sexta-feira, 15 de abril de 2011

João 8:58 e a frase EGO EIMI.

JOÃO 8:58 - Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse eu sou. Todos os que defendem a preexistência, afirmam que Jesus está dizendo categoricamente que ELE [Jesus] “EXISTIA ANTES DE ABRAÃO EXISTIR”. Mas, A FRASE - EU SOU, DO GREGO EGO EIMI – SIGNIFICA - EU EXISTIA? Por que chegar a esta conclusão tão depressa? O argumento comum trinitariano diz que quando Jesus usou a frase EGO EIMI, ele estava fazendo-se IGUAL AO DEUS do Antigo Testamento, quando da famosa frase dita a Moisés: E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. EXODO 3:14. Resta-nos então compreender em que sentido nosso Senhor utilizou esta frase – EU EXISTIA, OU EU SOU O MESSIAS? NOSSA SUGESTÃO DE COMPREENSÃO A frase EGO EIMI significa uma AUTO-DECLARAÇÃO, ou seja, DECLARAÇÃO DE SI MESMO COMO O MESSIAS. Não envolve EXISTÊNCIA NO TEMPO. Ela ocorre várias vezes no NT e sempre mostra esta afirmação que acabamos de fazer. É UMA EXPRESSÃO DE SI MESMO. Nas passagens de João, elas ocorrem cerca de 24 vezes, incluindo esta de João 8:58 e em todas elas expressam a declaração pessoal. Compare João 13:19 com 8:58. Como somos estudantes honestos, não podemos nos abalizar apenas em um versículo e deixar de lado outras evidências, sem contar também que existem as traduções tendenciosas. O Evangelho de João foi escrito com o objetivo de mostrar que JESUS É O CRISTO. [CRISTO É A PALAVRA GREGA PARA MESSIAS, QUE QUER DIZER=UNGIDO]. JOÃO 20:31. Isto posto, em todas as passagens listadas, o significado da expressão EGO EIMI, deve necessariamente ser entendida como uma auto-declaração. Sendo assim não pode de maneira nenhuma ser diferente em João 8:58. Vamos a elas: Em João 4, no diálogo com a mulher samaritana, quando o Senhor lhe mostra como deve ser a verdadeira adoração [v. 19 em diante], veja o que a mulher diz [v.25]: EU SEI QUE HÁ DE VIR O MESSIAS, QUANDO ELE VIER NOS ANUNCIARÁ TODAS AS COISAS. Na seqüência, Jesus mesmo lhe responde com sua AUTO-DECLARAÇÃO MESSIANICA: [v. 26] - EU O SOU, EU QUE FALO CONTIGO. Aqui Jesus usou a frase EGO EIMI. João 4:25,26. Em João 9:9, Jesus depois de curar o cego, manda-o se lavar no tanque de Siloé. Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? [v.8]. Uns diziam: É este. {E} outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. [EGO EIMI]. Aqui, o cego utiliza a frase EGO EIMI, ou seja, uma expressão de si mesmo. “EU SOU ESTE QUE VOCÊS ESTÃO FALANDO”. João 9:22 - Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo,[MESSIAS] fosse expulso da sinagoga. [CRISTO=MESSIAS]. JOÃO 10:24 - Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Veja que no verso 25 ele afirma claramente: JÁ VOS DISSE E NÃO CREDES.....[CRISTO=MESSIAS]. Veja os usos da mesma expressão em outras passagens Atos 26:29 - E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo se tornassem tais qual eu sou [EGO EIMI], exceto estas cadeias. Marcos 13:6 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o {Cristo}; e enganarão a muitos. Mateus 14:27 - Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu [EGO EIMI], não temais. Lucas 21:8 - Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu [EGO EIMI], e o tempo está próximo; não vades portanto após eles. Marcos 14:61- Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do {Deus} Bendito? 