domingo, 15 de fevereiro de 2015

Filipenses 2. 5-7 e a forma de Deus.

Filipenses 2. 5-7 (Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana.) Estes versos são preferidos dos trinitarianos, com estes versos afirmam eles que fecham a questão da doutrina da trindade.

A palavra chave para os trinitarianos se encontra no verso 6 (pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus). Ou mais propriamente na palavra forma ou morphe em grego. Acreditam eles que tal palavra revela uma semelhança de natureza, mas o que se vê é que ela em si mesmo não diz nada além de ser apenas a forma pela qual uma pessoa ou coisa é percebida pela visão e aparência externa.

Segundo o dicionário grego de strong a palavra grega para forma é, μορφη morphe. E quer dizer: "a forma pela qual uma pessoa ou coisa é percebida pela visão" 1ª Jo. 4.12 (Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.) 1ª Tm 1.17 (Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!) Aqui nos é dito que Deus é invisível e que jamais alguém o viu, sendo assim, não existe como contrastar a forma física de Jesus com Deus.

Neste caso em questão não é a semelhança física de Jesus e o Deus todo poderoso que está sendo tratada. A palavra morphe não diz nada além de semelhança física; longe de dizer o que os trinitarianos querem, não existe nada no texto que demonstre uma aparência morphe interior ou de essência. Surge então, a pergunta: que forma seria esta que Paulo diz que Jesus tem de Deus?  

Acredito que Paulo esteja usando de uma linguagem semítica ao retratar estes versos. Em outros assuntos vimos que para o povo bíblico a palavra Deus era bastante abrangente, acredito que Paulo ao falar deste assunto estava tratando somente da questão humana que envolveu Jesus e seus contemporâneos. Viver em forma de Deus significa usufruí um status o qual não é natural a todos os homens, mas sim para aqueles que foram concedidos, quer seja por Deus, ou pelo próprio homem. Em assuntos anteriores já falamos sobre a questão do título Deus. Ou seja, a bíblia nos mostra que alguns personagens que foram investidos de autoridade foram considerados Deus. Cito como exemplo o caso de Moisés, Ex. 7.1 (Então, disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.)
              
O exemplo de Jesus, Hb. 1.8 (mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre...) Dos deuses das nações Is. 36.18 (Não vos engane Ezequias, dizendo: O Senhor nos livrará. Acaso, os deuses das nações livraram cada um a sua terra das Mãos do rei da Assíria) E outros At. 12.21-22. (Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem!) 

A bíblia apresenta vários fatores que contribuíram para que Jesus pudesse de uma forma semítica ser um Deus Jo. 1.33-34 (Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.) Mt. 28.18 (Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.) Isso significa que Jesus foi o maior representante de Deus que a terra já recebeu. O que tem confundido a cabeça das pessoas é o fato de não interpretarem a bíblia do jeito que deve ser interpretada, ao contrário interpretam-na segundo o modelo estabelecido ensinado e exigido.

     A palavra grega para Subsistir é huparcho e significa “começar por baixo, fazer um começo, iniciar”. Em outras palavras Paulo está nos dizendo que apesar de ter começado por baixo, ou seja, sem nenhum status, ostentação ou amizades que o poderiam elevá-lo a tal posição, Jesus se tornou um Deus. Nos é dito também que Jesus não julgou de usurpação. A palavra julgar deste verso não é avaliar, mais sim liderar, governar, comandar. o mesmo se dá com a palavra usurpação entre outras coisas significa: “algo para ser apanhado ou para ser agarrado firme, retido”. O que entendemos disso tudo é que apesar de Jesus ser um líder um governante um rei, ele resolveu não agarrar tal posição, privilégios e status.

     Ao contrário a mentalidade trinitariana é que fez com que a interpretação usual aconteça. Paulo começa a nos descrever a “queda de Jesus”. A palavra esvaziou significa anular; essa é a mensagem da bíblia essa é a mensagem de Jesus Mc. 10.44 (E quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.) Os trinitarianos asseguram que o esvaziar deste verso significa Jesus deixando de ser Deus, mas só não dizem onde se encontra tal descrição ou o texto bíblico que comprove tal pensamento. (Tomar forma de servo).
     
Na verdade tomar a forma de servo é se tornar servo. Segundo a genealogia de Jesus ele não poderia ser servo, mas rei, ao tornar-se servo ele tomou a forma de tal. Por causa desse sentimento, Jesus que é o legitimo rei de Israel anulou essa condição, passou a ser servo tornando-se um simples homem, o qual foi humilhado.  Jo. 12.13-14 (No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!) Agindo assim Rejeitou ele o título de líder e regente.

Após a sua humilhação e vitória sobre o pecado o que aconteceu com ele? Fl. 2.9 11 (Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.) Caso fosse diferente Paulo jamais poderia dizer para termos o mesmo sentimento de Cristo. Que sentimento seria esse? De nos aniquilarmos nos esvaziarmos, Paulo não está dizendo que temos uma deidade e precisamos nos esvaziar dela, não é isso. A sua proposta é a mesma da de Jesus, que nos esvaziemos de nós mesmos. Outro fato que vemos nestes versos é que Deus o Pai exaltou o seu filho Jesus, pergunto: por que para esvaziar-se, segundo a visão trinitária foi uma ação do próprio Jesus (o verso diz: esvaziou a si mesmo) e para exaltar-se dependeu inteiramente do Pai?