sábado, 1 de outubro de 2011

Dois padrões e uma vida.

Dentro da ótica humana, seguindo o padrão pré-estabelecido, e o curso natural dos acontecimentos, percebe-se que todos, indistintamente vivem para angariar, para adquirir, e para lucrar e para sobressair. A mentalidade humana está estabelecida em cima do materialismo e do consumismo.

O modelo de mundo existente, diz que os grandes homens são aqueles que conseguem faturar os seus milhões, são aqueles que são considerados pelo povo como ídolos e “estrelas” esses são considerados como “iluminados” e vitoriosos. O objetivo do assunto não é ir contra aqueles que possuem riquezas e muito menos desestimular a busca por uma vida mais confortável. Na realidade o assunto é para aqueles que têm a sua vida espiritual aguçada, pois demonstra que o padrão de grandeza estabelecido pelos homens está equivocado.

Ser vitorioso, eis a questão. Segundo o ensinamento da bíblia, o que é ser vitorioso? Em meio a inúmeros textos utilizo 1ª Co. 15,57 que diz: Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ao contrário da visão mundana, o ser vitorioso não é possuir ou mesmo está em destaque na mídia ou em qualquer local, mas sim ser vitorioso contra o pecado, esta é a nota principal de 1ª Coríntios 15. Digo que não é uma tarefa fácil, ou melhor, dentro da perspectiva humana nos parece impossível, por isso, o verso destaca que Deus é quem nos dá a vitoria, por meio de Jesus Cristo.

Como se processa então tal vitória? Jo. 3,7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. Fica claro que é exatamente por isso que existe um padrão humano estabelecido, ou seja o padrão de Deus não é para todos, mas somente para os nascidos do espírito. 1ª Co. 2,14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Em meio a isso como nós nos sentimos? Alguém que está lutando para conquistar qual vitória? Aquela que faz bem para o ego, mas que é passageira, ou aquela que é contra o ego, porém é eterna? Lembrando sempre que o assunto é dirigido primeiramente para os nascidos do espírito, para os que não têm uma percepção espiritual aguçada além de não entenderem o assunto, para eles não terá nenhum valor e muito menos sentido.

Alguém poderá dizer: não existe outra glória senão a humana. Se a glória do homem se restringir somente aos anos de sua vida podemos dizer que tal glória é um infortúnio. Is. 40,6 Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva. Para a época que estamos vivendo este assunto está um tanto desatualizado, bem pelo menos para a mente secularizada. Imaginem um mundo onde se luta para extirpar a moral a ética, enfim um mundo onde o padrão é não ter padrão, onde os valores são desvalorizados e o ridículo é posto em alta.

E a fé? A fé bíblica foi trocada pela ciência, pelo pensamento positivo de que todos os empreendimentos darão certo, em outras palavras o homem num termo genérico passou a ser o deus dele mesmo. Este é o padrão mundano que naturalmente segue seu curso e que devemos respeitar, não podemos forçar a natureza. E os que acreditam terem nascido do espírito, o que fazer? Rm. 12,2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A palavra conformar é suschematizo e significa conformar com o padrão de outro ou moldar-se com o padrão estabelecido. Neste caso especifico é o padrão mundano existente. Na verdade tudo contribui para seguirmos o curso existente, somos humanos pecadores, vivemos em uma sociedade materialista, temos um ego aguçado, somos influenciados por tudo e por todos, mas... Ef. 2,1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. Segundo a visão de Paulo, o seguir o curso natural do mundo é estar morto nos delitos e pecados, Ele vos deu vida... significa conversão, sair de um rumo para outro diferente.

Como temos reagido em meio ao mundo que vivemos? Estamos usando todos os nossos esforços para crescer com o objetivo de sobressair sobre o maior número possível de pessoas? Se sim precisamos rever a nossa conversão. Esse não é um mal que atinge somente os cristãos do século 21; Mc. 9,33-34 Tendo eles partido para Cafarnaum, estando ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho? Mas eles guardaram silêncio; porque, pelo caminho, haviam discutido entre si sobre quem era o maior. Sabemos, no entanto que os discípulos naquele momento não estavam totalmente convertidos, ou pelo menos não entenderam o modelo do reino que Jesus estava descrevendo.

Por vezes pensamos que a atual geração é a que mais recebe influências, isso devido aos meios de comunicação que contribui para diminuir a barreira do espaço que causa a separação humana. E essas influências poucas vezes são positivas e na sua maioria negativas, mas, na realidade cada qual foi influenciado segundo a sua época, ou seja, cada qual assimilando no seu contexto, absorvendo ou rejeitando. 1ª Co. 9,24-25 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.

O que aconteceu no império romano acontece nos nossos dias, todos querem ser aclamados, ou no mínimo desfrutar de um status relevante, todos então se preparam, com o objetivo de alcançar o premio, Paulo contrariando a visão mundana corrente disse ...aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós porém, a incorruptível. Penso que falta esse pensamento para os cristãos da atualidade, ser cristão não é somente usufruir de um nome, ser cristão por tradição é uma desgraça, precisamos como cristãos entender o que o mestre quer de nós 1ª Co. 10,21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. (Lembrando sempre que a palavra demônio se refere aos ídolos pagãos.)

Em suma ser cristão é ter nova atitude um novo pensamento é ser um novo homem, assim nos orienta o santo apóstolo. 2ª Co. 5,17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Quero deixar bem claro que não sou contra aqueles que dedicam parte do seu tempo para galgar um estilo de vida mais privilegiado, de maneira nenhuma. O objetivo deste assunto é mostrar segundo a visão bíblica, ao menos duas coisas: (1) Para o cristão o adquirir o possuir, ao contrário dos mundanos não deve ser causa, mas conseqüência, isso foi o próprio Cristo quem ensinou, Mt. 6,32-33 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

(2) se tenho que me moldar segundo o costume e as práticas mundanas para com isso angariar algo, não posso ser considerado como um cristão. Tg. 4,4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tenhamos em mente sempre que os ídolos, as celebridades, as estrelas, todos eles passarão, dirão então: os cristãos também irão morrer. É verdade. Aliás, essa é a desdita humana, por isso na sua carta aos romanos, Paulo nos alerta dizendo que não somos mais devedores a carne.

Rm. 8,12-13 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. E exatamente esse o ponto principal, dentro da ótica humana estamos todos caminhando para a morte, que possamos ao menos ter esperança da vida, lembrando sempre que, se vivermos segundo a carne (seguindo os padrões estabelecidos) caminhamos para a morte, morte definitiva. Não queremos isso, almejamos a verdadeira vitória, vitória essa que é vencermos no nosso corpo a morte.