terça-feira, 1 de novembro de 2011

Trindade, paradoxo ou contradição?

Nós que somos originários de países cristãos, que fomos educados mesmo por tradição dentro de princípios religiosos, fomos informados que Deus é uma trindade. Deste modo tudo contribui para tal ensinamento, o contexto religioso, as literaturas, e o meio social.

Apesar da informação acerca de Deus ser limitada, poucos se aventuram a pesquisar por si mesmo. Isso acontece devido a fatos como: como pesquisar algo que não é comentado? Ou seja, para muitos a doutrina da trindade é e deve continuar um mistério. Para os que lideram e isso em qualquer setor da vida deve prevalecer à ignorância dos liderados, o modelo vale também para o mundo religioso.

Alias no contexto religioso é bem pior, quando um membro leigo “trás” algum pensamento que difere do que é ensinado, primeiro eles tentam esconder o fato, depois dão evasivas, e posteriormente começam a demonizar o membro “cabeça fervilhante” (termo utilizado para os que pensam) e tudo mais que está associado com suas pesquisas.

Quando os recursos “técnicos” acabam aparecem então os teólogos de plantão trazendo as mais mirabolantes informações, isso associado à defesa da doutrina da trindade. Uma vez libertados do sistema, por que então é difícil aceitar a doutrina da trindade?

(1) Não é encontrada na bíblia, me refiro não à palavra trindade, mas sim a doutrina, (2) Ela foi criada em um período pós-bíblico, por homens que apesar de boa intenção formularam tal pensamento rejeitando os ensinamentos sobre Deus, ensinamentos estes que são à base do cristianismo, o tanahc (velho testamento). Ou as escrituras hebraicas.

Deve ficar claro que de uma forma escrita a pessoa de Deus já era definida no primeiro século. Como a base de ensino naqueles dias era a filosofia grega, mais o anti-semitismo por parte de muitos (Marcião de Sinope, por exemplo). Formularam depois de alguns séculos de debates e “embates” a doutrina da trindade, doutrina essa que é aceita como sendo a mais pura verdade bíblica.

Para a cristandade em geral a doutrina da trindade é um ensinamento do próprio Jesus, ou mesmo dos apóstolos, algo que não é uma realidade. Não encontramos uma prova concreta sobre a trindade, encontramos sim inserções textuais e traduções tendenciosas, sem contar as passagens subjetivas que são utilizadas pelos teólogos com o objetivo de tornar a trindade bíblica.

Alias, Eles tentam conformar a bíblia com a trindade. Porém a lógica é contra a trindade! O primeiro pensamento ilógico foi terem abandonado o único Deus, apresentado pelo povo judeu. Isso pelo fato de muitos judeus terem rejeitado a Jesus, na verdade esquecem que tal rejeição deveria acontecer, mas isso é um outro assunto. Depois que a trindade passou a ser uma doutrina os teólogos começaram a explicar o inexplicável, disseram que a trindade é um mistério, me perdoem os teólogos, mas se é um mistério, como eles puderam entender e explicar que são três pessoas que formam um Deus?

Ora se é um mistério logo deveria ser indecifrável, atualmente eles estão ensinando que a trindade é um paradoxo não uma contradição. Perdoem-me novamente os teólogos é uma contradição sim. Como Deus pode ser três pessoas em uma única essência? Onde é dito isso? Bem, vamos tentar entender. Se a essência é compartilhada pelos três indiscutivelmente terão de ser três deuses não existe outra alternativa.

O próprio credo trinitário ensina isso, se os três têm as mesmas características, ou seja, a eternidade inerente em si mesmo, conforme diz o credo, os três são Deus, logo não é a essência que os faz Deus, mas sim cada um individualmente é Deus. Não ensinam os trinitarianos que são Deus pai, Deus filho e Deus espírito santo? COMO PODE CADA UM SER DEUS E AO MESMO TEMPO NÃO SEREM TRÊS DEUSES? Ensinam também que Jesus não é menor que o pai contradição bíblica, visto que o próprio Cristo afirmou isso.

Jo. 14.28- (Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu). Ensinam também que o pai só é maior devido a questões funcionais. Para dar suporte a doutrina são utilizados termos técnicos, tais como: funcionalidade, Deus filho, Deus espírito santo, tri-unidade, termos esses não encontrados na bíblia.

Ensinam também que os três seres da trindade compartilham de uma mesma essência e tal essência é que os torna Deus, visto que são três pessoas mas não são três deuses, fica entendido que a substância é que os torna Deus (Bastante confuso) sendo assim teremos que admitir que existe um quarto ser, a tal substância é o elemento principal da divindade. Isso significa que os três seres da trindade sem o quarto elemento não são Deus, bem sendo assim Deus é a substância.

Essas declarações não são nenhum gracejo é uma realidade ensinada pelos teólogos trinitarianos. Vendo que tal ensinamento é indevido, procuram os doutores encontrar na bíblia apoio para a doutrina, gostam de citar tais versos. Hb. 1.8-9- (mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.)

Argumentam os trinitarianos que este verso junto com João 1.1- (No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.) garantem a validade da doutrina, somente pelo fato dos versos repetirem a palavra Deus. Desconhecem ou não aceitam o fato do verbo não ser Jesus, utilizam desta sutileza para “provar” a trindade.

Quanto a Hebreus 1.8-9 o verso realmente fala de Jesus, isso é um ponto a favor da trindade? De jeito nenhum. Simplesmente isso acontece devido os tradutoras trinitarianos interpretarem quem ou não é Deus, ou seja, quando refere-se a Jesus eles escrevem com maiúsculo, quando é um ídolo, então não é o Deus verdadeiro, utilizam minúsculo. Não levam em consideração o fato de Jesus ser Deus, assim como foi Moisés,

Ex. 4.16- ( Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.) Para um trinitariano a palavra Deus se refere somente ao próprio Deus, a entidade coletiva formada por três pessoas, pai, filho e espírito santo. Mas, não é assim, a bíblia apresenta várias vezes o título Deus em um sentido amplo, Moisés foi chamado de Deus, os deuses pagãos, Jesus, Herodes, o próprio Paulo na ilha de Malta foi considerado um deus. A bíblia apresenta Deus no sentido amplo geralmente quando alguém sobressai sobre outro, seja um rei, seja um operador de milagres, ou mesmo um ídolo.

O credo trinitário nos diz que é proibido segundo a religião cristã dizer que existem dois ou mais deuses, sendo assim como fica então os versos utilizados em defesa da trindade, Hebreus 1.8-9 e João 1.1? em Hebreus nos é dito ...por isso, Deus, o teu Deus... se Jesus é Deus no sentido restrito teremos que admitir que existem dois deuses contrariando a doutrina bíblica do único Deus verdadeiro e até mesmo a doutrina da trindade que diz que existem três pessoas mas um só Deus, neste caso uma pessoa da trindade não pode chamar a outra pessoa da trindade de Deus, senão torna-se em triteísmo.

Portanto o verso de Hebreus não serve para mostrar a trindade, vai contra a própria doutrina, ademais Hebreus chama Jesus de Deus no sentido de posição, regência, domínio, soberania, não existe na bíblia lugar para dois ou mais deuses.