62 - E Jesus disse-lhe: Eu o sou, [EGO EIMI] e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder {de Deus}, e vindo sobre as nuvens do céu. Observem irmãos, que nestas ocorrências listadas, o uso da frase EGO EIMI [EU SOU] sempre indica uma auto-expressão e mesmo quando Jesus se declara o Messias, não indica existência anterior ao tempo. Se em João 8:58, fosse entendida como as demais ocorrências, não haveria dúvidas de que Jesus estaria se referindo a uma “suposta” preexistência literal, antes de Abraão nascer. Porém, deixemos claro alguns detalhes de antemão: Em João 8 v. 56 é dito sobre Abraão ter exultado por ver o dia de Cristo.... - Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-{o}, e alegrou-se. Como poderia Abraão ter “VISTO” O DIA DE CRISTO? Ele o viu “pela fé”, como descrito em Hebreus 11:10. Todas as promessas feitas a Abraão, ele as viu de longe e creu nelas, mas ainda não as recebeu. O QUE ABRAÃO VIU FOI ISTO, NA PROMESSA DE DEUS ACERCA DE UMA DESCENDÊNCIA. (GÊNESIS 12:3; 15:4-5) E AS VIU DE LONGE (HEBREUS 11:13). De forma alguma, a expressão aqui leva a uma suposta aparição angélica no tempo de Abraão, como alguns poderiam pensar, porque o livro de Hebreus refuta a idéia de que Cristo tenha sido algum dia um anjo. Hebreus 1:4,7,13,14 e 2:5. Esta hipótese de Jesus ser anjo está descartada. Veja João 8:56-58 na TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE: 56 – Abraão, O Pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz. 57 – Você não tem nem 50 anos e viu Abraão? – perguntaram Eles. 58 – eu afirmo a vocês que isto é verdade: Antes de Abraão nascer, EU SOU! – respondeu Jesus. Jesus, portanto, não está afirmando nesta passagem uma “PREEXISTENCIA LITERAL”, pelo fato de ter dito: ANTES DE ABRAÃO NASCER, EU SOU. Ele está mostrando SUA ABSOLUTA PREEMINENCIA [NÃO PREEXISTENCIA] NO PLANO DE DEUS ANTECIPADAMENTE. A linguagem do v. 56 sugere esta evidência. Como Ele poderia ter VISTO O DIA DE CRISTO, a não ser numa vinda futura? Se Compreendermos que todas as promessas feitas no Antigo Testamento apontam para frente, fica fácil entender esta declaração de Jesus. ALGUNS DETALHES SOBRE O EVANGELHO DE JOÃO O Evangelho de João parece se deleitar com as pessoas que entendiam Jesus literalmente, ao passo que ele falava de forma figurativa. Eles sempre entendiam os discursos de Jesus de forma carnal, veja: João 8:38 - Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Comparando com o v. 44, vemos que a reivindicação dos judeus em serem descendentes de Abraão era fútil, pois os atos deles evidenciavam a falta de quaisquer relacionamentos com Ele (Abraão). Se realmente, fossem filhos de Deus, reverenciariam e compreenderiam o Filho de Deus que estava ali “enviado por Deus”. A reação deles revelou que seu verdadeiro pai não era Abraão, mas sim o diabo. Há mais um detalhe a considerar: Se o que Jesus falava, era o que “literalmente” tinha “visto junto do Pai”, (JUNTO DE DEUS - como entendem os defensores da preexistência), então deveríamos da mesma forma interpretar que as coisas que os judeus faziam, eram as que tinham “literalmente visto junto do pai deles”?. De qualquer forma, ficaria a pergunta: Quem era o pai dos judeus neste contexto? Abraão ou o diabo? Qualquer resposta evidencia que não se trata de linguagem literal, mas figurada. Como eles poderiam estar literalmente “juntos de Abraão”? Tire o leitor suas conclusões, comparando João 8:38 com João 3:32 / 5;19,30 e 14:10,24. Paz.


Contribução.
MARCELO ALEXANDRE DO VALLE