta, 1ª Co. 2.14Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
                  
Acredito que dois grandes problemas serão encontrados pela ciência que busca a imortalidade. (1) O que os cientistas desconhecem ou não querem acreditar é que o problema da morte ou mesmo do processo da morte que é o envelhecimento não é apenas algo físico, mas sim extra físico. (2) E neste campo metafísico o homem sem Deus desconhece. Sendo assim o homem não precisa somente de um “reparo” para o corpo, mas sim para o espírito, Ef. 2.1Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.”

Jo. 3.3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” De nada irá adiantar os cientistas descobrirem um método que possa alongar para sempre as pontas dos cromossomos, se o homem não nascer de novo. Neste mundo o qual vivemos a morte é “suprema” não pelo simples fato do envelhecimento das células do corpo humano, mas sim por causa do pecado.
Rm. 5.12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” O envelhecimento das células e consequentemente de todo o nosso corpo não é a causa da morte, mas a consequência. Percebemos isso na própria natureza, sabiamente a bíblia descreve tal ocorrência, Rm. 8.22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.”

Toda a criação sofre com o processo da morte, alias dentro da mente humana existe um campo de batalha pronta para dilacerar o próximo. Portanto, a vida não deve começar do exterior mais sim do interior, sabias palavras de Jesus “primeiro nasçam no interior.” Sem isso podemos imaginar um mundo de homens imortais que estarão mortos nos seus sentimentos e praticas, onde o egoísmo e a má distribuição irão gerar um desconforto e uma revolta eterna. Em primeira instancia acredito que tal mundo seria idêntico ao que foi representado pelo filme Elysium.

Após isso acredito que tais pessoas sensíveis a necessidade alheia se tornarão como o astronauta de certa estória de ficção cientifica que foi abandonado no espaço sideral com dois frascos, um deles com veneno e o outro tinha a poção da vida eterna. Ao perceber o futuro que o aguardava, ele tomou o frasco de veneno. Mas para o seu horror ele percebeu que havia tomado o frasco errado, ele tinha tomado a poção da imortalidade! E isso significava que ele estava condenado a viver para sempre em um mundo onde as pessoas não passavam de zumbis, vivos por fora, mas mortos por dentro, e se estão mortos por dentro a todo custo elas irão querer somente destruir.

Portanto, a morte quando natural apesar de dolorosa e deveras rejeitada faz parte do sábio propósito de Deus, ela não é só existente na atualidade como também é necessária. A bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Não acredito que com todo o avanço da ciência eles conseguirão por fim a morte, a morte não parte do físico, mas afeta o físico. A vida eterna não pode ser distribuída por dinheiro ou outro bem material, é imoral. A eternidade sem Deus seria viver uma vida de egoísmo e sem propósito, alias o único propósito seria os ditos “imortais” tentarem fabricar algo que pudesse reverter o processo de imortalidade nos seus semelhantes.

Acredito e apoio a ciência que com esforço e trabalho descobrem medicamentos e tratamentos para “prolongarem” o bem estar físico do gênero humano. Não apoio aqueles cientistas que querem brincar de Deus, tentando a meu ver em vão solucionar problemas que estão além da esfera humana, ao passo acredito eu que envolvidos em tais projetos negligenciam tarefas que estão ao seu alcance, por isso a meu ver considero tais projetos imorais e antiéticos.

Acredito piamente na ressurreição primeiro na espiritual depois na material, em outras palavras devemos nascer primeiramente no interior e este não é um processo humano, mas de Deus, (Ele vos deu vida). A vida eterna é um processo de regeneração total, partindo do interior do gênero humano, se estendendo através da natureza transformando toda a nossa mente e revitalizando os corpos. Esta é a vida eterna que aguardo, onde tudo mais terá sentido e propósito, Jo. 17.3 "  E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.