terça-feira, 17 de novembro de 2015

Diabo e Satanás, seres espirituais, ou pessoas impenitentes?

Quando fazemos uma leitura superficial da bíblia percebemos que a interpretação popular acerca do diabo e satanás ganha forças, veremos alguns versos que nos dão a impressão de estarmos lidando com o ser defendido pela cristandade; portanto em um assunto como este o ideal é deixarmos a interpretação popular de lado e focarmos em outras interpretações.

Lc. 22. 3 (Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.) Lc. 22. 31 (Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!) Jo. 13. 2 (Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus.) Jo. 13. 27 (E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa.)

Dentro do pensamento popular estes versos não só são citados, mas tidos mais do que suficiente para provar a existência do diabo ou um ser super espiritual do mal; qualquer pessoa que fora criado dentro dos limites do cristianismo popular irá pensar desta forma, porém tal interpretação deixa lacunas. Nos versos acima o diabo colocou o pensamento de traição no coração de Judas, mas logo após o bocado, ao invés do diabo foi Satanás que entrou nele. Os versos citados foram João 13.2 e 27.

Surge então uma pergunta: Será que Satanás entra em alguém que já foi capturado pelo diabo? Os defensores da tradição popular irão questionar dizendo que são nomes diferentes para designar o mesmo ser, mas não é isso que o original grego quer dizer, por exemplo: diabolos é dado à calúnia, difamador, que acusa com falsidade. Já satanás mesmo no grego é adversário, alguém que se opõe a outro em propósito ou ação. Ou seja, seres distintos.

Jo. 6. 70 (Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo.) Logicamente Jesus não escolheu um ser espiritual para ser seu discípulo, na verdade Jesus escolheu doze pessoas, seres humanos, apesar de todos serem pecadores as ações de Judas distinguia-o dos demais, e o verso seguinte nos mostra o porque ele era um diabo, Jo. 6.71 (Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze.)

Ainda sobre a distinção entre "o diabo" de João 13. 2 e "Satanás" de João 13. 27 temos a seguinte sugestão: assim como o diabo é uma referencia a traição a calúnia e a difamação significa que algum emissário dos sacerdotes semeou no coração (mente) de Judas que ele traísse a Jesus. Quanto a Satanás que significa adversário pode muito bem representar o maior adversário do homem, o pecado, o qual “entrou” Judas e dominou-o por completo tornando-se seu senhor e mestre.

Os versos a seguir demonstram um completo apego ao pecado, Jo. 12.6 (Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.)

Lc. 22.31 (Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! (ARA). Eis que Satanás vos reclamou, é o que o verso diz, percebemos que Jesus utilizou do plural para chamar a atenção de Pedro, “vos reclamou” disse ele. Vejamos outra versão, («Simão! Simão!», disse ainda o Senhor, «olha que Satanás pediu para vos experimentar a todos, como quem passa o trigo por um crivo.) (TPC). Esta tradução é enfática em dizer que Satanás (pediu visto que este é o verdadeiro sentido de vos reclamar) conforme Lucas 22.31. Podemos entender este verso como sendo os líderes judaicos insistindo com Pedro e os demais acerca de entregarem a Jesus, assim como fizeram com Judas e tiveram êxito.

At. 5.3-4 (Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.) Vemos nestes versos que Satanás é uma clara referencia ao pecado, Pedro disse que Satanás encheu o coração de Ananias com a mentira, porém o verso seguinte diz que o próprio Ananias foi quem assentou este designo no coração, a palavra assentaste é tithemi e significa: colocar, pôr, estabelecer, em outras palavras o próprio Ananias assentou na mente tal intento. 

Sob uma ótica não popular quando a bíblia diz que Satanás entrou em alguém significa que tal pessoa foi completamente dominado pelo pecado. No entanto o verso a seguir tem sido muito utilizado com o objetivo de comprovar o pensamento popular da queda do diabo, Lc. 10.18 (Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.) A Interpretação popular diz que o verso só vem comprovar o pensamento de que realmente existiu um Anjo no céu o qual se rebelou e por isso foi lançado para a terra; será que existe apoio e comprovação bíblica para tal interpretação?

Sl. 5.4 (Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal.) Hc. 1.13 (Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?) Lc. 20.35-36 ( mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.)

Os versos acima nos mostram a impossibilidade da existência do pecado junto de Deus e nos diz também que aqueles que alcançarem a ressurreição dos mortos serão como os Anjos, pois não podem morrer. Ora segundo a bíblia a morte do ser humano é resultado do pecado, sendo assim como o diabo irá morrer; segundo a interpretação popular ele pecou, mas por outro lado a bíblia diz que os Anjos não pecam, isso está implícito quando ela diz que eles não podem morrer.

“Caiu do céu como um relâmpago” Jesus está usando uma linguagem figurada. Ainda segundo a interpretação popular Satanás caiu do céu antes ou nos dias de Adão, não nos dias de Cristo. Qualquer tentativa de relacioná-lo com o príncipe deste mundo que foi expulso é difícil, Jo. 12.31 (
Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.) Pois tal ocorrência se deu no momento da morte de Cristo enquanto a queda de Satanás segundo o próprio Jesus ocorreu durante seu ministério. Como disse acima o pensamento popular, ensina que "Satanás" caiu do céu para o Éden, então ele já estava na Terra a milhares de anos, no entanto, nos é dito que Jesus viu isso acontecendo em seus dias.

Fato é que a interpretação popular acerca da Queda de Satanás se vale do pensamento de John Milton que retratou em seu livro O paraíso perdido, onde o anjo rebelde foi banido para sempre da sua morada de bem-aventurança. Se a encarnação do mal e seu exército de seguidores, literalmente, caíram do céu para terra, porque só Jesus o viu, e os seus discípulos não viram? Por que não há registro deste evento tão incomum? Queda do Céu é uma forma figurativa de perda de autoridade, é usado, por exemplo, como já visto em outro assunto na morte do rei de Babilônia, em Isaías 14.

Lm. 2.1 (Como o Senhor cobriu de nuvens, na sua ira, a filha de Sião! Precipitou do céu à terra a glória de Israel e não se lembrou do estrado de seus pés, no dia da sua ira.) Qual Satanás Jesus “viu” cair do céu? Como dito anteriormente Satanás representa não só um inimigo físico, mas também o governo do pecado que ora presenciamos, quando digo governo do pecado refiro-me a própria natureza pecaminosa do ser humano não regenerada.

Quando Jesus disse para os discípulos que “Viu” Satanás cair ele estava intensificando a alegria dos discípulos. Os apóstolos tinham acabado de curar um monte de gente Lc. 10.17 (Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Neste sentido estava sendo divulgado o reino de Deus que fará frente ao governo do pecado simbolizado por Satanás, reparem o que Jesus disse Lc. 10.19 (Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.) Neste sentido o reino do pecado simbolizado por Satanás estava perdendo forças, em outras palavras estava caindo do céu.

Evandro.