Jo. 6.62
“Que seria, pois, se vísseis subir o
Filho do homem para onde primeiro estava?” Aqueles que creem que Cristo
preexistiu no céu antes de viver como homem, costumam usar esta passagem onde
Jesus anuncia sua “subida ao lugar que estava antes” que lugar Jesus estava
antes? Jesus está falando aqui de voltar novamente ao céu onde supostamente
esteve antes de ser homem? Se não é assim, a que lugar Jesus está se referindo?
Relembro aqui uma regra hermenêutica que diz: Um texto sem contexto é um
pretexto!
Assim
sendo temos que ler o contexto desta passagem! Se nós examinarmos o capítulo
anterior leremos o seguinte: Jo. 5. 1
“DEPOIS disto havia uma festa entre os
judeus, e Jesus subiu a Jerusalém”. Jo.6.1
“Depois disto partiu Jesus para a outra
banda do mar da galiléia, que é o de Tiberíades”. Isto significa que Jesus
DESCEU de Jerusalém para fazer seus milagres próximo ao mar da galiléia, cerca
de uns 100 Km
de distância Jo. 6. 16 “E, quando veio a tarde, os seus discípulos
desceram para o mar”. O verso 16 nos diz que os discípulos DESCERAM ao mar.
Em João 6.62, portanto, Jesus anuncia sua SUBIDA ao lugar donde estava antes,
ou seja, JERUSALÉM, para morrer pelos pecadores.
Outro
verso muito utilizado para tentar provar a pré-existência de Jesus é Jo. 8.
58 “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em
verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”. Dizem que este texto “prova” que Jesus
existiu no céu antes que Abraão nascesse. Porém neste texto Jesus demonstra sua
superioridade sobre Abraão, devido à glorificação que recebeu do Pai Jo. 8.
54 “Jesus respondeu: Se eu me
glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai,
o qual dizeis que é vosso Deus”.
Jo. 8. 56 “Abraão, vosso pai, exultou por
ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se”. Jesus disse que Abraão “exultou” de
ver o seu dia. Isto na verdade significa que Abraão VIU a vinda do Messias por
antecipação ou por fé; Sua vinda que ainda é futura. Jo. 8.57 “Disseram-lhe, pois,
os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?” Os judeus
entenderam mau o que Jesus havia dito, crendo que ele havia declarado ser
contemporâneo de Abraão. Porém Jesus reafirma sua absoluta preeminência no
plano de Deus com a surpreendente declaração: Antes que Abraão existisse, eu
sou. Ou seja, EU SOU O MESSIAS!
Devemos sempre recordar qual o propósito
principal de João escrever seu evangelho, Jo.
20.31 “Estes, porém, foram escritos
para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo,
tenhais vida em seu nome”. O fato de que no Antigo Testamento Deus O Pai,
fale de si mesmo como EU SOU não deve como frequentemente se faz, concluir-se
que a declaração de Jesus – Eu sou – signifique EU SOU DEUS, no sentido
trinitário. As declarações de que Eu sou em João podem ser satisfatoriamente
explicadas como uma “declaração Messiânica”.
A
evidência nos mostra que a frase EGO EIMI (EU SOU) significa EU Sou AQUELE,
AQUELE EM QUESTÃO. Jo. 9.9 “Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com
ele. Ele dizia: Sou eu”. O homem cego se identifica a si mesmo dizendo: (Eu
sou a pessoa a qual estão buscando, eu sou aquele). Jo. 4.25-26 “A mulher
disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier,
nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo”. EU SOU, equivale a EU SOU ELE, O MESSIAS.
Os
comentários de G.H. GILBERT na REVELAÇÃO DE JESUS, PÁGS 214, 215, sobre João
8:58 dizem: JESUS ENFATIZOU SUA PRETENSÃO MESSIÂNICA. ELE NÃO DISSE QUE ANTES
DE ABRAÃO NASCER, O LOGOS EXISTIU; ELE DISSE: EU SOU. JESUS É O MESSIAS, O
HOMEM, A QUEM O PAI HAVIA CONSAGRADO PARA A OBRA MESSIÂNICA DE QUE ESTÁ
FALANDO. JUSTAMENTE ANTES DISTO ELE FALOU DO “MEU DIA”, O QUAL ABRAÃO VIU PELO
QUAL DEVEMOS ENTENDER A APARIÇÃO HISTÓRICA DE JESUS, O MESSIAS. ABRAÃO VIU FOI
ISTO, NA PROMESSA DE DEUS ACERCA DE UMA DESCENDÊNCIA. Gn.15. 4-5 “E eis que veio a
palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que
de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse:
Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe:
Assim será a tua descendência”.
Gl. 3. 16 “Ora, as promessas foram feitas
a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de
muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo”. JESUS,
PORTANTO, PARECE AFIRMAR QUE SUA PERSONALIDADE MESSIÂNICA HISTÓRICA EXISTIU
ANTES DE ABRAÃO NASCER. SE ESTE É O CASO, LOGO SUA EXISTÊNCIA ANTERIOR A ABRAÃO
DEVE SER CONCEBIDA COMO UM IDEAL. O próprio judaísmo nunca soube de uma
preexistência real do Messias antes de seu nascimento como um ser humano.
Mq. 5.2
“E tu, Belém Efrata, posto que pequena
entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas
saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Este texto é usado para “demonstrar” que
Cristo é eterno. A palavra eterno vem de OLAM, palavra hebraica. Assim, a
versão ARC 1995 verte a palavra OLAM como eternidade. Já na versão REINA VALERA
1960 verte como dias dos séculos. Sem dúvida, OLAM não significa sempre
ETERNIDADE e é usada também para coisas que têm duração indefinida, porém não
eterna.
