terça-feira, 1 de outubro de 2019

Jesus, o filho do homem.

Depois que Israel deixou o Egito e estava vagando pelo deserto, o Rei de Moabe ficou com grande medo e contratou o Profeta Balaão. Números 23 registra a segunda mensagem de Balaão a Balaque, Rei dos Moabitas, em resposta ao pedido de Balaque rei dos moabitas, para que Balaão amaldiçoasse Israel. Dentro dessa mensagem está um versículo que será a base do nosso assunto. Nm. 23. 19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”

As duas palavras hebraicas traduzidas como “homem” no versículo 19 são iysh e adam, respectivamente. É amplamente conhecido e aceito que ambas as palavras podem ser usadas alternadamente, e comumente são, para o homem como ser humano. Uma declaração semelhante está registrada em 1ª Sm. 15. 29 “Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa.”

Percebemos nos versos lidos, o fato de não existir nenhum traço de humanidade em Deus. Gn. 1. 26 “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”

O verso diz: "façamos o homem (adão) à nossa imagem". Gn. 2. 7 “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” No original hebraico esse verso nos dá um maior entendimento da palavra ou nome adão, quando Deus diz que formou o homem "do pó da terra" (haadama). Este fato está estabelecido no Salmo 103. 14 “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.”

Os seres humanos são corpóreos, terrestres, com limitações, eles não são seres espirituais. Os seres espirituais não são corpóreos nem terrestres. E certamente Deus não é limitado. Pelo fato de Deus não ser homem nem filho do homem. Essa expressão hebraica “filho do homem” aparece cerca de 195 vezes na Bíblia. Aproximadamente 93 dessas ocorrências estão no Livro de Ezequiel, onde Deus chama Ezequiel de "filho do homem". Não há debate sobre a natureza de Ezequiel, ele era um ser humano, um homem, não um ser espiritual ou mesmo uma parte separada, mas unificada de Deus.

Oitenta e três das ocorrências da frase “filho do homem” ocorrem nos quatro Evangelhos, onde Jesus se refere a si mesmo como o filho do homem. Mesmo depois de Jesus ter sido ressuscitado há um registro onde ele é descrito como filho do homem, At. 7. 56 “E disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.”

Deve ser claro e simples que um homem, ou filho do homem, é um ser humano. Ezequiel certo e comprovadamente foi um ser humano. E Estêvão, em um momento crítico de sua vida, chama Jesus de “filho do homem”, Ele não o chama de Deus Filho. Por quê? Porque ele era o filho do homem, o Segundo Adão; ele mesmo disse isso 83 vezes. Se Jesus era o filho do homem, então ele era corpóreo, terrestre e limitado, por definição. Ele mesmo atestou ser corpóreo, mesmo depois de sua ressurreição, Lc. 24. 39 “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”

O evangelho de João também defende de forma concisa a natureza de Deus e isso dito pelo próprio Jesus, Jo. 4. 24 “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Qual a natureza de Deus? É dito que Ele é espírito. E essa afirmação contrasta com a natureza de Jesus, 1ª Tm. 2. 5 “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

A palavra homem encontrada no verso cinco no original, é anthropos e significa uma pessoa de ambos os sexos, um membro da raça humana, Jesus foi um homem no verdadeiro sentido da palavra, após a sua ressurreição recebeu um corpo glorificado, mas não deixou de ser homem por isso. O fato de o próprio Jesus se intitular o filho do homem, não comprova que ele é Deus, pelo contrário, pois Deus não é homem.

Dizendo isso entendemos que ele estava se referindo a pelo menos duas questões, a primeira, estava dizendo que o simbolismo retratado por Daniel estava tendo cumprimento Dn. 7. 13 “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele”.

Jesus estava dizendo: - olhem só, esse tempo chegou, e em breve essa profecia se cumprirá na sua totalidade, na implantação do reino de Deus. Contudo, Daniel não nos diz que o filho do homem é o Deus filho; o fato é que o verso retrata uma realidade a acontecer, no entanto é dito por meio de símbolos, (filho do homem, Ancião de dias com os cabelos brancos) ou seja, não podemos estipular doutrinas baseados em simbolismos.

A outra questão referente ao filho do homem está em sua literalidade, sim Jesus era um filho do homem, Ele também foi um filho de Adão, Hb. 2. 11-12 “Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação".

Os irmão aqui são os salvos que estarão com o próprio Jesus e ele próprio se declarava ser homem, não Deus, Jo. 8. 40 “Mas, agora, procurais matar-me a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isso”. Vale salientar também que algumas versões em português, suprimem a palavra homem em João 8. 40. existem vários textos dizendo que Jesus era da família humana, portanto, Deus não é homem e o filho do homem não é Deus.