Jó. 2. 1 "E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR,
veio também Satanás entre eles”. A interpretação popular que há milênios e dada para
este verso é que Satanás é um anjo (caído) que veio do céu com o objetivo de criar
problemas para a vida de Jó. Os problemas seriam dois, interferir diretamente
na saúde de Jó, com o objetivo principal de afastá-lo de Deus.
Algo que
deve ser salientado, no entanto é que "Satanás" é mencionado apenas
nos dois primeiros capítulos de Jó, contudo, em nenhuma parte do livro é
explicitamente definido como sendo um anjo. O que a tradição popular não ensina
e de fato omitem é que a expressão filhos de Deus não significa unicamente que
sejam os Anjos, por exemplo: Gn. 6. 2
“Viram os filhos de Deus que as
filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que
escolheram.
Assim sendo esta frase "filhos de Deus" pode
referir-se àqueles que têm uma verdadeira compreensão de Deus, Rm. 8. 14 “Porque todos os que são guiados
pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. 2ª Co. 6. 17-18 “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis
nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e
filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”. E
ainda segundo a bíblia, os Anjos ditos seres celestiais, não fazem acusação
contra aqueles que são considerados filhos de Deus, 2ª
Pe. 2. 11 “Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra
eles juízo blasfemo diante do Senhor.
Assim sendo, nós não podemos provar conclusivamente
que Satanás era um filho de Deus ou um ser celestial, pelo simples fato de que
no final do verso 6 de Jó nos é dito que satanás veio entre eles, no caso os
filhos humanos de Deus. Porque podemos concluir que “satanás” estava entre
aqueles professos filhos de Deus aqui na terra? Sl. 5. 4 “Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo
habitará o mal”. Hc. 1. 13 “Tu és tão puro
de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que
olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora
aquele que é mais justo do que ele”?
A
cristandade como um todo tem ensinado que o Anjo caído foi expulso do céu,
basicamente no período da organização da terra, assim sendo cabe uma pergunta:
como pode o Anjo caído expulso, desligado das cortes celestes e mesmo assim ter
acesso ao céu em um período posterior? Esta afirmação contraria não só a
posição defendida pela cristandade; onde afirmam categoricamente ter sido
expulso para a terra e também contrariam os versos bíblicos lidos a cima onde
nos é dito que o mal não pode permanecer na presença de Deus.
Como
mencionei anteriormente a posição de fendida pela interpretação popular, ou
pela cristandade em geral é que satanás veio trazer problemas para Jó e entre
eles um problema de saúde, com o intuito de fazê-lo aborrecer-se de Deus, no
entanto os versos a seguir nos mostram ao contrário, Jó 2. 10 “Porém ele lhe disse: Como fala
qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?
Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios”. Jó 16. 11 “Entrega-me
Deus ao perverso, e nas mãos dos ímpios me faz cair”. Jó 23. 16 “Porque
Deus macerou o meu coração, e o Todo-Poderoso me perturbou. Jo. 42. 11 “Então vieram a ele todos os seus irmãos, e
todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão
em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o
SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um
pendente de ouro”.
Observe que Jó não acreditava
que Deus pudesse trazer apenas coisas boas para sua vida, em nenhuma parte ele se
queixa de que Satanás lhe trouxe problemas. Jó percebeu que seus sofrimentos
vieram para poder fazê-lo conhecer Deus na prática e não apenas na teoria Jó. 42. 5-6 “Com
o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me
abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Como registrado em Jó 2. 1 onde nos é dito que os
filhos de Deus juntamente com satanás terem ido a presença do Senhor não
significa uma ida literal perante Deus, em outras palavras não quer dizer
necessariamente que eles estavam no céu. Por exemplo: Gn. 4. 16 “E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do
lado oriental do Éden”. Dt. 19. 17 “Então aqueles dois homens, que
tiverem a demanda, se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e
dos juízes que houver naqueles dias”. Dentro do contexto bíblico
estar na presença de Deus dignifica estar perante um representante, Caim estava
perto de um representante o qual a bíblia não diz quem foi, dois homens levaram
uma demanda para os juízes os quais representavam a Deus, e o próprio Jesus foi
levando perante Deus representado pelo sacerdote, Lc. 2. 22 “E, cumprindo-se os dias da purificação dela,
segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor”.
Jó 2. 3-6 “E disse o
SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra
semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal,
e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o
consumir sem causa. Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele,
e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e
toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E
disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida”.
Observe que
Satanás não foi autônomo, tinha de receber o poder de Deus, não havia nada em
seu próprio direito de fato, o verso 3 nos revela que foi Deus quem apontou, que
falou de Jó a Satanás e apesar de ser dito que jó estava nas mãos de satanás
não diz que ele fez mal a Jó, vejamos, jó
2. 7 “Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e
feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça”. Aqui não é dito quem causos as úlceras em jó, pelo contrário
diz que Deus é a fonte de seu sofrimento Jó
19. 21 “Compadecei-vos de
mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou”.
Na verdade,
não é dito que satanás fez algo de errado ele simplesmente faz a observação de
que pode haver uma relação entre as ofertas oferecidas por jó e as bênçãos
materiais que Deus lhe deu. Novamente é enfatizado pelo próprio Jó que Deus
realmente trouxe os seus problemas, Satanás só foi o instigador do mesmo, Jó.
6. 4 “Porque as flechas do
Todo-Poderoso estão em mim, cujo ardente veneno suga o meu espírito; os
terrores de Deus se armam contra mim”.
Baseado no pensamento cristão popular a resposta de Jó
deveria ter sido: "Eu estou sofrendo porque Satanás fez isso comigo, não
Deus! Já os seus amigos acusadores acreditavam que o problema ocorrido com era
devido a algum pecado seu, e para eles Deus estava punindo devido a isso, o
fato é que nem os amigos de Jó nem ele mesmo acreditavam que
"Satanás" era um ser do mal, sobrenatural e pessoal. Talvez Satanás tenha
sido os três “amigos” de Jó, o objetivo deles foi de acusarem Jó de ser um
pecador, tanto é que no final do livro eles são repreendido, Jó. 42. 7 “Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas
palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra
ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto,
como o meu servo Jó”.
Na verdade o livro de Jó é uma desconstrução do satã
cananeu e persa os quais eram tidos como criaturas que distribuíam desgraças
sobre os seres humanos, lembrando sempre que a palavra Satanás nada mais é do
que adversário alguém pode muito bem ser seus “amigos” que invejava Jó, e por
isso pleiteavam a Deus para que de alguma forma punisse Jó. Não que Deus tenha
atendido somente para satisfazer tal acusador, mas com o objetivo de revelar
quem realmente era Jó e sua fé.