sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O bem e o mal e sua influência.

A bíblia claramente nos diz que a questão do bem e do mal interferiu não só na parte externa e visível da natureza, causando com isso os desastres naturais, mas também interferiu internamente na natureza humana. E segundo a bíblia, essa interferência está associada ou mais precisamente influenciando diretamente a espiritualidade humana. Sendo assim e segundo a bíblia, o bem e o mal rege a natureza humana.

Já no livro do Gênesis a bíblia começa a descrever essa característica;  Gn. 3. 15 "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Percebe-se claramente uma dicotomia, duas descendências com tendências diferentes.  Antes porém, deve ficar claro aqui que o verso está tratando de descendências humanas, fato é está se tratando de espiritualidade de pessoas, não de pessoas espirituais (Anjos ou demônios). 

No livro de Gênesis temos várias informações sobre esta questão, Gn. 4. 3-5 "E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante."

Fato é que a bíblia claramente descreve que Deus não só rejeitou a oferta de Caim, mas sim o próprio Caim. Baseado em Gênesis 3 a bíblia parece nos dizer que duas linhagens se levantariam na terra, uma se tornaria inclinado para Deus e sua palavra e a outra faria de forma oposta, resistiria a Deus e a sua palavra. Isso fica patente quanto a questão das ofertas oferecidas por Caim e Abel; apesar de não existir uma declaração bíblica, sabemos no entanto que o cordeiro foi algo requerido por Deus como oferta, não um cesto cheio de frutos.

A oferta de Caim demonstrou ou revelou a sua disposição para com Deus, em outras palavras nenhuma disposição. Pelo contrário, demonstrou uma indisposição, uma resistência a mesma. Gn. 4. 25-26 "E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor."

Analisando estes versos, percebemos que a bíblia não menciona pessoa alguma da descendência de Caim invocando o nome de Deus, pelo contrário, é nos dito que foi necessário a mulher ter um filho que substituísse Abel, e este segundo a bíblia, foi Sete, a partir daí a sua descendência começou a invocar o nome do Senhor. Imaginamos então o cenário religioso daqueles dias, podemos perceber claramente que aquelas pessoas deveriam ser estritamentes religiosas, obedientes e espirituais.

Mas não foi assim com Caim e os seus daqueles dias. A influência espiritual que Caim recebeu de seus pais e do próprio irmão Abel não fizeram efeitos em sua vida, nem mesmo para arrependimento; isso só pode ter uma explicação, Caim não compartilhava de uma natureza espiritual, Caim como a bíblia classifica era do mundo, em outras palavras o que lhe preenchia o vazio de sua vida era as coisas do mundo, Gn. 4. 16-17  "E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque."

Os dois versos nos descrevem algo incrível, o verso 16 diz que Caim saiu de diante da face do Senhor... e o 17 nos diz que após isso, ele constituiu uma família teve um filho, e este edificou uma cidade. O problema não está em edificar um cidade, em construir uma casa, ou torcer para um time de futebol, o problema é "sair de diante da face de Deus" e constituir essas coisas e outras mais em seu lugar, assim como fez Caim. 

O contraste é evidente, Sete e sua descendência começaram novamente (após Abel ter sido assassinado) a invocar o nome do Senhor, Caim por sua vez fugiu de diante da face do Senhor e instituiu outras coisas visíveis, tangíveis em seu lugar. Voltando a questão da influência: não é a influência "religiosa" ou espiritual que irá fazer com que alguém "invoque" o nome do Senhor, no entanto sem a influência espiritual as pessoas estão fazendo conforme Caim e sua descendência, isso é claramente notado no mundo secular que atualmente temos presenciado. 

A bíblia não nos deixa dúvidas quanto a questão da dicotomia causada entre o bem e o mal nas pessoas, Gn. 6. 1-2 "E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram." Algumas denominações religiosas ensinam que estes versos retratam a união nupcial entre os Anjos denominados por eles como filhos de Deus e as filhas dos homens e isso literalmente.

Este ensinamento por parte de algumas instituições religiosas é um equívoco baseado nas fábulas encontradas no livro apócrifo de Enoque. A bíblia está tratando literalmente de seres humanos, até aqueles dias a genealogia bíblica descrevia as gerações de Sete e de Caim separadamente, assim sendo aqueles que invocaram o nome do Senhor foram considerados a linhagem da mulher descrita em Gênesis 3 e também tidos como filhos de Deus.

Já aqueles que se apartaram de Deus e buscaram outras atividades para preencher o espaço deixado por sua ausência, foram considerados filhos dos homens, ou a descendência da serpente, conforme registrado em Gênesis capítulo 3. Foi então que essas duas linhagens se misturaram, em Gênesis ainda é dito que Deus resolveu destruir o homem pela ação do dilúvio, em parte nenhuma da bíblia nos é mostrado Anjos ou demônios sendo presos ou destruídos após isso.

Gn. 6. 7 "E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito."  ...Destruirei o homem que criei... não diz, Anjos que criei. Quanto a ser de Deus ou dos homens a bíblia classifica também Mt. 16. 23 "Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens."

O cogitar as coisas dos homens e não compreender as coisas de Deus, segundo a bíblia é somente andar nos passos da serpente a qual mais tarde foi personificada por Satanás, já ser filho de Deus não significa ser um Anjo ou ser de outro planeta 1ª Jo. 3. 2  "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos."

Ainda há muito a dizer sobre esta questão, mas é assunto para outra ocasião.