Quando fazemos uma leitura superficial da bíblia
percebemos que a interpretação popular acerca do diabo e satanás ganha forças,
veremos alguns versos que nos dão a impressão de estarmos lidando com o ser
defendido pela cristandade; portanto em um assunto como este o ideal é
deixarmos a interpretação popular de lado e focarmos em outras interpretações.
Lc. 22. 3 (Ora,
Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.) Lc. 22. 31 (Simão, Simão, eis que
Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!) Jo. 13. 2 (Durante a ceia, tendo já o
diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a
Jesus.) Jo.
13. 27 (E,
após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que
pretendes fazer, faze-o depressa.)
Dentro do pensamento popular estes versos não só
são citados, mas tidos mais do que suficiente para provar a existência do diabo
ou um ser super espiritual do mal; qualquer pessoa que fora criado dentro dos
limites do cristianismo popular irá pensar desta forma, porém tal interpretação
deixa lacunas. Nos versos acima o diabo colocou o pensamento de
traição no coração de Judas, mas logo após o bocado, ao invés do diabo foi
Satanás que entrou nele. Os versos citados foram João 13.2 e 27.
Surge então uma pergunta: Será que Satanás
entra em alguém que já foi capturado pelo diabo? Os defensores da tradição
popular irão questionar dizendo que são nomes diferentes para designar o mesmo
ser, mas não é isso que o original grego quer dizer, por exemplo: diabolos é dado à calúnia, difamador, que acusa com falsidade. Já satanás mesmo no
grego é adversário, alguém que se opõe a outro em propósito ou ação. Ou seja, seres distintos.
Jo. 6. 70 (Replicou-lhes
Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo.) Logicamente Jesus não escolheu um ser espiritual para ser seu discípulo,
na verdade Jesus escolheu doze pessoas, seres humanos, apesar de todos serem
pecadores as ações de Judas distinguia-o dos demais, e o verso seguinte nos
mostra o porque ele era um diabo, Jo.
6.71 (Referia-se ele a Judas, filho
de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze.)
Ainda sobre a distinção entre "o diabo"
de João 13. 2 e "Satanás" de João 13. 27 temos a seguinte sugestão:
assim como o diabo é uma referencia a traição a calúnia e a difamação significa
que algum emissário dos sacerdotes semeou no coração (mente) de Judas que ele
traísse a Jesus. Quanto a Satanás que significa adversário pode muito bem
representar o maior adversário do homem, o pecado, o qual “entrou” Judas e
dominou-o por completo tornando-se seu senhor e mestre.
Os versos a seguir demonstram um completo apego
ao pecado, Jo. 12.6 (Mas Judas Iscariotes, um dos
seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este
perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não
porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa,
tirava o que nela se lançava.)
Lc. 22.31 (Simão, Simão, eis que
Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! (ARA). Eis que Satanás
vos reclamou, é o que o verso diz, percebemos que Jesus utilizou do plural para
chamar a atenção de Pedro, “vos reclamou” disse ele. Vejamos outra
versão, («Simão! Simão!», disse ainda o
Senhor, «olha que Satanás pediu para vos experimentar a todos, como quem passa
o trigo por um crivo.) (TPC). Esta tradução é enfática em dizer que Satanás
(pediu visto que este é o verdadeiro sentido de vos reclamar) conforme Lucas
22.31. Podemos entender este verso como sendo os líderes judaicos insistindo
com Pedro e os demais acerca de entregarem a Jesus, assim como fizeram com
Judas e tiveram êxito.
At. 5.3-4 (Então,
disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao
Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura,
não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no
coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.) Vemos nestes versos que
Satanás é uma clara referencia ao pecado, Pedro disse que Satanás encheu o
coração de Ananias com a mentira, porém o verso seguinte diz que o próprio
Ananias foi quem assentou este designo no coração, a palavra assentaste é tithemi e significa: colocar, pôr, estabelecer, em outras palavras o próprio Ananias assentou na
mente tal intento.
