sexta-feira, 1 de maio de 2015

Faraó do Egito poderia ter se arrependido?

A maioria das denominações cristãs afirma que Faraó do Egito poderia por si só ter se arrependido e agido de uma forma diferente, e consequentemente o resultado de sua escolha seria outra. Mas o que diz a bíblia? Rm. 9.17 Porque a Escritura diz a Faraó:
 Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.Este verso nos mostra ao menos dois propósitos pelos quais Deus elevou faraó ao poder: (1) para o próprio faraó e todos ao redor pudessem ver o poder Deus, e (2) consequentemente o nome de Deus seria anunciado por toda a terra.

Segundo a cristandade faraó poderia ter escolhido agir diferente, mas será que Deus levantou Faraó para o propósito errado? Ou magnificar a glória de Deus e exaltar o seu grande poder era um propósito suficiente para levantar Faraó? Mas conforme diz a bíblia Deus levantou Faraó para esse propósito, então como Faraó poderia ter resistido o propósito de Deus, arrependendo-se e permitindo que os hebreus deixassem o Egito em paz?

Antes de Moisés começar sua missão de libertar o povo de Israel, Deus disse para ele algo interessante. Ex. 7.3-4 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Faraó não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e farei sair as minhas hostes, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes manifestações de julgamento.”

Deus endureceu ativamente o coração de Faraó, para que Ele pudesse julgar o Egito. Conforme ele Deus havia dito centenas de anos antes a Abraão, Gn. 15. 13-14 Então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.”
        
Naturalmente ele repetiu para Moisés as promessas feitas a Abraão com o intuito de cumprir o que havia dito. Então, Deus disse exatamente para Moisés que iria endurecer o coração de faraó; os israelitas deveriam sair do Egito, mas Deus deveria também ser exaltado, o seu poder deveria ser revelado, mas a questão é: como fazer isso se faraó não rejeitasse libertar os hebreus? Em outras palavras se tudo saísse sem dificuldades Deus não iria manifestar os seus sinais miraculosos no Egito.

Porem, segundo o cristianismo que conhecemos faraó poderia pelo seu livre arbítrio ter libertado os judeus e consequentemente não ter o seu coração endurecido. É fato também que Deus disse que endureceria o coração de faraó antes mesmo de Moisés confrontá-lo, e o que diz a bíblia? Poderia realmente faraó por sua própria vontade ultrapassar a vontade de Deus? Pv. 21.1 Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina.”

A despeito do ensinamento do cristianismo que conhecemos o que aconteceu com faraó? Ex. 9.12Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó, e este não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés.” A Bíblia é clara: Faraó estava debaixo do controle soberano de Deus. Mas a cristandade como um todo continua atestando que a bíblia também diz que o próprio faraó endureceu seu coração, Ex. 8. 15 e 32Vendo, porém, Faraó que havia alívio, continuou de coração endurecido e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.” “Mas ainda esta vez endureceu Faraó o coração e não deixou ir o povo.

Baseado nestes versos os cristãos afirmam dizendo que não podemos culpar a Deus pelo coração endurecido de faraó, ademais afirmam ainda que faraó estava exercendo seu livre arbítrio, e consequentemente Deus o julgou por suas transgressões. Realmente a bíblia diz que faraó endureceu seu próprio coração, assim como todos os seres humanos faraó também era um agente moral responsável. A problemática que envolve a cristandade é a seguinte: faraó poderia ter se arrependido? Ele poderia ter amolecido o seu coração por si só?

Ex. 10.1-2 Disse o Senhor a Moisés: Vai ter com Faraó, porque lhe endureci o coração e o coração de seus oficiais, para que eu faça estes meus sinais no meio deles, e para que contes a teus filhos e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que eu sou o Senhor. Se Faraó tivesse se arrependido dos seus pecados, e liberto os hebreus, como a palavra de Deus poderia ter sido cumprida?

Podemos dizer que a vontade do homem pecador (ou mesmo do justo) pode prevalecer contra o intento declarado de Deus? E se Ele fez isso com Faraó, por que não com outros rebeldes? Sim, Deus faz o mesmo com outros rebeldes e isso independente de nacionalidade, o próprio povo judeu tiveram os seus corações endurecidos por Deus, após entrarem em um estado de apostasia tiveram os seus corações endurecidos, Is. 6.10 Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.”

No antigo Israel quando esse estado de mornidão misturado com cerimonialismo desprovido de espiritualidade era reconhecido pelos profetas e logo eles sabiam que tal acontecimento era a mão de Deus sobre os ímpios rebeldes, Is. 63.17Ó Senhor, por que nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que te não temamos?