sábado, 1 de fevereiro de 2020

O Jesus bíblico, livre das tradições humanas.


A partir do momento que começamos a estudar a bíblia e isso desvinculado das tradições impostas pelo “cristianismo” a nossa primeira tarefa é localizar qual Jesus está na Bíblia. Isso parece bastante fácil, no entanto, todos trazemos para a Bíblia nossos próprios ensinamentos desde a infância, nossos próprios preconceitos culturais e, em particular, nossas próprias tradições herdadas da igreja.

A pergunta é: Jesus existia literal e conscientemente com Deus no céu antes de seu nascimento? Jesus já era o Deus filho pré-existente antes de se tornar um ser humano? O cristianismo tradicional responde afirmativamente: Sim, Jesus sempre existiu como Deus. E eles argumentam da seguinte maneira: De fato, Jesus estava lá no começo da criação do Gênesis com Deus o Pai e com o Deus Espírito Santo .

Nunca houve tempo em que Deus, o Filho, não existisse pessoalmente, mas, a fim de salvar a humanidade perdida, Deus o filho encarnou-se e tornou-se o Jesus humano, deixou de lado sua glória eterna e "tomou carne" para que ele pudesse morrer a fim de redimir a humanidade e nos trazer de volta para Deus.

A teologia moderna chama essa descida literal do céu à terra em "encarnação". Uma série de versículos “padrão” são citados em apoio a esse tipo de pré-existência pessoal e consciente, citarei apenas quatro; Jo. 1. 1No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Jo. 6. 38 “Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. Jo. 8. 58 “ Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou”. E Jo. 17. 5 “E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

Após esses versos qualquer um que leia esses versículos acha natural ver um Jesus que existia real e conscientemente antes de sua milagrosa "encarnação". Isso pode ser chamado de pré-existência 'literal' ou 'real'. É a opinião da maioria defendida hoje. No entanto, existe um segundo tipo de pré-existência que é bastante reconhecido pelos estudiosos bíblicos, mas infelizmente nem sequer é ouvido pela maioria.

Este é um caso em que a ignorância parece uma felicidade. Tal ignorância é desastroso, pois distorce Jesus, arrancando-o de seu ambiente cultural. Tal ignorância cria "outro Jesus", de fato um "falso Cristo" sobre o qual nosso próprio Senhor nos alertou, Mt. 24. 4 “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Com relação a este assunto o modo particular de perceber o mundo na cultura judaica era que algo planejado (isto é, conhecido anteriormente no conselho de Deus) existia na mente nos planos de Deus, mas ainda não manifestado.

Com relação a preexistência muitos estudiosos tem observado que o estado preexistente pode ser descrito como ideal (existência na mente ou no plano de Deus) ou real (existência ao lado e distinta de Deus). Assim, é bem entendido na erudição bíblica que a pré-existência pode significar que algo ou alguém pode literalmente existir no Céu (o modelo ensinado pelos pais da igreja, ou pode ser do tipo 'ideal' judaico, onde algo ou alguém pode existe na mente de Deus antes que Ele literalmente a traga à existência material.


O termo presciência designa a idéia do "conselho" ou plano de Deus antes de todas as coisas, e esse termo está associado com o que a bíblia chama de pré-ordenação. Conforme podemos observar em 1ª Pe. 1. 20 “O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.” Aqui o apóstolo fala de Cristo como um cordeiro “conhecido” através da presciência de Deus antes da fundação do mundo.

Ele tem a idéia de um propósito que determina o curso do procedimento Divino. Essa evidência deve ser seriamente considerada antes de concluirmos que Jesus estava realmente vivo e consciente como Deus antes de sua aparição na Terra; caso contrário, corremos o risco de impor à Bíblia nossa própria leitura cultural tradicional, por mais ortodoxos que possamos ser. A pré-existência segundo o conhecimento judaico é a ideia de que algo ou alguém pode "existir" na mente de Deus antes de se manifestar na história da Terra no tempo designado, isso foi o que Pedro disse.

O que Deus propôs e decreta é considerado tão certo que é mencionado como se já existisse. De fato, Deus é Aquele que "chama as coisas que não são como se fossem" Rm. 4.17 (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.”

Ou seja, o que Deus promete já existe com Ele "no céu". Quando os judeus falavam de algo ou alguém pré-existente no céu, entendiam que era algo "ideal" mas ainda não era real na terra. Para os sábios judeus ou rabinos, Sete coisas foram criadas antes do mundo existir, e são elas: a Torá o arrependimento, o Jardim do Éden, o Geena, o trono da glória, a casa do santuário e o nome do Messias.

Um exemplo dessa pré-existência ideal judaica, extraído desse comentário rabínico do Segundo Templo e usado como exemplo bíblico, diz respeito ao tabernáculo que Moisés construiu no deserto. Moisés foi instruído a construir o tabernáculo de acordo com um "padrão" que Deus lhe mostrou, Nm. 8. 4 “O candelabro era feito de ouro batido desde o seu pedestal até às suas flores; segundo o modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro.”

O plano celestial deveria ser seguido. Os sacerdotes e o tabernáculo servem como "uma cópia e sombra das coisas celestiais" Hb. 8. 5 “Os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.” Mais uma vez, a idéia é que o literal na Terra, já existia anteriormente no Céu, na mente e nos propósitos de Deus.