domingo, 24 de abril de 2011

E o diabo?

Nós seres humanos somos tendentes a resistirmos ao novo, isso em qualquer atuação de nossas vidas, em se tratando de vida religiosa, não agimos diferente. Lógico que com relação às novidades não podemos agir por impulso. Porém, como nos recomenda o apostolo devemos examinar sim todas as coisas e reter o que é bom. 1ª Ts. 5: 21. Muitas questões que são abordadas atualmente o qual temos como regra de fé e que a princípio repudiávamos, tais como: o antitrinitarianismo, a natureza única de Jesus, o reino milenar do Messias na terra, foram sendo por nós estudados gradualmente com oração e então incorporados no nosso credo. Penso que rejeitamos algumas doutrinas (trindade as duas naturezas de Jesus, moradas no céu) pelo fato de terem sido instituídas por homens. E com relação ao diabo? Ou melhor, de onde surgiu tal ensinamento? Da bíblia ou dos homens? O objetivo deste assunto não é impor nem mesmo defender uma nova crença, mais sim através de perguntas induzir o pesquisador a buscar na bíblia respostas abalizadas para este intrigante assunto. Para os que crêem na criação literal, o capítulo três de Gênesis é literal ou simbólico? Se dissermos que é simbólico o que fazer com os versos que falam das dores da concepção da mulher, da morte do homem, e da maldição da terra? Se dissermos que é literal, como introduzir Satanás no contexto do assunto, visto que o verso um de Gênesis três diz claramente que a serpente era a mais astutas dentre todos os animais que Deus havia criado? Outro fato importante, Deus literalmente amaldiçoou a serpente animal, o verso 14 diz claramente isso; onde está escrito que Deus amaldiçoou a “serpente Satanás”? Em que lugar da bíblia descreve uma manifestação mediúnica da serpente? Observem também que o verso 13 de gênesis 3. Eva claramente diz que a serpente a enganou, e não um anjo. Mas, os animais falam? 2 Pe. 2: 16. Nm. 22: 22-34. Dizer que foi o anjo que falou por meio do jumento é pura dedução e inserção teológica mais uma vez. 2ª Co. 11: 3; diz que a serpente enganou a mulher com a sua astúcia. (dela própria) em que parte da bíblia declara que a serpente animal foi usada por Satanás? Em qual livro está escrito a queda dos Anjos? Respondo: No livro de Enoque no capítulo sete. Eis alguns versos. (1 E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas. 2 E quando os anjos, (3) os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos. No texto aramaico lê-se "Sentinelas" (J.T. Milik, Aramaic Fragments of Qumran Cave 4 [Oxford: Clarendon Press, 1976], p. 167) 3 Então seu líder Samyaza disse-lhes: Eu temo que talvez possais indispor-vos na realização deste empreendimento; 4 E que só eu sofrerei por tão grave crime. 5 Mas eles responderam-lhe e disseram: Nós todos juramos; 6 (e amarraram-se por mútuos juramentos), que nós não mudaremos nossa intenção, mas executamos nosso empreendimento projetado. 7 Então eles juraram todos juntos, e todos se amarraram (ou uniram) por mútuo juramento. Todo seu número era duzentos, os quais descendiam de Ardis, (4) o qual é o topo do monte Armon). Vejam que o nome do líder não é Lúcifer, mas sim Samyaza. Os demônios são espíritos de mortos, ou Anjos caídos? Quem era o rei de Isaías capítulo 14? Quem era o rei de Ezequiel capítulo 28? Seria Satanás, ou os reis de Babilônia e de Tiro? Qual é o significado do nome Lúcifer se, se refere a Satanás, por quê os primeiros cristãos o utilizavam? Continua...