Assim
a Versão Moderna verte esta passagem: Cuja procedência é de tempo antigo (não
eterno). Inclusive a Versão Católica diz assim: Suas origens remontam aos
tempos antigos, aos dias do longínquo passado. No Novo Testamento o equivalente
“eterno” nem sempre significa sem princípio nem fim de dias. Em 2ª Pe. 1.11 “Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno
de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Não obstante, sabemos que Cristo
reinará exatamente por Mil Anos e não eternamente. Sabemos que depois desse
período de tempo, Jesus entregará seu reino ao Pai. 1ª Co. 15.24-25 “Depois virá
o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver
aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine
até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés”.
Hb. 9.12
“Nem por sangue de bodes e bezerros, mas
por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma
eterna redenção”. Este verso fala da “eterna redenção” ainda que se diga que
a redenção foi feita a mais de dois mi anos, uma vez e para sempre. Esta não é
diária e por toda a eternidade. Deus não nos redime todos os dias, pois Jesus,
morreu uma só vez e para sempre. Concluímos que Jesus é “desde os dias
passados”, porque esteve “presente” dentro dos planos de Deus desde o princípio
do mundo.
Quando
então começou a existir o Filho de Deus? Na eternidade? Não!! Existiu quando
apareceu como o Messias, o enviado de Deus. Sim, Maria deu a luz a quem seria
chamado “Filho de Deus”. “Será chamado” implica num momento em que Jesus não
era chamado Filho, pois não existia. É interessante o que Pedro diz que Deus
tem seu Conselho e Presciência determinados At. 2.23 “A este que vos foi
entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes,
crucificastes e matastes pelas mãos de injustos”.
1ª Pe. 1.20 “O qual, na
verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas
manifestado nestes últimos tempos por amor de vós”. JESUS ANTES DE JOÃO Em Jo. 1.15 “João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu
dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. Muitos
sustentam que João não se referia a diferença de idade entre Jesus e ele, pois
João era mais velho do que Jesus 6 meses. O que se supõe é que João se referia
a preexistência de Jesus, ou seja, sua existência anterior ao seu nascimento
humano.
O
NOVO DICIONÁRIO INTERNACIONAL ensina que a frase ambígua “antes de mim” pode
referir-se a sua superioridade de posição. Igualmente ocorre com a palavra
“primogênito”. Jesus é o primogênito da criação de Deus. Cl. 1.15 “O qual é imagem do
Deus invisível, o primogênito de toda a criação”. Indica que ele é o
primeiro ser criado? Não necessariamente! Aqui primogênito é sinônimo de superioridade.
Ismael é o primogênito de Abraão, porém Deus considera Isaque o primogênito O
que tem o direito a primogenitura e tudo o que ela envolve. Ex. 4. 22 “Então dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu
primogênito”.
A
palavra grega PROTOTÓKOS (primogênito) tem o elemento “primo”, que pode
referir-se tanto a posição como a tempo. Isto é importante. Paulo não se refere
à prioridade de Cristo, senão a sua soberania sobre a nova criação. Exemplos de
primogenitura relacionados a direito, Jr.
31.9 “Virão com choro, e com súplicas
os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não
tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.
Contudo sabemos que Manasses nasceu primeiro que Efraim.
Davi
ainda que era o menor de 8 irmãos – Sl.
89.20 e 27 “Achei a Davi, meu servo;
com santo óleo o ungi”. “Também o farei meu primogênito mais elevado do que os
reis da terra”. Mas, a bíblia diz que Davi era o oitavo folho de Jessé, 1ª Cr. 5.2 “Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o soberano;
porém a primogenitura foi de José”. José era 11º filho de Jacó. Vimos que a
primogenitura na bíblia refere-se tanto a nascer primeiro, quanto a herdar um
privilégio.
Jo.
8.23 “E dizia-lhes: Vós sois de
baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”. Ao
ler este texto qualquer um opinaria que Cristo veio de outro lugar, como um
extraterrestre. Muitos acreditam que Cristo veio literalmente do céu à terra,
este é um dos pilares do cristianismo ortodoxo. Porém, o mais surpreendente é
que os cristãos também “não são deste mundo”.
Jo. 17.15-16 “Não peço que os
tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo
não sou.
Concluiremos
com isso que como cristãos temos descido literalmente dos céus? O que significa
“os cristãos não são deste mundo?” Seria estar de passagem neste planeta e
depois de morrer vão ao céu para viver com Deus e Cristo? Não!! A resposta está
em 1ª Jo. 4.4 “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que
está em vós do que o que está no mundo.
Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve”. Concluímos
que quando Jesus dizia “não ser deste mundo”, o que estava dizendo era que “ele
era de Deus”, lhe pertencia, o mesmo ocorre com que são nascidos de novo. Eles
não são deste mundo, porque são de Deus, lhe pertencem! A noção de um Cristo
preexistente no céu antes de sua encarnação foi formulada entre os pais
apostólicos dos concílios dos séculos III e IV d.C. A influência do Platonismo
e do Gnosticismo adulteraram a crença original de que há UM SÓ DEUS VERDADEIRO,
por outro TRINITÁRIO.
Que
Cristo tenha existido como Deus no céu antes de sua encarnação, não tem nenhum
apoio sólido nas escrituras. O que a bíblia parece ensinar com claridade é que
Deus teve seu Filho primogênito e unigênito no seu nascimento em Maria.
Portanto, antes desse magno acontecimento, Jesus só existia nos planos e
propósitos de Deus. Deus pré-conhecia seu futuro filho e o destinou antecipadamente
para ser a salvação por ele enviada. Porém, Jesus aparece na história só quando
nasce como homem, Antes só existia na mente de Deus.