Sob uma ótica não popular quando a bíblia diz que Satanás
entrou em alguém significa que tal pessoa foi completamente dominado pelo
pecado. No entanto o verso a
seguir tem sido muito utilizado com o objetivo de comprovar o pensamento
popular da queda do diabo, Lc. 10.18
(Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um
relâmpago.) A Interpretação popular diz que o verso só vem comprovar o
pensamento de que realmente existiu um Anjo no céu o qual se rebelou e por isso
foi lançado para a terra; será que existe apoio e comprovação bíblica para tal
interpretação?
Sl. 5.4 (Pois
tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o
mal.) Hc. 1.13 (Tu és tão puro de olhos, que
não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras
os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é
mais justo do que ele?) Lc. 20.35-36 ( mas os
que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre
os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer,
porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da
ressurreição.)
Os versos acima nos mostram a impossibilidade da
existência do pecado junto de Deus e nos diz também que aqueles que alcançarem
a ressurreição dos mortos serão como os Anjos, pois não podem morrer. Ora
segundo a bíblia a morte do ser humano é resultado do pecado, sendo assim como
o diabo irá morrer; segundo a interpretação popular ele pecou, mas por outro
lado a bíblia diz que os Anjos não pecam, isso está implícito quando ela diz
que eles não podem morrer.
“Caiu do céu como um relâmpago” Jesus está usando uma linguagem figurada. Ainda segundo a interpretação popular Satanás caiu do céu antes ou nos dias de Adão, não nos dias de Cristo. Qualquer tentativa de relacioná-lo com o príncipe deste mundo que foi expulso é difícil, Jo. 12.31 (Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.) Pois tal ocorrência se deu no momento da morte de Cristo enquanto a queda de Satanás segundo o próprio Jesus ocorreu durante seu ministério. Como disse acima o pensamento popular, ensina que "Satanás" caiu do céu para o Éden, então ele já estava na Terra a milhares de anos, no entanto, nos é dito que Jesus viu isso acontecendo em seus dias.
“Caiu do céu como um relâmpago” Jesus está usando uma linguagem figurada. Ainda segundo a interpretação popular Satanás caiu do céu antes ou nos dias de Adão, não nos dias de Cristo. Qualquer tentativa de relacioná-lo com o príncipe deste mundo que foi expulso é difícil, Jo. 12.31 (Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.) Pois tal ocorrência se deu no momento da morte de Cristo enquanto a queda de Satanás segundo o próprio Jesus ocorreu durante seu ministério. Como disse acima o pensamento popular, ensina que "Satanás" caiu do céu para o Éden, então ele já estava na Terra a milhares de anos, no entanto, nos é dito que Jesus viu isso acontecendo em seus dias.
Fato é que a interpretação popular acerca da
Queda de Satanás se vale do pensamento de John Milton que retratou em seu livro
O paraíso perdido, onde o anjo rebelde foi banido para sempre da sua morada de
bem-aventurança. Se a encarnação do mal e seu exército de seguidores,
literalmente, caíram do céu para terra, porque só Jesus o viu, e os seus
discípulos não viram? Por que não há registro deste evento tão incomum? Queda
do Céu é uma forma figurativa de perda de autoridade, é usado, por exemplo,
como já visto em outro assunto na morte do rei de Babilônia, em Isaías 14.
Lm. 2.1 (Como
o Senhor cobriu de nuvens, na sua ira, a filha de Sião! Precipitou do
céu à terra a glória de Israel e não se lembrou do estrado de seus pés, no dia da sua ira.) Qual Satanás Jesus “viu” cair do céu? Como dito anteriormente Satanás
representa não só um inimigo físico, mas também o governo do pecado que ora
presenciamos, quando digo governo do pecado refiro-me a própria natureza
pecaminosa do ser humano não regenerada.
Quando Jesus disse
para os discípulos que “Viu” Satanás cair ele estava intensificando a alegria
dos discípulos. Os apóstolos tinham acabado de curar um monte de gente Lc. 10.17 (Então,
regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios
demônios se nos submetem pelo teu nome!
Neste sentido estava sendo divulgado o reino de Deus que fará frente ao governo
do pecado simbolizado por Satanás, reparem o que Jesus disse Lc. 10.19 (Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre
todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.) Neste
sentido o reino do pecado simbolizado por Satanás estava perdendo forças, em
outras palavras estava caindo do céu.
Evandro.