segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Um só Deus e um só Senhor.

No mundo pagão do 1º século, as pessoas ofereciam sacrifícios aos ídolos, vemos pela bíblia Paulo exortando aos convertidos da cidade de Corinto sobre esta questão. Na cidade de corinto principalmente, era comum oferecer sacrifícios em forma de carne para os ídolos, parte era para os sacerdotes, e parte era para os adoradores, que a utilizavam para uma refeição ou uma festa, seja no templo, seja num lar. Contudo, parte da carne que havia sido oferecida aos ídolos muitas vezes era entregue a algum açougue, para ser vendida.

1ª Co. 8. 1 ORA, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica”. Paulo faz a sua palestra e no final do capítulo vemos ele dizer que o sacrificado ao ídolo deveria ser evitado não pelo fato do ídolo ser alguma coisa, mas sim por causa da consciência alheia, 1ª Co. 8. 10 “Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?”.


Como a cidade de Corinto pertencera ao domínio grego e posteriormente ao domínio romano, os deuses que predominavam em seus templos eram numerosos, esses deuses ou daimones (demônios) os quais a princípio eram tidos como os distribuidores de bênçãos eram aclamados, e na concepção dos cidadãos da cidade merecedores de sacrifícios e homenagens. Reparem no contexto do capítulo 8 de 1ª coríntios, onde Paulo descreve a pluralidade, não só dos ídolos, mas também de deuses e senhores.

E este capítulo 8 é de suma importância para nós os que cremos, importante para provar ao menos duas coisas: (1º) a despeito do meio cristão insistir que devemos ter respeito pelos ídolos no sentido de nos preocuparmos com uma “vingança” dos mesmos, Paulo nos revela de que o ídolo nada é no mundo, 1ª Co. 8. 4Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só”.

Estaria Paulo sendo desrespeitoso com os ídolos pagãos? Não! Até porque para ele, o ídolo era apenas uma criação da mentalidade humana, uma representação daquilo que o ser humano idealizou como sendo a forma de um ser superior, no contexto de coríntios os distribuidores de bênçãos. Percebe-se claramente que Paulo não restringiu o uso da carne pelo ídolo em si, mas por causa da consciência alheia, 1ª Co. 8. 8 “Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta”.

Mas alguém irá dizer: - ora não estaria alguém ao comer algo sacrificado agradando ao demônio? Ninguém deve fazer nada que contrarie a sua consciência, no entanto, é bom ter em mente que o demônio na verdade refere-se não aquilo que a cristandade tem rotulado atualmente, o demônio era tido na antiguidade como um ser do plano superior o qual trabalhava com o intuito de distribuir as bênçãos aos seres humanos, posteriormente eles se rebelaram e passaram a distribuir também maldição e calamidades. Deve se ter em mente que este pensamente fazia parte do mundo pagão.

A segunda questão de suma importância encontrada no capítulo 8 de 1ª coríntios é algo extremamente simples e ao mesmo tempo revelador para a cristandade em geral, não sei como algo tão consistente pode passar despercebido, me refiro aos versos 4 a 6 de 1ª Coríntios, o verso 4 foi lido a cima e nos diz que apesar existir os ídolos no mundo só há um Deus, em outras palavras como diz o verso  não há outro Deus, senão um só. Esta segunda questão eu disse ser importante visto ela comprovar claramente que não existe uma trindade de deuses ou de Deus como queiram. 

O argumento dos trinitarianos será: - ora acreditamos e ensinamos também que existe somente um Deus agindo por meio de três pessoas, assim sendo 1ª Co. 8. 4 não prova nada contra a trindade. Bem, como resposta deve admitir que o credo trinitário seja dito exatamente dessa forma, de que há um Deus existindo em três pessoas. O grande problema teológico é que tal informação não encontra apoio em parte alguma da bíblia, em outras palavras a bíblia diz sim que existe somente um Deus, porém não diz que Ele atua por meio de três pessoas, assim sendo o verso 4 de 1ª Coríntios 8 começa a comprovar que Deus é um e um mesmo.  

E voltando ao contexto de Coríntios, onde as pessoas eram muito supersticiosas, cercadas pelos ídolos, Paulo abre um leque maior da realidade daquele lugar, alias não só daquele, mas de todo o mundo; e o próximo verso descreve não a realidade passada da cidade de Corinto, mas a realidade contemporânea, 1ª Co. 8. 5Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores).

Para o povo daquela cidade existiam os inumeráveis deuses, tanto é assim que Paulo relata-nos dizendo que a concepção dos cidadãos de corinto era de que os deuses habitavam não só o céu, mas também a terra, isso disse ela, com relação aos ídolos temidos pelo povo. Portanto os deuses dos cidadãos da cidade de Corinto eram os ídolos os daimones (ou demônios) os quais eles faziam as suas oferendas.

É bom atentarmos para o final do verso cinco, onde Paulo nos diz que além dos muitos deuses existem também os muitos senhores; na verdade esse senhorio dito por Paulo está relacionado à questão da escravidão, algo comum no 1º século, no entanto, a questão do senhorio continua, apesar de em grande parte do mundo não mais existir uma escravidão declarada ou legalizada. 

Mas a despeito de muitos e em toda parte se sentirem e se intitularem senhor devido ao seu poderio Paulo no verso 6 não descarta esse título desejado pelos homens, porém destaca claramente que para nós os que cremos há um só Senhor e este Jesus Cristo. 1ª Co. 8. 6 Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

É certo também que por motivo de orientação, respeito ou tradição aqui no Brasil, por exemplo, temos o costume de chamarmos os mais velhos de Sr. Sra. Claramente isso não influencia na espiritualidade e devoção ao único Senhor que é Jesus Cristo, a quem o poderio e o domínio completo será dado, mas por outro lado o verso seis destaca algo importante e talvez até perturbador, diz que para nós há, ou seja, existe um só Deus.

E na continuação do verso percebem-se claramente dois erros crassos do trinitarianismo, o primeiro é dito que Jesus é Senhor e não Deus; existe uma diferença nisso, a crença judaico-cristã do primeiro século ensinou e acreditou até o fim de que Jesus irá reinar sobre a terra, reinará sobre os homens e como homem, naturalmente como um homem não mais sujeito a morte, por isso é dito que a despeito de existirem muitos senhores só há um só Senhor de todos.

Já a segunda questão refere-se a Deus, como sabemos a doutrina da trindade ensina que existe um só Deus, agindo por meio de três pessoas, algo desconhecido dentro da bíblia, o interessante é que quando digo que existe um só Deus eu que encontrar apoio para isso e o verso seis é claro em dizer que esse único Deus é o pai, assim sendo para nós há um só Deus, o Pai. Não tem erro nem mesmo mistério. Então fica claro que existe uma diferenciação entre Deus e Jesus, Deus é o pai e Jesus Cristo é o Senhor, algo completamente distinto, Fl. 2. 11 “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai”.