domingo, 1 de setembro de 2019

Pode-se ver a trindade no livro do apocalipse?


Qualquer texto bíblico que possa sugerir uma divindade composta é tida pelos trinitarianos como sendo uma comprovação de sua doutrina, e isso a despeito do texto ser ou não explicito em seu sentido, por exemplo, Ap. 1. 17E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último”.

O fato da bíblia dizer neste verso que Jesus é o primeiro e o último, se torna uma comprovação para os trinitarianos de que Jesus é Deus, e mais ainda quando fazem a comparação com Ap. 21. 6 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Ao comparar o primeiro e o último com o princípio e o fim chegam a conclusão de que os versos estão falando de pessoas diferentes mas com o mesmo atributo.

Quando na realidade a bíblia está sim falando de pessoas diferentes, e as classificando também de um modo diferente, dizer que primeiro e último é o mesmo que princípio e fim, é forçar um pouco o entendimento, outro fato é que o contexto posterior de apocalipse 1. 17 joga por terra o ensinamento de Jesus ser Deus, Ap. 1. 18 “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.”

O próprio Jesus afirma que esteve morto, mas ressuscitou, assim sendo é fácil compreender que Jesus não estava tomando para si a prerrogativa de ser Deus quando disse ser o primeiro e o último, fato é que a bíblia descreve a imortalidade como sendo uma característica única de Deus, 1ª Tm. 1. 17Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”

A partir daí iremos perceber por meio de alguns versos bíblicos a diferenciação, entre Jesus e Deus, antes porém é interessante atentarmos para mais um detalhe, vimos acima Jesus após ter dito ser o primeiro e o último dizer que ressuscitou dos mortos, o interessante é que o verso anterior e o posterior de apocalipse 21. 6 retrata também sobre Deus, Ap. 21. 5E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.”

A bíblia descreve Deus, como estando sobre o trono e o verso 7 nos confirma isso “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” Sobre o trono, serei seu Deus, é um relato bíblico de apenas uma pessoa, e isso é confirmado em toda bíblia. E olhando para outros versos Jesus é identificado como Jesus, e, Deus como Deus. Ap. 20. 6 “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”.

Outro título utilizado para Jesus é cordeiro, Ap. 21. 9 “E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.” A diferenciação continua, e para clarificarmos essa questão talvez seja oportuno analisarmos, paralelamente, outros textos que referencia Jesus e Deus numa suposta condição de exclusividade de expressões, Ap. 17. 14 “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.” 

Seria um ponto forte para a doutrina da trindade? Naturalmente eles argumentam que se e é “rei dos reis” logo se trata de Deus, pois, só pode haver um rei dos reis, será? quantos “reis dos reis” podem existir? Segundo a própria Bíblia mais de um, Ed. 7. 12 “Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu, paz perfeita, em tal tempo.” Ez. 26. 7 “Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, desde o norte, trarei contra Tiro a Nabucodonosor, rei de babilônia, o rei dos reis, com cavalos, e com carros, e com cavaleiros, e companhias, e muito povo.”

A bíblia chama Artaxerxes e Nabucodonosor de “rei dos reis”, eles não eram e nunca foram uma única pessoa, e de igual modo a Bíblia chama Jesus de rei dos reis como vimos em apocalipse 17. 14 e também chama Deus, o pai de rei dos reis, 1ª Tm. 6. 14-15 “Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores.”

Assim fica evidente que tais expressões revelam a possibilidade de um mesmo título ser aplicado a mais de uma pessoa. Com isso em mente observemos o contexto onde as palavras escritas dizem ser Jesus o “primeiro e o último”. Ele, Jesus, segue falando sobre haver sido morto e estar vivo, e, de fato, ele foi o primeiro, porque foi morto antes da fundação do mundo, e o último porque venceu o império da morte. De qualquer forma, devemos lembrar que o livro do Apocalipse é um livro que até hoje ninguém conseguiu entender por completo.

Vejamos, por exemplo, Ap. 22. 8-13 “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.”

Com uma leitura simples não se identifica Deus ou Jesus como aqueles que estão falando a João, mas o Anjo. Ap. 22. 16Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Ora, mas foi o anjo mesmo quem disse “Eu sou o Alfa e o Ômega”. Seria aquele anjo, que disse isso, a Quarta Pessoa da “trindade”, se sim, a doutrina precisa ser reformulada.

Lembrando sempre que apesar de não ser completamente compreendido, o livro de apocalipse segue uma regra em sua revelação, Ap. 1. 1 “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.”

Percebe-se claramente, Deus, o pai, Jesus, o Anjo e por fim João, é claro a distinção entre os seres, dizer que o livro do apocalipse é revelação da trindade é ir muito além do que está escrito.