sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A serpente literal. 1ª Parte.

Gn. 3.4-5- A interpretação Popular: é tradicional o ensino que a serpente aqui é um anjo que pecou, chamado de "Satanás". Tendo sido expulso do céu por seu pecado, ele veio à terra e tentou Eva a pecar. Eis alguns comentários:

(1) A passagem fala sobre "a serpente". As palavras "satanás" e "diabo" não ocorrem em todo o livro de Gênesis. (2) A serpente nunca é descrita como um anjo. (3) Portanto, não há nenhuma referência no Gênesis que diga que alguém foi expulso do céu. O pecado traz a morte Rm. 6.23. Os anjos não podem morrer Lc. 20.35-36, pois os anjos não podem pecar.

A recompensa dos justos será igual a dos anjos, ou seja, não mais morrer. Se os anjos podem pecar, então os justos também serão capazes de pecar e, portanto, terão a possibilidade de morrer, o que significa que realmente não vão ter a vida eterna. Os personagens envolvidos no registro de Gênesis sobre a queda do homem são: Deus, Adão, Eva e a serpente. Ninguém mais é mencionado.

Não há nenhuma evidência bíblica que qualquer coisa tenha estado dentro da serpente para fazer o que ela fez. 2ª Co. 11.3. O que Deus disse à serpente? Gn 3.14. Se "satã" usou a serpente, porque Deus mencionou somente a serpente e não mencionou a Satanás, e por que não foi ele ( Satã) punido também? Adão culpou Eva por seu pecado Gn. 3.12- Eva culpou a serpente Gn. 3.13. A serpente não culpou o diabo.

Argumenta-se que as cobras não têm o poder da fala ou raciocínio como a serpente no Éden tinha, lembre-se que um burro já falou e argumentou com um homem (Balaão) 2ª Pe. 2.16 a serpente era um dos mais inteligentes de todos os animais Gn. 3.1. Como lemos em Gênesis 3.1 Deus criou a serpente, o verso não diz que outro ser chamado "satanás" se transformou em serpente, se acreditarmos nisso, estamos efetivamente dizendo que uma pessoa pode entrar na vida de alguém e controlá-la. Esta é uma idéia pagã, não bíblica.

Lembre-se que o pecado entrou no mundo por causa do homem, Rm. 5.12 a serpente era, portanto, amoral, falando de suas próprias observações naturais, e não era tão responsável com Deus e, portanto, não cometeu pecado. Em gênesis 3.1 também nos é dito que a serpente era um dos animais do campo que Deus tinha feito. Não fora da terra. [Heb. adamah- terra, solo].

Deus formou todos os animais do campo, incluindo a serpente Gn. 2.17. Então, a serpente também foi criada por Deus para povoar a terra, nada diz que ela era um agente pré-existente do mal. Note a serpente, como um dos animais do campo. Gn. 1.31. Seria muito difícil descrever a serpente de acordo com o raciocínio ortodoxo. A Torá não relata os acontecimentos dentro de uma visão puramente simbólica, ou conceitos abstratos; há sempre uma realidade literal, que pode então ser interpretada de uma forma simbólica. A serpente, por isso, pede para ser entendido neste contexto como apenas isso: uma serpente literal enganou Eva.

Isto significa que a natureza de Eva enganou Eva, assim também a nossa natureza nos engana. Alguns sugerem que a serpente de Gênesis 3 está relacionada com os serafins. No entanto, a palavra hebraica normal para "serpente", que é usado em Gênesis 3, é totalmente alheia à palavra para "serafins". A palavra hebraica traduzida por "serafim" significa, basicamente, um "fogo" e é traduzido como "serpente" em Nm. 21.8, mas esta não é a palavra traduzida como "serpente" em Gênesis 3. A palavra hebraica para o bronze vem da mesma raiz que "serpente" em Gênesis 3. Em muitos casos o bronze representa cadeias, amarras que simbolizam o pecado. Jz. 16.21; 2ª Rs. 25.7; 2ª Cr. 36.6.

Assim, a serpente pode ser conectada com a idéia de pecado, mas não um anjo pecador. Note-se que a inimizade, o conflito, é entre a mulher e a serpente, e suas respectivas sementes. A serpente é apresentada não tanto como o inimigo de Deus, mas o inimigo da humanidade. A promessa de que a semente da mulher esmagaria a cabeça é ecoado nas palavras de Caim em relação ao pecado: Gn 4.7. A cobra deve ser ligada simbolicamente com o pecado humano, não uma figura de Satanás sobre-humana. Não parece haver nenhuma razão para duvidar do que nos é dito sobre a criação e a queda nos primeiros capítulos do Gênesis, portanto, devem ser tomados literalmente.

"A serpente" era uma serpente literal. O fato de que podemos ver hoje serpentes rastejando sobre suas barrigas em cumprimento da maldição colocada sobre a serpente original Gn. 3.14, prova isso. Da mesma forma que vemos homens e mulheres que sofrem as maldições que foram colocadas sobre eles. Podemos perceber que Adão e Eva foram humanos literais, assim como são os homens e mulheres de hoje, portanto a serpente original era um animal literal, embora de uma forma muito mais inteligente do que as cobras são atualmente.

Outras indicações que os primeiros capítulos do Gênesis devem ser lidos literalmente: Jesus se refere ao registro da criação de Adão e Eva como a base do Seu ensinamento sobre casamento e divórcio Mt. 19.5-6; não há nenhum indício de que Jesus tenha falado em sentido figurado. 1ª Tm 2.13-14 - Para Paulo, o Gênesis também deve ser entendido literalmente. E o mais importante, ele escreveu anteriormente sobre a forma como a "serpente enganou Eva. 2ª Co. 11.3 - Note que Paulo não menciona o "diabo" diz que a serpente a enganou com sua própria astúcia.

O mundo foi criado em seis dias de acordo com Gênesis 1. E estes se destinavam a ser entendidos como dias literais de 24 horas. Encontramos alguns comentários no próprio Gênesis que confirmam a criação literal, por exemplo: Gn. 2.11-12. Nos fala das pedras preciosas que existiam lá, se o Éden fosse um lugar simbólico não existiria razão para dizer que poderia neste local encontrar ouro e outros materiais preciosos. O Jardim do Éden não era um jardim sobrenatural, suas árvores traziam frutos que era bom para se comer e agradável aos olhos. A literalidade é de fato enfatizada, portanto, sugerem que o mesmo se da com a serpente como sendo literalmente a "besta do campo" criado por Deus e nada mais.

O fato da serpente ser amaldiçoada e ter que rastejar sobre o ventre Gn. 3.1 e 14, pode implicar que anteriormente ela não rastejasse, era provavelmente a forma de vida animal mais inteligente e próxima ao homem.