Na
atualidade um grande número de pessoas as quais se intitulam cristãs, tem feito
uma propaganda contrária as cartas de Paulo, e consequentemente aos seus
ensinamentos. A ponto de dizerem e afirmarem mesmo em livros, que ele Paulo foi
contra os ensinamentos de Jesus; para muitos, Paulo foi um contraventor, um
produto da igreja gentílica. O problema crucial para essas pessoas está no fato
de Paulo não descrever o Jesus histórico segundo os relatos dos evangelhos.
Paulo está preocupado em demonstrar o Jesus ressuscitado, pois fato é que o
Jesus ressuscitado não está preso a um contexto geográfico, assim sendo os
gentios fazem parte da bem aventurança trazida pelo Jesus ressuscitado.
O
argumento de que Paulo foi um contraventor reside no fato d’ele Paulo, não
basear a sua mensagem de salvação em cima da lei. Antes, a salvação anunciada
por Paulo é baseada na graça. Acredito também que uma grande injustiça tem sido
feita em toda era cristã sobre aquilo que Paulo tem dito. A graça anunciada por
Paulo não é uma anarquia, não é uma vivencia sem regras e limites, ao
contrário, é um novo estilo de vida baseado não em padrões estabelecido pelo
mundo, mas por Deus, Rm. 6.1-2 (Que diremos,
pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo
nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?)
No campo
das idéias e da experiência, se alguém lutar contra algo será porque aquele
algo de alguma forma lhe causou algum desgosto. E é exatamente isso que
percebemos na pessoa de Paulo, por muitos anos ele viveu o ensinamento máximo
do judaísmo; At. 26.4-5 (Quanto à minha
vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre o meu povo e em
Jerusalém, todos os judeus a conhecem; pois, na verdade, eu era conhecido deles
desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu
conforme a seita mais severa da nossa religião.)
Apesar
de pertencer ao farisaísmo ou ao partido mais radical dos seus dias, ele Paulo
viu que aquilo de nada aproveitava. Ele percebeu não por si mesmo é claro, que
as exigências da lei não o faziam merecedor de nada, pois o déficit era grande
demais. Rm. 3.19 (Ora, sabemos que
tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e
todo o mundo seja culpável perante Deus.) Foi então que ele percebeu que a lei
existe, porém não trás uma solução para aplacar as suas exigências, ao
contrário, os reclamos da lei só é cumprida se alguém viver irrestritamente de
acordo com suas exigências.
Lv. 18.5 (Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os,
o homem viverá por eles. Eu sou o Senhor.)
Se cumprir viverá, mas e se não cumprir? Paulo não foi um rebelde como muitos
alegam, nem mesmo intentou desprezar as ordenanças do farisaísmo, antes por ele
mesmo as coisas teriam ficado na mesma; isto é, Paulo teria continuado a
perseguir os novos convertidos. At.
9.1-2 (E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os
discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se
encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.)
At. 8.3 (E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando
homens e mulheres, os encerrava
na prisão.) Acredito que Paulo perseguia a nascente igreja acreditando que
estava agradando a Deus, ou seja, a nova fé era algo que causava repudio entre
os judeus, sendo assim ninguém em sã consciência faz o que Paulo fez, segundo o
relato bíblico ele pede cartas aos seus líderes e sai afoito para tentar parar
aquela onda crescente de novos convertidos, usando para isso mesmo a violência.
A história de perseguidor passando a ser perseguido não é uma invenção é fato,
algo extraordinário aconteceu em sua vida a ponto de o chamarem de louco. At. 26.24-25 (Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em alta
voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar! Paulo, porém,
respondeu: Não estou louco, ó excelentíssimo Festo! Pelo contrário, digo
palavras de verdade e de bom senso.) Porque Paulo estava sendo acusado de
louco?
At. 26.9 (Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra
o nome de Jesus, o Nazareno.) At.
26.12-15 (Com estes intuitos, parti
para Damasco, levando autorização dos principais sacerdotes e por eles
comissionado. Ao meio-dia, ó rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no céu, mais
resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo. E,
caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica:
Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os
aguilhões. Então, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu:
Eu sou Jesus, a quem tu persegues.)
Somente de uma forma sobre humana foi que Paulo deixou o
farisaísmo e consequentemente o legalismo, a salvação na sua visão não mais
dependia de viver amarrado aos ditames da lei, na concepção de Paulo, Cristo
substituiu a lei, claro naturalmente, dentro do contexto da salvação. É claro
que no aspecto moral a lei existe e será por meio dela que Deus em Cristo irá
julgar o mundo, lógico que a questão moral não está restrito somente aos
preceitos dos dez mandamentos; Gl. 2.19
(Porque eu, pela lei, estou morto
para a lei, para viver para Deus.)
É bom
reparar como se dá a anulação da lei em nossas vidas, não é viver a seu bel
prazer seguindo a natureza e suas concupiscências que a lei é anulada, antes é
viver para Deus; Rm 8.2 (Porque a lei do
Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.) Paulo percebeu por meio do
espírito que o sistema judaico dos seus dias no que concerne a religiosidade
estava falido, necessário seria outro sistema.
Hb. 9.13 (Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha,
aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da
carne.) O que o escritor da carta aos hebreus está dizendo é fato, o
ritualismo judaico apesar de ser sério só atendia uma parte do culto, a parte
física, ou seja, purificava os contaminados com relação a carne, em outras
palavras era apenas uma representação. Hb.
10.4 (Porque é impossível que o
sangue de touros e de bodes remova pecados.)
Fazer uma acusação contra Paulo dizendo que ele não
perseverou em permanecer na tradição judaica é no mínimo desconhecer o que ele
viu, ou mesmo não ter percepção de sua espiritualidade, antes devemos ser gratos a
Deus por ele ser o apostolo dos gentios.
Nós cristãos temos duas opções com relação a nossa
crença, ou aceitamos aquilo que o NT. Nos diz sobre Jesus e de como ele introduziu
a nova aliança, ou voltamos para a forma de culto do AT. Sabendo que aquele que
ressuscita a lei como meio para a salvação viverá por ela, em outras palavras
se não cumprir a risca o que ela determina não viverá. Gl. 3.11 (E é evidente que,
pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela
fé.)