A
despeito de a cristandade insistir, argumentar e tentar provar, em todo o
chamado antigo testamento não existe uma referencia sequer falando sobre o
diabo como sendo um ser espiritual. Isso acontece pelo fato da palavra satã
nada ter a ver com os anjos caídos, ou demônios do conceito clássico cristão.
Com efeito, em várias oportunidades dependendo das versões aparece o termo satã
no antigo testamento. A despeito de o povo judeu ter vivido rodeado por povos
os quais acreditavam em demônios a cultura hebreia baseado em sua religião não
permitiu tal assimilação. Sl. 96. 5 “Porque todos os
deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus.”
Outra
questão que devemos atentar está no fato de vários versos bíblicos quando esses
mencionam a palavra hebraica satã não significa, no entanto que este esteja se
referindo a um ser espiritual, por exemplo: 1ª Sm. 29. 4 “Os príncipes
dos filisteus muito se indignaram contra ele; e disseram-lhe os príncipes dos
filisteus: Faze voltar a este homem, e torne ao seu lugar em que tu o puseste,
e não desça conosco à batalha, para que não se nos torne na batalha em
adversário: porque com que aplacaria este a seu senhor? porventura não seria
com as cabeças destes homens?”
É digno
de nota que este e os outros versos que virão a seguir trarão consigo a palavra
adversário, e no original hebraico significa satã. Mas, o que o verso acima
associa? Quando Davi fugiu de Saul se refugiou com os Filisteus, e estes
estavam em guerra contra Israel, agindo de astúcia os príncipes dos Filisteus
não permitiram a Davi ir à peleja contra os seus irmãos israelitas, com medo
dele Davi se rebelar contra eles os Filisteus. Lembrando também que a palavra
adversário (satã) no original quer dizer, “alguém que se opõe”.
2ª Sm.19. 22 “Porém Davi disse:
Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários?
morreria alguém hoje em Israel? porque porventura não sei que hoje fui feito
rei sobre Israel?” A questão aqui
envolve a Simei o qual a bíblia diz ser descendente de Saul, este Simei quando
Davi fugiu da revolta de seu filho Absalão, Simei começou a lhe atirar pedras.
Quando Davi se fortaleceu no reino novamente Simei veio suplicar perdão, então
Abisai chamado filho de Zeruia intentou matar a Simei.
Foi
quando Davi lhe disse que ele e seus irmãos estavam lhe sendo por adversários
ou satã. Estaria Davi dizendo que existem satanases? Ou os adversários que
estavam lhe resistindo eram simplesmente pessoas do seu reino? Naturalmente
Davi se referiu a seres humanos, não há espaço aqui para se acreditar que ele
se referia a um ser espiritual e muitos menos vários deles.
Na
próxima passagem a bíblia ARA traduz simplesmente por inimigo onde o original
hebraico diz satã; 1ª Rs. 5. 4 “Porém a mim o Senhor, meu Deus, me tem dado descanso
de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma”. Já a ARC diz: “Porém agora o Senhor, meu Deus, me tem dado descanso de todos os
lados; adversário não há, nem
algum mal encontro”. O contexto reforça a ideia de que Salomão tratava de
inimigos humanos, não se pensava em seres espirituais.
Mas Pouco
depois já há dois satãs para Salomão, 1ª
Rs. 11. 14 “Levantou o Senhor contra
Salomão um adversário, Hadade, o edomita; este era da linhagem real de Edom.” 1ª Rs. 11. 23 “Também Deus levantou a Salomão
outro adversário, Rezom, filho de Eliada, que havia fugido de seu senhor
Hadadezer, rei de Zobá.” Novamente a Bíblia descreve inimigos adversários humanos, não menciona nada
de um adversário (satã) espiritual. Sl.
109. 6 “Suscita contra ele um ímpio, e à sua direita esteja um acusador.”
Esta tradução é da ARA. No original a palavra acusador é satã. Estaria
Davi invocando um ser espiritual para ser o acusador do seu inimigo? Não, esta
não é a mentalidade que permeia o AT. A acusação referida significa alguém
acusar os erros literalmente, já a versão ARC diz: “Põe
acima do meu inimigo um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.”
Será que a oração de Davi foi para que esse homem o seu
inimigo ficasse rodeado por um ser maligno lhe acusando, ou a sua oração foi
para que ele tivesse alguém que lhe resistisse que lhe fosse por adversário?
Qual seria a vantagem ou mérito para Davi acreditar que o seu inimigo tivesse a
sua direita de forma espiritual um acusador invisível? Não adiantaria nada. Como a
palavra acusador significa satã, os tradutores aproveitando o fato da aceitação
cristã com relação ao diabo resolveram adicionar de uma forma literal e
completa a palavra satanás em algumas traduções.
Depois
do exílio babilônico, satã personifica alguém que estava tentando resistir o
sumo sacerdote Josué. Dentre os servidores de Josué, um deles tem o cargo
de satã, de acusador. Satã é um cargo não uma pessoa. Não é um nome próprio, é
um título. Zc. 3. 1 “E me mostrou o sumo sacerdote
Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão
direita, para se lhe opor”. Um fato interessante é que a palavra hebraica opor
significa satã, sendo assim satanás estava ali para ser satanás.
Zc. 3. 7 “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se andares nos
meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e
guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se
encontram”.
Reparem que o verso 7 trata de questões terrenas, relacionadas a Jerusalém
daqueles dias, Josué deveria ser integro, disse o Anjo, agindo assim ele
julgaria o povo, nada relaciona que satanás estava lhe acusando com o objetivo
dele Josué perder a salvação, isso é interpretação.
Zc. 3. 8 “Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se
assentam diante de ti, porque são homens de presságio; eis que eu farei vir o
meu servo, o Renovo.” O verso 8 vem
confirmar o fato que Josué não trabalhava sozinho, significando que entre os
seus colaboradores existia alguém ali que estava lhe opondo, estava lhe
resistindo.
O termo
Satã é aplicado também ao anjo do Senhor no Livro dos Números: Nm. 22. 32 “Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a
tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é
perverso diante de mim”. A palavra adversário é satã, reparem que neste
verso o satã é um ser justo o qual repreende a perversidade de Balaão, se
aplicado como interpreta a cristandade o verso seria no mínimo estranho.
Também
nas Crônicas, Satã significa a oposição feita pelo próprio Deus. 1ª Cr. 21. 1 “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a
Israel”. A bíblia também diz que foi o próprio Deus quem fez isso, 2ª Sm. 24.1 “Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a
Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá.” Satanás no AT.
Não significa um ser espiritual do mal, nunca designa um ser que possamos
considerar um demônio no sentido, errado, tão difundido entre os cristãos de um
ser espiritual e perverso. Significa oposição, resistência e mesmo a própria
inimizade do homem para com o homem.
Evandro.